Home / Natureza / Grand Canyon Vegetação

Grand Canyon Vegetação

Você já ouviu falar do Grande Canyon?

Provavelmente sim, pois esta formação rochosa é considerada uma das sete maravilhas naturais do mundo.

Os cânions de forma geral são formados pela ação as águas, através de erosões ou enxurradas, logo com o Grande Canyon, não poderia ser diferente, visto que ele foi esculpido nas proximidades do Rio Colorado.

O Parque Nacional do Grand Canyon (Grand Canyon National Park) atualmente é patrimônio da UNESCO, e grande foco de preservação norte-americano.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre o Grand Canyon e sua vegetação.

Então, venho conosco e boa leitura.

Grand Canyon: Características do Local

A extensão deste monumento atinge 446 Km; a profundidade chega a 1,8 Km; e a largura vai de 200 a 8.000 metros, dependendo do trecho. Embora não seja o maior cânion do mundo, com certeza é o mais famoso.

Apresenta uma grande quantidade de escarpas, que se elevam acima do rio, até uma altura de aproximadamente mil metros. Além de uma grande quantidade de acidentes geográficos como fendas, elevações, morros e formações com aparência de ruínas (também chamadas de formações ruiniformes).

A coloração dos paredões deste cânion é predominantemente avermelhada, no entanto há peculiaridades cromáticas, oferecendo variações na cor cinza e até mesmo violeta. Há um trecho em específico chamado Antylope canyon, ao nordeste do parque, no qual as paredes de arenito mudam de cor conforme a passagem do sol e o horário do dia, podendo variar em tons de laranja, rosa e roxo.

Grand Canyon: Origem e Descoberta

Imagem do Grand Canyon em Preto e Branco
Imagem do Grand Canyon em Preto e Branco

O Grand Canyon foi descoberto em 1540, através de uma expedição liderada por Juan Vásquez de Coronado.

Geologicamente, acredita-se que esta grande garganta montanhosa tenha sido formada graças à grande capacidade erosiva do rio colorado, o qual teria erodido o próprio leito a pelo menos um milhão de anos. O que sustenta essa teoria é a grande velocidade do rio, e a presença maciça de areia, lodo e cascalho.

Grande Canyon: Localização Geográfica

O Grande Canyon está localizado no estado do Arizona, mais precisamente ao Norte, em um dos seus trechos faz fronteira com o estado de Nevada.

Ao longo da sua extensão, ele inicia na cabeceira do rio Paria, até os penhascos altos do Grande Wash.

Grande Canyon: Conhecendo o Estado do Arizona

O estado do Arizona está situado no Sudoeste dos Estados Unidos, próximo aos estados de Nevada e da Califórnia. Ao sul do Arizona, está situada a fronteira com o México.

A proximidade com o México e com cidades turísticas importantes, tais como Las Vegas, Los Angeles e San Diego fazem deste estado uma parada quase que obrigatória para quem está viajando de carro pelo país.

Grande parte do Arizona está localizado em uma área desértica, ou acima do nível do mar. Em decorrência disso, as temperaturas na capital Phoenix atingem de 15 a 20 °C no inverno, e 35 a 40 ° C no verão. No entanto, na cidade que Flagstaff e nas proximidades do Grand Canyon, a temperatura atinge -10/15 ºC no inverno e 20/25 º C no verão.

Além do Grand Canyon, outra bela atração natural do estado são as Red Rocks, localizadas na cidade de Sedona. Neste local está situado um parque nacional, no qual é possível comprar a arte e o artesanato dos nativos americanos, no mercado de Taqueplaque.

Há 150 Km ao Norte da cidade Phoenix, está localizado o Montezuma Castle National Monument, que na verdade é um complexo de cavernas antigas habitadas pelo povo Sinagua, há 900 anos atrás.

Cidade de Phoenix
Cidade de Phoenix

Na cidade de Phoenix, está localizada a Montanha de Camelback, com acesso ao pico através de algumas trilhas. Do alto, é possível visualizar as cidades de Phoenix e Scottsdale.

Ainda em Phoenix, mais precisamente a leste do centro da cidade, está localizado o Papago Park, e dentro do mesmo o Desert Botanical GardenI. Dentro desse jardim botânico, é possível conferir uma ampla variedade em espécies de cactos.

A paisagem do estado como um todo é incrível, e, apesar do tempo de deslocamento entre uma cidade a outra ser relativamente longo, as estradas estão em ótimo estado de conservação.

Além da beleza natural, outros pontos turísticos do estado incluem o Musical Instrument Museum (MIM), na cidade de Phoenix, que expõe instrumentos musicais tocados ao redor do mundo; e o Arizona-Sonora Desert Museum, localizado na cidade de Tucson ao Sul do Arizona, destinado a descrever as particularidades do deserto.

Grand Canyon: Como Aproveitar o Local?

Dentro do Grande Canyon, há 3 pontos de visitação turística, são eles: a borda norte (North Rim), a borda sul (South Rim) e a borda oeste (também chamada de Grand Canyon West).

Do South Rim é possível contemplar as paisagens mais conhecidas do local. Há vários pontos de visão panorâmica ou mirantes.

Há inúmeras formas de aproveitar a bela paisagem que o local oferece, uma delas é través da realização de trilhas e passeios ao longo do Soft Rim, tour de helicópteros pelos labirintos de ravinas, ou ainda rafting (descida a remo) pelas corredeiras do rio colorado. Há muitas empresas que oferecem pacotes de passeio ao Grand Canyon. Trilhas podem ser feitas com guia ou por conta própria.

O passeio com mulas deve ser reservado com 13 meses de antecedência. Se você pretende acampar no cânion vai precisar de autorização do parque, além de reservar o espaço previamente.

No parque há uma grande passarela em formato de “U” erguida em piso transparente, o Grand Canyon Skywalk, considerado um dos locais mais famosos do parque.

Grande Canyon Vegetação

Como em grande parte do estado do Arizona, o clima no local é árido, mesmo assim a fauna e a flora são bastante diversificadas. Nos trechos mais áridos, a vegetação é dominado por espécies de cactos e Yuccas (vegetação perene, característica da América Central e do Sul dos Estados Unidos, contendo 40 espécies).

Nesses trechos mais áridos, a vegetação é muito semelhante aos cenários encontrados nos filmes do velho-oeste. Nos trechos com temperatura mais amena, há plantas exclusivas que só podem ser encontradas por lá.

Em relação à fauna, ela é composta por coiotes, veados, pumas, morcegos, esquilos, ursos negros, corvos, andorinhas, beija-flores e o Condor-da-Califórnia (considerado ave símbolo do local).

*

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Grand canyon, vegetação e demais características, continue conosco e conheça outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

AMARAL, M. Grand Canyon: 10 perguntas de primeira viagem. Disponível em: < https://www.viajenaviagem.com/2015/03/grand-canyon-dicas/>;

BIOMANIA. Grande Canyon. Disponível em: < https://biomania.com.br/artigo/grand-canyon>;

MEDEIROS, H. Arizona: do Grande canyon ao deserto, um destino com múltiplas atrações. Disponível em: <https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=544&t=10778>;

Mundo Intrigante. Conheça o espetacular Grand Canyon. Disponível em: < https://mundointrigante.com/conheca-espetacular-grand-canyon/>;

Visite os USA. Cidade grande, parque grande: de Phoenix ao Grand Canyon. Disponível em: <https://www.visiteosusa.com.br/experience/cidade-grande-parque-grande-de-phoenix-ao-grand-canyon>.

Veja também

A Importância do Ar Para a Saúde

A importância do ar para a saúde está no fato de que é nele que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *