Home / Natureza / Ganso Sinaleiro

Ganso Sinaleiro

Conheça Tudo Sobre os Gansos Sinaleiros

O Ganso Sinaleiro é um nome dados a algumas variedades de gansos vindos de regiões asiáticas que existem em considerável número no nosso território nacional. Esses gansos recebem esse nome por uma razão muito específica, e não por uma etimologia indígena, como acontece na maioria dos casos, mas os Gansos Sinaleiros receberam esse nome por serem aves que reagem com gritos e grasnados a movimentações estranhas, sinalizando a presença de predadores, por exemplo, ou, quando domesticados, esses gansos são como os cachorros, que latem para desconhecidos. Esse é um dos grandes motivos dessa variedade de ganso ter uma grande aceitação dos criadores em fazendas, pois são excelentes vigilantes e funcionam como um alarme propiciado pela natureza, pois reagem aos menores detalhes que encontram.

Pessoas que não são acostumadas com a vida no campo, quase não conseguem suportar o tanto que um ganso sinaleiro grita durante o dia, sendo esses o motivo por muitos acordarem durante a madrugada ou cedinho pela manhã, por exemplo.

No Brasil, são caracterizados como gansos sinaleiros as variedades conhecidas como Ganso Chinês e Ganso Pardo ou Ganso Africano, que possuem um grasnado estridente, característico da espécie.

É possível conhecer mais sobre gansos acessando o artigo COMO FAZER NINHO PARA GANSOS no nosso site e aprender mais sobre as variedades dessas aves aquáticas existentes no reino animal que vão de encontro com o estereótipo de que apenas os cachorros podem ser amigos fieis do homem, já que os gansos criam relações intensas com seus tutores.

Ganso Sinaleiro Chinês

O ganso sinaleiro chinês é uma ave anseriforme, termo que abrange todas as espécies de aves aquáticas existentes pelo mundo, tendo por volta de 190 espécies. O ganso chinês é tipicamente branco, com patas e bicos alaranjados, sendo mais parecido com um cisne do que propriamente com um pato. Essa variedade de ave aquática pode viver em torno de 15 anos, e produzir cerca de 20 ovos anualmente, sendo que cerca de 70% desses ovos chocarão com sucesso. O peso máximo de um ganso chinês não ultrapassa os 5 quilos.

É a espécie de ganso sinaleiro mais comum no Brasil, assim como o Ganso Sinaleiro Africano. O ganso é chinês está presente em quase todas as fazendas e sítios brasileiros, pois é uma espécie inteligente e altamente fiel. Vale citar que os gansos foram as primeiras aves a serem domesticadas no mundo.

Essas estabelecem moradia e relação com humanos ao perceberem que podem ser bem tratadas, com comida e carinho. É válido lembrar que o contato com humanos nem sempre é positivo.

O ganso sinaleiro chinês não corre risco de extinção.

Ganso Sinaleiro Africano ou Ganso Sinaleiro Pardo

É uma espécie de ganso caracterizada como sinaleiro pelo fato de soltar grasnados bem altos e alarmantes. É uma espécie predominante no continente Africano, migrando para lugares como a Mongólia e para a China, onde muitas vezes socializa com os Gansos Sinaleiros Chineses.

Assim como o Ganso Chinês, o Ganso Pardo (ou Ganso Africano) é altamente socializável, fato que tem o levado cada vez mais próximo da extinção, pois o contato com os seres humanos é uma iminente morte devido ao tráfego de veículos, contato com cachorros agressivos, sem contar com a perversidade humana que pode matar um animal por pura curiosidade, ou até mesmo em épocas de caça, onde os gansos selvagens são facilmente abatidos.

Os gansos pardos são de cor acinzentadas, como o nome sugere, e seus bicos tendem a ser escuros nos machos e um pouco mais amarelos nas fêmeas, sempre com um calombo sobressalente na testa, enquanto que o ganso chinês é de cor branca e bico laranja com um calombo laranja na testa. Ambos são herbívoros e tem as hortaliças como prato principal, mas ainda assim estes podem se alimentar de pequenos crustáceos e até mesmo de ínfimos peixes.

As espécies fornecem um número de ovos que não passa de 100 por ano, demorando estes cerca de 30 dias para chocarem e os filhotes de ambas as espécies sempre nascem amarelados.

Conheça Outras Espécies de Gansos Sinaleiros e Não Sinaleiros

Ganso-do-havaí (Branta sandvicensis)

Ganso-do-Havaí
Ganso-do-Havaí

Faz parte da classificação de ave endêmica, pois é entrada somente no Havaí. Não é considerado um ganso sinaleiro. A ave entrou em extinção, mas profissionais conseguiram fazer com que estas se reproduzissem e saíssem desse risco. Essa espécie não é sociável como os gansos sinaleiros. Assim como os demais gansos, sua alimentação baseia-se no consumo de folhas e raízes.

Ganso-do-índico (Anser indicus)

Ganso-do-Índico
Ganso-do-Índico

Espécie endêmica. Pouco sociável e não sinaleira. Herbívora, consumindo desde caules e raízes a frutos e folhas. Apesar do nome, não é uma espécie endêmica, e já foi vista sobrevoando a Europa e há relatos de sua presença na América do Norte.

Ganso-do-Egito (Alopochen aegyptiacus)

Ganso-do-Egito
Ganso-do-Egito

Não são aves que podem ser domesticadas com facilidade, pois estas preferem zonas quietas e tranquilas, evitando até mesmo florestas densas. Não são endêmicas e existem tanto na Austrália quanto da América do Sul. Seus ninhos, diferentemente de muitas outras espécies, já foram vistos até mesmo em cima de árvores.

Ganso-do-Canadá (Branta canadensis)

Ganso-do-Canadá
Ganso-do-Canadá

Pode ser considerado um ganso sinaleiro pelo granido extremamente alto, que ecoa mata adentro. Estas usam a voz para avisar sobre predadores e também costumam “cantar” quando a primavera tem seu incipiente. É um ganso que visita todas as Américas e já migrou para o continente Africano, visitando também a Europa.

Ganso-bravo (Anser anser)

Ganso-Bravo
Ganso-Bravo

Ave aquática de fácil domesticação e altamente territorial, grasnando até mesmo para os humanos que cheguem perto da gansa ou de seu ninho e filhotes. É considerada uma ave sinaleira. Não possui esse nome à toa. É muito comum observar brigas entre os machos e até mesmo fêmeas dessa espécie. São altamente comuns na Europa, preferindo zonas úmidas, como pântanos e lodos. Apesar de serem agressivos com estranhos, os gansos bravos vivem em bando.

Veja também

Um Solo Argiloso Pode ser Humífero?

Quem mexe com jardinagem encontra alguns impasses pelo caminho. Um deles é justamente este: o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *