Home / Natureza / Imagens de Vulcão Em Erupção

Imagens de Vulcão Em Erupção

Japão, Indonésia, Islândia, México, Chile e Estados Unidos: é para esses países que os vulcanólogos vão focar sua atenção nos próximos meses.

Pra Que Direção Olhar?

A erupção do vulcão Kilauea, no Havaí, continua com o surgimento de novas fissuras de onde escapam lava e emanações. O Kilauea é um dos mais ativos do mundo, mas não é o único. Visão geral dos vulcões para assistir de perto neste ano de 2018:

A atividade vulcânica está concentrada ao longo do Anel de Fogo, uma região do Oceano Pacífico onde várias placas tectônicas se encontram, causando terremotos e o que os geólogos chamam de vulcanismo de zonas de subducção.

Outras erupções são vulcões continentais, como o Ol Doinyo Lengai na Tanzânia, ou vulcões de ilhas como o Havaí. Sabendo que muitas erupções, intervindo no fundo dos oceanos, estão escondidas dos nossos olhos; os vulcões submarinos mais ativos estão no arco das ilhas Tonga-Kermadec no sudoeste do Pacífico.

As erupções atuais não submarinas variam de efusões de lava suaves a explosões moderadas; mas eles são mínimos do ponto de vista da história da Terra. Mesmo a erupção do Monte Tambora, na Indonésia, designada como a mais importante erupção na história recente, não é o peso comparado às super-erupções que ocorreram no passado geológico, como a do vulcão Toba na ilha.

Ilha de Sumatra, cerca de 74.000 anos atrás. Toba vomitou 70 vezes mais magma do que Tambora, o que ajudou a mergulhar a Terra em uma nova era do gelo e teria até mesmo causado o que é chamado de “gargalo genético”, interrompendo a evolução humana.

Na verdade, Toba foi responsável pela maior erupção dos últimos 25 milhões de anos, então há poucas chances de que um desastre similar aconteça novamente em breve. No entanto, são pequenas a moderadas erupções que na maioria das vezes representam uma constante ameaça vulcânica. Hoje, em todo o mundo, 800 milhões de pessoas vivem a 100 quilômetros de um vulcão ativo; e 29 milhões em 10 quilômetros.

A “ameaça vulcânica”, uma medida que combina o nível de risco e o número de pessoas expostas a ela, é de longe a mais alta da Indonésia. Em seguida vêm as Filipinas, Japão, México e Etiópia. Somente estes 5 países respondem por 90% do total de ameaças vulcânicas.

Se levarmos em conta o critério de risco nas populações, esse risco é maior em pequenas ilhas como Montserrat, uma zona totalmente vulcânica. Alguns que demonstraram sinais de atividade poderão se acalmar quando outros entrarem em uma fase de erupções nos próximos meses e então terão que ser observados e monitorados de perto.

Quais são os vulcões para assistir em 2018? Ao lado do Monte Agung, aqui estão os vulcões para assistir este ano.

As Montanhas de Kirishima no Japão

Montanhas de Kirishima
Montanhas de Kirishima

Eles são pouco conhecidas, mas estão entre o vulcão mais ativo japonesa: as Montanhas Kirishima consistem em uma série de cones vulcânicos cujas erupções têm sido documentados desde 742. Um deles atribuível ao Monte Shinmoedake estava em 2011 um dos mais importantes dos últimos 50 anos.

Em outubro de 2017 , este vulcão entrou em erupção novamente, rejeitando colunas de gás e cinzas a mais de 200 metros acima da cratera. O nível de alerta permanece alto.

O Merapi na Indonésia

O Merapi é um dos vulcões mais perigosos da Indonésia devido às suas frequentes erupções e flancos densamente povoados. Com 400 vítimas, sua erupção de 2010 foi a mais mortífera do século 21 até hoje.

Enquanto alguns argumentam que uma nova erupção está muito atrasada, não há aviso de que a nova atividade vulcânica está próxima.

O Öræfajökull na Islândia

Este vulcão coberto de gelo experimentou duas erupções desde os primeiros assentamentos de população: em 1362, que foi a mais importante erupção vulcânica do país, em seguida, em 1727-1728. Em ambos os casos, inundações muito grandes e mortais se seguiram à medida que as águas de degelo dos lagos subglaciais eram liberadas.

Parece que o vulcão Öræfajökull está acordando. Pequenos tremores sísmicos dentro do vulcão foram registrados desde agosto de 2017 e em novembro, um colapso da geleira acima da cratera principal apareceu. Isso geralmente é causado pelo derretimento do gelo à medida que a temperatura aumenta.

Popocatepetl no México

A montanha fumegante do México está localizada a 70 quilômetros a sudeste da Cidade do México; é o vulcão mais ativo do país. Este último está em erupção, como tem sido o caso intermitentemente desde 2005, que é acompanhado por uma ampliação da cúpula de lava, explosões, plumas de cinzas subindo a alguns quilômetros de altura e mais precipitação menor de cinzas na vizinhança.

O Villarrica no Chile

O vulcão nevado Villarrica é um dos poucos vulcões do planeta a ter um lago de lava em fusão. Desde meados de novembro de 2017, tem havido um aumento da atividade sísmica e mudanças no lago de lava, com fontes de lava de até 150 metros de altura.

Kilauea no Havaí

Este vulcão na grande ilha havaiana cuspiu sua lava basáltica quase continuamente por quase 35 anos e não há razão para que ela pare em breve. A lava continua a escapar de seu cume e o cone vulcânico Pu’u’o’o localizado em seu flanco oriental poderá chegar ao oceano pontualmente.

Essa é Toda a Lista?

Todos esses vulcões terão que ser vigiados de perto nas próximas semanas e meses. Deve-se notar, no entanto, que a atividade eruptiva pode aparecer de repente entre os vulcões adormecidos, como o Hekla na Islândia, que após décadas de quietude experimentou erupções súbitas e muito importantes sem quase parar.

Segundo uma vulcanologista e pesquisadora de pós-doutorado da Universidade de Oxford, “a qualquer momento haverá tipicamente cerca de 10 a 20 vulcões em erupção em todo o mundo, nós nem sempre ouvimos falar deles.”

Existem teorias de que as erupções vulcânicas estão em ascensão. Um estudo de 2014 descobriu que mudanças na velocidade de rotação da Terra, causadas por fatores que incluem a força gravitacional do sol e da lua, levam a períodos de maior atividade vulcânica.

Um estudo de 2009 descobriu que o número de erupções por ano aumentou à medida que a temperatura da Terra aumentou desde a era do gelo. Então, se prepare porque ainda pode vir muito fogo por aí! De onde? Talvez nem Deus saiba!

Veja também

Estudantes de Ecologia

Técnico em Ecologia

O técnico em ecologia é a pessoa que desempenha várias tarefas técnicas no campo e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *