Home / Natureza / Imagens do Grand Canyon Estados Unidos

Imagens do Grand Canyon Estados Unidos

Não importa se ao vivo, por fotos ou imagens, a verdade é que o Grand Canyon (nos Estados Unidos da América), na opinião de 10 entre 10 visitante dessa Maravilha Moderna, é uma obra-prima da natureza.

Ele consegue ser ainda mais surpreendente quando se descobre a série de lendas, histórias e mistérios que cercam as suas origens e constituição física.

O Grand Canyon está localizado no singular estado do Arizona (um dos 50 estados norte-americanos), na região Sudoeste dos EUA.

É uma espécie de “dádiva da natureza” forjada pelo lendário Rio Colorado, que atravessa o Arizona enquanto, ao mesmo tempo, insinua-se pelo estado de Nevada – onde também ajudou a compor muitas das suas paisagens.

Ali espera pelo visitante um dos mais belos desfiladeiros do mundo, com uma área total que beira os 5.000km2 e um comprimento total de quase 460km.

O parque abriga inúmeras grutas, fendas, montes, paredões vertiginosos, escarpas desafiadoras, cavernas misteriosas, entre outros acidentes geográficos, que são o resultado de pelo menos 200 milhões de anos de formação do Oeste da América do Norte.

Difícil mesmo é saber o que exatamente chama a atenção dos visitantes à primeira vista: se uma profundidade que pode chegar a até 2.000m em alguns trechos ou as camadas de cores das rochas que percorrem o canyon em uma espécie de dégradé.

Ou mesmo um horizonte dos mais espetaculares do mundo, e de onde um pôr-do-sol dos mais sugestivos torna a imagem do Grand Canyon (nos Estados Unidos), à distância, um dos maiores espetáculos da terra.

Mas o objetivo desse artigo é fazer uma lista com algumas obras artísticas nas quais essas imagens foram, senão as grandes protagonistas, ao menos uma espécie de cartão de visitas dessas produções.

1.Last of the Great Unknown

O Last of the Great Unknown (algo como “O último dos Grandes Desconhecidos”) foi lançado em abril de 2012, com direção de Dam Ransom e estrelado por Bill Formanek, Dave Nally e Todd Martin.

O documentário de cerca de 22 minutos mostra um pouco da atividade dos chamados “canyoneers” – espécies de caçadores de segredos dos canyons, que geralmente passam despercebidos pela maioria absoluta dos visitantes.

As belíssimas imagens do Grand Canyon (uma das preciosidades dos Estados Unidos), por si só já seriam motivos suficientes para acompanhar a obra.

No entanto, a oportunidade de saber o que existe além da borda sul do canyon, a fauna e flora escondidas no lado norte, fendas e grutas jamais exploradas, entre outras aventuras, fazem desse documentário uma referência para os amantes desse tipo de experiência.

2.”As it is” ou “Como ele está” (Documentário)

“No Grand Canyon, Arizona, tem uma maravilha natural que é absolutamente inigualável em todo o resto do mundo. Eu quero pedir-lhe para manter esta grande maravilha da natureza como ela está.”

Essa teriam sido as palavras do 26º Presidente dos Estados Unidos, de 1901 a 1909, Theodore Roosevelt, ao contemplar a exuberância dessa Maravilha do Mundo Moderno.

E a fim de chamar a atenção para os riscos que representa o progresso para a sobrevivência do canyon, o diretor Thomas Hayden dirigiu, juntamente com uma empolgada equipe, o documentário ”As it is” ou “Como ele está”, que custou nada mais nada menos do que três anos de incursões pelo canyon.

Foram inúmeras escaladas alucinantes, exploração de fendas, escarpas e grutas do parque, além de descidas por corredeiras inacreditáveis e pelo imponente Rio Colorado.

Tudo isso para registrar, com uma câmera especial, imagens do Grand Canyon em 360°, que exibem essa maravilha dos Estados Unidos em ângulos impressionantes, a partir de baixo e durante as mais diversas atividades.

3.History Channel

Também existe um documentário do History Channel, com cerca de 106 minutos, que trata, basicamente, da história da geologia do Grand Canyon, com incríveis imagens dessa joia dos Estados Unidos.

A produção mostra, por exemplo, como o lento e paciente trabalho da natureza é capaz de produzir algo semelhante a uma obra de arte.

O documentário conta como se deu a formação de todo aquele relevo do Sudoeste dos Estados Unidos, a partir da era Proterozoica; e que ainda contou com uma posição geográfica decisiva para a sua formação.

Helicóptero Sobrevoando o Grand Canyon
Helicóptero Sobrevoando o Grand Canyon

Mas tudo isso tem como pano de fundo a busca por desvendar um dos maiores segredos do canyon: um tesouro escondido por antigos povos egípcios que, não se sabe como, supostamente viveram ali, em diversas câmaras e grutas, onde agora deve estar escondido um verdadeiro tesouro pertencente àquela lendária civilização.

4. “América Selvagem”

O documentário “América Selvagem” (de 2016) é outro que faz um apanhado das paisagens mais exuberantes dos Estados Unidos, com direito a belíssimas imagens do Grand Canyon que, juntamente com outras centenas de parques americanos, recebe milhões de turistas todos os anos.

Reino Selvagem no Grand Canyon
Reino Selvagem no Grand Canyon

Mas aqui a disputa é acirrada, pois o Grand Canyon terá que dividir a atenção do público com preciosidades do turismo norte-americano, como o Vale Yosemite, o parque Yellowstone, o Grand Tetons, O Death Valley (Vale da Morte), O Everglades National Park, entre outras maravilhas.

A obra foi uma homenagem aos 100 anos do Serviço Nacional de Parques dos EUA, que é reconhecido como um dos órgãos mais importantes para o turismo do país, e principalmente para a preservação dos santuários ecológicos da América do Norte.

5.MayDay Desastres Aéreos Mortes no Grand Canyon

O documentário May Day Desastres Aéreos (2015), entre outros casos, conta um pouco mais sobre a terrível colisão ocorrida em 30 de junho de 1956 entre dois aviões de passageiros: o Lockheed Constellation da TWA da Trans World Airlines e o Douglas DC-7 da United Airlines.

O resultado da tragédia foram quase 130 mortos (entre tripulantes e passageiros) encontrados sob os escombros dos aviões em pleno Grand Canyon – um desastre que exigiu, inclusive, grandes modificações na legislação norte-americana sobre o tráfego aéreo.

À época foi a pior tragédia por colisão de dois aviões na história. Ela, surpreendentemente, apontou terríveis falhas no sistema de monitoramento do tráfego aéreo do país.

Na verdade foi um grande constrangimento para a Secretaria de Aviação Civil Americana, que logo fez com que o então presidente Eisenhower criasse o Federal Aviation Administration (FAA), a fim de centralizar todo o sistema de transporte aéreo dos EUA.

6.Grand Canyon: The Hidden Secrets ou “Os Segredos Escondidos” – 1984

Finalmente, esse filme completo e dublado, que também traz imagens formidáveis do Grand Canyon e mostra a sua importância para os Estados Unidos.

Aqui o objetivo principal é fazer uma ligação entre o canyon e homem, especialmente no que diz respeito aos antigos habitantes (expulsos durante a colonização), que tinham esse imponente desfiladeiro praticamente como o quintal das suas casas.

O filme mostra, por exemplo, que essa região onde está incrustado o Grand Canyon, surpreendentemente, foi colonizada por espanhóis; e que estes já contemplavam a exuberância desse desfiladeiro em meados do séc. XVI, bem antes de haver sequer um ensaio de uma colonização da América do Norte pelos ingleses.

Agora diga-nos o que achou desse artigo, por meio de um comentário. E aguardem as próximas publicações do blog.

Veja também

Um Solo Argiloso Pode ser Humífero?

Quem mexe com jardinagem encontra alguns impasses pelo caminho. Um deles é justamente este: o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *