Home / Natureza / Maior Cânion Navegável do Mundo

Maior Cânion Navegável do Mundo

Os cânions são paredões montanhosos com vales profundos quase verticais, resultante de acidentes geográficos formados por erosões ou enxurradas, durante milhares de anos. Eles compõem a paisagem perfeita para quem quer realizar caminhadas, escaladas, atividades a remo ou simplesmente admirar a vista incrível do local.

Geralmente, a composição dos paredões está acompanhada a outros elementos naturais, como as quedas d’água e rios.

Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre os cânions e descobrir qual é o maior cânion navegável do mundo.

Então, venha conosco e boa leitura.

Cânions do Brasil

Ao falarmos a palavra cânion, a primeira coisa que vem a mente é o Grande Canyon nos Estados Unidos (considerado em dos mais belos do mundo e, provavelmente também o mais famoso), mas o que poucos sabem é que há muitos cânions no Brasil, esperando a visita de mochileiros ávidos por belas paisagens.

Dentro desta lista, estão inclusos o Cânion do Xingú, Cânion das bandeirinhas, Cânion do rio espalhado, Cânion dos apertados, Cânion Churriado, Cânion Josafan, Cânion dos índios coroados, Cânion do Guartelá, Cânion Fortaleza, Cânion do Rio Poty, Cânion do Rio São Jorge, Cânion do Peixe Tolo, Cânion do Rio Jaguariaíva,  Cânion Malacara e Cânion Itaimbezinho.

A maioria dos cânions brasileiros está situada na região sul do país. No Paraná, estão localizados o Cânion do Rio São Jorge, o Cânion do Guartelá e o Cânion do Rio Jaguariaíva (considerado o 8º cânion do mundo em extensão, atraindo turistas do mundo inteiro para atividades a remo, e outras modalidades).

No Estado do Rio Grande do Sul, o número de cânions famosos e visitados no local é maior, são aproximadamente 5. No Parque nacional dos Amparados da Serra (Próximo ao município Cambará do Sul) há 3 deles: o Cânion Churriado, o Cânion Malacara e o Cânion Itaimbezinho.  No municipío de Aparados da Serra, está o Cânion Josafan; e no Parque Nacional da Serra geral, está o Cânion dos Índios Coroados.

Em Santa Catarina, há o cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, bem próximo ao Rio Grande do Sul. No Paraná, mais precisamente no município de Castro e Tibagi, temos o Cânion do Guartelá.  No rio grande do Norte, está situado o Cânion dos apertados.

O Centro-oeste abriga dois cânions famosos no cenário nacional e ambos no estado de Minas Gerais, são eles o Canyon das bandeirinhas (em Belo Horizonte) e o Cânion do peixe tolo (localizado no município de Conceição do Mato Dentro).

A região nordeste também abriga cânions famosos. No estado do Sergipe, temos o Cânion do Xingó; na Bahia, o cânion do rio espalhado. Em Teresinha-Piauí, há o cânion do Rio Poty, que recebe esse nome em homenagem ao Rio Poty, que nasce no estado do Ceará.

Cânions do Mundo: Conhecendo os Maiores e Mais Famosos

O Grand Canyon, localizado nos Estados Unidos (estado do Arizona), sem dúvida é o cânion mais famoso do mundo. Ele é considerado uma das sete maravilhas do mundo.

Na África, o maior cânion do continente está localizado na Namíbia, e chama-se Fish River canyon. Outro cânion famoso e o Blyder River Canyon, localizado na África do Sul.

Na Austrália, o maior e mais famoso cânion chama-se Carpete Valley. Na Europa, mais precisamente no país Montenegro, o cânion Tara River Canyon é considerado o desfiladeiro de rio mais profundo do continente.

Na América latina, além dos cânions famosos do Brasil, o grande destaque vai para dois cânions localizados no Peru, o Cotahuasi Canyon e o Colca Canyon. No México, temos o Cooper Canyon que incrivelmente é navegável por 6 rios, que formam vales que fluem em direção ao mar de Cortez.

Na Ásia, temos os famosos Cânion Kali Gandaki Gorge, localizado no Nepal, e o  Yarlung Tsangpo Grand Canyon, no Himalaia.

O Que é Um Cânion Navegável?

Antes de citar qual o maior cânion navegável do mundo, convém reforçar um pouco a essência deste conceito.

Considerando que os cânions são formados através do poder corrosivo da água sobre montanhas rochosas, ao longo dos anos, a maioria deles apresenta um córrego que serpenteia a parte inferior de seus vales. No entanto, outros vão um pouco além e apresentam um fluxo hídrico favorável à navegabilidade.

Aqui no Brasil, o Cânion do Xingó, citado acima, é considerado um dos maiores cânions navegáveis do mundo. Ele está localizado no estado do Sergipe, às margens do Rio São Francisco. A beleza do lugar atrai turistas do mundo inteiro, em decorrência das águas verdes e cristalinas. É possível navegar turisticamente no interior do cânion através de pequenos barquinhos, uma vez que barcos maiores esbarram nas rochas mais altas.

Qual o Maior Cânion Navegável do Mundo? O veredito

Após essa grande apresentação sobre famosos e importantes cânions no Brasil e no Mundo, voltamos a resposta central deste artigo.

Pois bem, o maior cânion navegável do mundo é o Yarlung Tsangpo Grand Canyon, localizado na China mais precisamente na região autônoma do Tibete. Essa formação rochosa é formada ao longo de um rio com o mesmo nome, e também recebe a denominação de Desfiladeiro Tsangpo ou Desfiladeiro Brahmaputra.

O rio inicia-se próximo ao Monte Kailash, de onde flui para o leste ao longo de 504,6 Km. Durante o percurso, ele percorre uma grande parte da área norte do Himalaia, até entrar em um desfiladeiro e chegar próximo ao povoado de Zhibe.

O Cânion do Yarlun Tsangpo é considerado o cânion mais profundo do mundo. Ele pode atingir a profundidade de até 6 Km, variando em relação ao trecho do desfiladeiro.

O clima no local varia do subtropical ao Ártico, o ecossistema ao redor do local é pouquíssimo afetado pela influência humana.

O fluxo hídrico neste rio é tão intenso que o governo chinês chegou a declarar a criação de uma reserva nacional no local, destinada a estudar a possibilidade da criação de uma barragem para aproveitamento de energia hidrelétrica. O tamanho desta barragem excederia a barragem de três gargantas, com potencial de eletricidade estimado em 50.000 megawatts. No entanto, o projeto ainda está em análise, em decorrência da possibilidade de destruição de ecossistemas e remanejamento da população local.

Agora, que você já conhece um pouco mais sobre o maior cânion navegável do mundo (Yarlung Tsangpo) e sobre o panorama dos grandes cânions do Brasil e do mundo, continue no site e conheça nossos outros artigos.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

LUCAS, A. S. Top 10 maiores cânions do mundo. Disponível em: <https://top10mais.org/top-10-maiores-canions-do-mundo/>;

NUNES, B. 15 Cânions no Brasil. Disponível em: <https://quantocustaviajar.com/blog/canions-no-brasil/>;

Science Museums of China. The lenghth, depth and slope-defletion of the great canyon are all the mosts of the world. Disponível em: < http://www.kepu.net.cn/english/canyon/hiking/hik301.html>;

YONG,Y. World’s largest hydropower project planned for Tibetan Plateau. Disponível em: < https://www.chinadialogue.net/article/show/single/en/6781-World-s-largest-hydropower-project-planned-for-Tibetan-Plateau>.

Veja também

Qual é o Ecossistema Típico de SP?

A Floresta de Araucária é um ecossistema típico do estado de São Paulo (SP). O …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *