Home / Natureza / Javali Selvagem da Tailândia

Javali Selvagem da Tailândia

Javalis selvagens são animais presentes em vários lugares do mundo, e não é diferente na Tailândia, onde algumas espécies coexistem entremeados nas matas e florestas do Sul e do Norte do País.

A Tailândia é palco para paisagens incríveis, onde a vegetação possui um contraste perfeito com as águas litorâneas do País. Para se ter ideia, 29% da Tailândia é composta por florestas, mas esse número já foi bem maior anteriormente, chegando a 75%.

A vida natural da fauna e flora da Tailândia, assim como no Brasil, tem sofrido muito com as ações de expansão territorial de pessoas querendo espaço para morar, assim como a destruição de centenas de milhares de acres de terra para alavancar a economia do País com construções para aumentar o turismo.

A capital da Tailândia, Bangkok possui um intenso comércio ilegal de animais, onde os mesmos são comercializados vivos ou mortos, na maioria das vezes para o consumo de carnes ou para a venda de peles raras.

Na Tailândia, os javalis selvagens são caçados por pessoas interessadas em sua carne, mas também existe a caça esportiva desse animal, que demonstra se reproduzir em números elevados no País.

Conheça o Javali Selvagem da Tailândia (Sus Scrofa Cristatus)

A principal de espécie de javali selvagem que vive na Tailândia se chama javali selvagem indiano, que possui características bem diferentes do javali comum (Sus scrofa) que é a mais distribuída ao redor do mundo.

O javali selvagem indiano apresenta características únicas que o difere de demais subespécies de javalis ao redor do mundo, como uma crina que vai da sua cabeça até o começo da cauda.

O Sus scrofa cristatus, também conhecido como Porco-de-Moupin ou Porco-Andamanês, é nativo nas florestas da Tailândia, Índia, Nepal e Sri-Lanka.

O javali selvagem indiano pode chegar a pesar, quando adulto e desenvolvido, até 130 kg, e medir 90 centímetros, nunca ultrapassando essa margem.

Os pelos do javali selvagem indiano são maiores do que os pelos dos javalis convencionais, e além disso ser evidente em sua “crista”, é possível observar que por todo seu corpo, inclusive em sua fronte, os pelos são maiores e mais espessos.

É comum ver os javalis indianos sempre andando e forrageando em grupos largos, compostos por, no máximo, 6 indivíduos, incluindo filhotes e fêmeas, que na maioria das vezes é quem lidera o grupo. Por outro lado, alguns javalis preferem a solidão, passando o tempo todo sozinhos.

Uma das principais características dos javalis em geral, é que os mesmos se reproduzem de forma muito fácil, onde não existem períodos exatos para reprodução, podendo acontecer o ano inteiro.

O javali indiano, assim como outras subespécies, possui hábitos noturnos.

Para obter mais informações sobre os javalis, consulte CARACTERÍSTICAS DO JAVALI.

Conheça as Subespécies dos Javalis

O javali encontrado no Brasil é o tipo de javali mais comum existente no mundo, e ao lado dela, encontram-se mais algumas subespécies, que habitam apenas determinados locais no planeta.

É muito comum ver as pessoas se questionando sobre o javali ter presas ou não, pois um javali muito famoso é o Pumba, do filme O Rei Leão, mas o javali da animação não se parece com o javali da vida real. E por que?

Isso acontece pelo simples fato de que o Pumba não é um javali, e sim um facocero, que é um animal pertencente à família dos suídeos, assim como os javalis, mas não pertencem à espécie Sus scrofa, da qual as subespécies de javali fazem parte.

1. javali-europeu ou javali-da-Europa-central (Sus scrofa scrofa)

Javali-Europeu
Javali-Europeu

2. javali-dos-Cárpatos ou javali-gigante (Sus scrofa atilla)

3. javali-do-Ussuri (Sus scrofa ussuricus)

4. javali-indiano (Sus scrofa cristatus)

5. javali-malaio ou porco-da-Indonésia (sus scrofa vittatus)

6. javali-norte-africano ou Facocero (Phacochoerus africanus)

7. javali-japonês ou porco-de-bigode-branco (Sus scrofa leucomystax)

8. javali-maremano (Sus scrofa majori)

9. javali-da-Anatólia (Sus scrofa libycus)

10. javali-da-Ásia-central (Sus scrofa davidi)

11. javali-do-mediterrâneo (Sus scrofa meridionalis)

Aproveite e consulte ESPÉCIES DE JAVALI.

Conheça um Pouco Sobre os Javalis Assilvestrados

O javali indiano é uma espécie nativa da Ásia, que depois foi inserido na Europa e então América do Norte, sendo levado depois para outros lugares das Américas.

O javali (Sus scrofa) tem parentesco direto com o porco doméstico (Sus scrofa domesticus), e em tempos remotos, os mesmos eram criados domesticamente, até passarem a ser assilvestrados, isto é, foram soltos na natureza para viverem por conta própria, enquanto outros fugiam e faziam o mesmo.

Dessa forma, é explicado como algumas espécies de animais, como o javali selvagem da Tailândia, pode aparecer nas florestas do Canadá, por exemplo.

Não obstante o assilvestramento de espécies de javali, ainda há o cruzamento entre o javali selvagem e o porco doméstico, que originou o híbrido Javaporco (Sus scrofa feral).

Curiosidades Sobre o Javali Selvagem da Tailândia

O javali indiano possui uma alimentação omnívora, o que significa que ele come de tudo que for possível, indo desde folhas até carcaças de animais. Os mesmos se alimentam de sementes, plantas, ovos, raízes, insetos, répteis e mais.

É um animal inóspito, que ataca vários outros animais, especialmente se houver alguma sensação de ameaça.

O javali selvagem indiano não possui presas evidentes como o javali selvagem africano, mas suas claves estão pontadas para baixo, como dentes que ficam para fora da boca, podendo medir até 10 centímetros.

Javali Selvagem Africano
Javali Selvagem Africano

O javali selvagem da Tailândia também é chamado pela população asiática de porco-preto selvagem, por suas semelhanças com o porco doméstico.

É possível observar vários exemplares do javali selvagem da Tailândia no Parque Nacional de Bandhavgarh, na cidade de Umaria, Madhya Pradesh, na Índia, assim como no Parque Nacional Jim Cobertt, no distrito de Nainital, em Uttarakhand, também situado na Índia.

Assim como outros javalis, o javali indiano possui o hábito de forragear o solo deixando marcas características, pois seus focinhos são fortes e marcam o solo e a vegetação por onde passa, deixando um rastro de destruição e sujeira.

Javali Indiano
Javali Indiano

Os javalis são considerados animais invasores, já que eles podem se reproduzir e viver em habitats diferentes, e isso tem seu lado positivo e negativo, pois o ato de destruição causado por suas passagens pode prejudicar o desenvolvimento de áreas tenras, mas ao mesmo tempo, em locais de mata fechada, esse ato auxilia as sementes a entrarem e se espalharem pelo solo.

Veja também

A Importância do Ar Para a Saúde

A importância do ar para a saúde está no fato de que é nele que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *