Home / Natureza / Habitat Terrestre E Marinho

Habitat Terrestre E Marinho

Um habitat é uma região natural regida por animais e plantas que convivem no mesmo ambiente, pois esse ambiente fornece comida e abrigo para os mesmos, que passam a se reproduzir a auxiliar no desenvolvimento da biodiversidade local.

Os habitats são regiões estabilizadas em que alguns animais passaram a conviver ou se adaptar, por isso, muitos animais e plantas não conseguem existir em habitats diferentes, pois a temperatura, o clima, a presença ou falta de vários elementos influenciam diretamente em sua sobrevivência.

Mudanças podem ocorrer em um habitat, seja por intermédio da própria natureza ou por ações humanas, por exemplo. Inundações e terremotos podem fazer habitats mudarem, assim como construções e desmatamento, que é um dos principais fatores para a queda na biodiversidade dos biomas, seguido pela poluição e pela inserção de espécies invasoras em habitats não-naturais.

Os habitats são denominações para cada tipo específico de região, como regiões arenosas, regiões inundadas, regiões montanhosas, ou regiões florestais, e no caso das florestais, por exemplo, é possível que haja um habitat seco, um habitat molhado, um habitat plano ou um habitat de mata densa e fechada.

Isso significa que os habitats podem ser pequenas e grandes regiões, e que cada tipo de habitat possuirá espécies que só viverão em seus determinados ambientes.

Conheça Mais Sobre o Habitat Terrestre

Existem 10 tipos de Habitats Terrestres no Planeta. Confira a lista:

1. Floresta Temperada

Floresta Temperada
Floresta Temperada

É um bioma, caracterizado por suas árvores em formato de cone (muitas florestas temperadas são também chamadas de florestas temperadas de coníferas), que são adaptações naturais para resistirem ao frio e ao calor, por isso se chamam temperadas, pois lidam com vários tipos de climas. Em florestas temperadas, é possível ver animais como ursos, lobos, veados, esquilos, raposas e lebres.

2. Floresta Caducifólia

Floresta Caducifólia
Floresta Caducifólia

É um tipo de floresta composta por árvores que perdem suas folhas em determinadas estações do ano e só voltam a tê-las em outras estações. São vastas na Europa, que durante o verão e primavera enchem os olhos com suas exuberantes cores que variam entre o vermelho, amarelo e verde, porém, no inverno e outono, demonstram possuir pouca vida. Possui os mesmos animais que habitam a Floresta Temperada.

3. Campo

Caracterizado pela vegetação rasteira, o bioma campestre (que sempre são porções grandes de habitat) possuem uma variedade enorme de animais, passando por mamíferos, felinos, aves, peixes e mais.

4. Floresta Mediterrânea

Floresta Mediterrânea
Floresta Mediterrânea

Caracterizada por bosques e arbustos, tendo esse nome por ser quente e seca durante o verão e úmida e congelante durante os invernos. Alguns animais que vivem na floresta mediterrânea é o lince-ibérico, o macaco-de-Gibraltar e o leopardo-da-Berbéria.

5. Tundra

Tundra
Tundra

Habitat caracterizado pelas temperaturas baixas, e esse é um dos motivos pelo qual a vegetação custa a nascer com ênfase.

Os animais que habitam a tundra desenvolveram técnicas de adaptações diferentes, como o urso e o lobo-polar e os bois almiscarados, que devido ao frio rigoroso e escassez de comida, usam a gordura dos corpos em longos períodos de hibernação.

6. Deserto

Deserto
Deserto

Um habitat extremamente seco com temperaturas elevadas durante o dia e baixas durante a noite. A maioria dos animais que vivem no deserto são répteis e insetos.

A vegetação desértica se baseia em gramíneas, que são plantas que se adaptaram a climas secos, armazenando ínfimas quantias de água da chuva em seus reservatórios para poderem fazer fotossíntese. O cacto é um exemplo.

7. Floresta Tropical

Floresta Tropical
Floresta Tropical

Também chamadas de florestas tropicais e pluviais, são habitats caracterizados pela umidade e pela riqueza de fauna e flora que a mesma consegue desenvolver, sendo o bioma que mais possui espécies.

8. Clima Polar

Clima Polar
Clima Polar

Caracterizadas pela paisagem branca formada pelo gelo, o clima polar é um bioma que ocorre em áreas inóspitas que abrangem a Rússia, Europa e América do Norte.

O principal animal desse habitat é o urso-polar, mas ainda existe a raposa-polar e a coruja-polar.

9. Savana

Savana
Savana

É um habitat que mistura as os biomas desérticos e campais, possuindo características dos dois habitats. Existe ainda as savanas tropicais (no Brasil é chamada de Cerrado) e as savanas africanas. Possuem uma das maiores variedades de espécies dentre os demais biomas.

10. Montanhas

Montanhas
Montanhas

São habitats caracterizados pelo ar rarefeito, por isso possuem animais únicos, pois nem todos conseguem viver nesse ambiente, e a vegetação é rala e caracterizada pela falta de árvores nas regiões mais altas. Lhamas, alpacas, cabra montanhês, ursos e águias vivem nesse habitat.

Conheça Mais Sobre o Habitat Marinho

Confira os principais habitats marinhos existentes no mundo.

1. Manguezais

Manguezais
Manguezais

São habitats conhecidos pela umidade, já que é a mudança de solo terrestre para solo marinho, por isso é comum existir em áreas litorâneas. É caracterizado por fazer a decomposição de material orgânico natural, e habitado especialmente por caranguejos.

2. Erva Marinha

Erva Marinha
Erva Marinha

São habitats caracterizados pela presença dessa planta, que tem um importante papel no desenvolvimento da biodiversidade do planeta, pois servem de alimento para vários animais como leão-marinho e focas, além de contribuir servindo como refúgio para organismos bentônicos.

3. Zona Entremarés

Zona Entremarés
Zona Entremarés

É um habitat que abriga vários tipos de espécies marinhas. São conhecidos por apresentarem exposição física quando a maré está baixa e que fica submerso quando a mesma enche. Esse fato faz com que muitas espécies fiquem presas nas pedras e sirvam como alimento para aves e outros predadores. Muitas pessoas praticam pesca e criam armadilhas nessas áreas, pois é fácil conseguir peixes e outras variedades marinhas na zona entremarés.

4. Recife de Coral

Recife de Coral
Recife de Coral

São grandes regiões caracterizadas pela biodiversidade que apresentam, tanto na fauna quanto na flora.

Representam o maior habitat de vida marinha do mundo, e com isso é possível concluir que é um dos biomas mais importantes para a vida marinha que existem. O recife de coral mais famoso se chama A Grande Barreira de Coral, localizada na Austrália.

5. Zona Pelágica

 Zona Pelágica
Zona Pelágica

É uma região dividida através das profundidades do oceano. Existem 5 zonas pelágicas, dividas através da capacidade de animais e plantas em se adaptarem a existir em determinadas colunas aquáticas. As criaturas pelágicas só conseguem sobreviver em suas zonas, não podendo subir e nem descer na escala pelágica (exceto por organismos). Algumas zonas pelágicas, como batipelágica, abriga animais que não conhecem a luz solar, por isso muitos não possuem olhos. A última zona, a zona hadal (ou hadopelágica), abriga apenas plânctons e organismos bentônicos.

Veja também

Principais Características do Agroecossistema

Como bem sabemos, todo o setor agropecuário é a base da nossa alimentação desde muitos …

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *