Home / Natureza / Ganso Come Peixe?

Ganso Come Peixe?

Nem Todas as Aves Aquáticas se Alimentam de Peixes

Os gansos são aves aquáticas, e as aves aquáticas são conhecidas por serem caçadoras e por conseguirem sobrevoar a superfície da água em centímetros e usar o bico na hora correta para caçarem os peixes. Mas os gansos não são vistos dessa forma, pois a imagem mais comum dos gansos é vê-los nadando bem calmamente nos rios e lagoas, geralmente acompanhados de seus filhotes e companheiros.

Segundo a zoologia, os gansos são animais herbívoros, ou seja, a alimentação deles se baseia em hortaliças, que vão das folhas às raízes de várias plantas. Isso significa que, apesar de serem criaturas aquáticas, os gansos consomem a comida que é encontrada apenas em solo, com poucas exceções de algas, por exemplo, que são plantas que podem ser encontradas em água, seja na superfície ou submersas.

O principal motivo que dá a ideia de que os gansos comem peixes é o fato de que os patos, que também são aves aquáticas e bem parecidas com os gansos, comem peixes, assim como qualquer coisa que seja mastigável. Os patos têm fama de serem bem maleáveis na questão de alimentação, comendo tudo o que podem. Dessa forma, é muito comum ver as pessoas confundindo um ganso com um pato, acabando por concluir que os gansos comem peixe e outros tipos de comida, quando na verdade, quem faz isso são apenas os patos. Acompanhe abaixo as principais diferenças entre as duas aves.

Qual é a Diferença Entre Pato e Ganso?

Ganso e Pato
Ganso e Pato

Essa questão precisa ser abordada pelo fato de que é comum ver um pato se alimentar de peixe, e que muitas pessoas que não são tão ligadas aos animais, acabam concluindo que patos e gansos são a mesma coisa, atribuindo características errôneas para as espécies.

As características físicas se baseiam no tamanho, pois os gansos são criaturas mais robustas que os patos, que sempre são menores. O bico dos gansos é fino, e algumas espécies possuem calombos na testa, enquanto os patos possuem bicos grossos. Na verdade, os gansos se assemelham mais ainda com os cisnes, sendo comum, por exemplo, associarem o ganso sinaleiro chinês, que é um ganso grande e branco, com um cisne branco.

A maior característica que diferencia um ganso de um pato é o som produzido pelos mesmos, pois enquanto um ganso solta um grasnado altíssimo e escandaloso, um pato apenas solta seu famoso “quack”.

Os patos são criaturas conhecidas por não terem uma dieta selecionada, já que, se as pessoas esquecerem um saco de lixo em um local de fácil acesso, o pato atuará como um verdadeiro animal faminto, indo atrás de qualquer tipo de comida, seja essa de origem natural ou artificial. Por isso é muito fácil alimentar um pato, o que não acontece com os gansos, que possuem uma dieta herbívora, comendo hortaliças selecionadas e ração específica para a espécie.

Gansos São Herbívoros, Mas As Exceções Existem

Essa afirmação não vem com o intuito de indicar que os gansos são herbívoros por opção e que quando, simplesmente do nada, os mesmos passam a comer outros alimentos, por exemplo.

A natureza é algo que está em constante estudo devido a sua complexidade, e a mesma está sempre surpreendendo tanto os estudiosos quanto seus admiradores. É possível, por instância, observar que a caça e o caçador, em ocasiões nada convencionais, acabam se tornando amigos, ou até mesmo algumas amizades pouco convencionais também ocorrem. Se tratando de alimentação ou de adaptação, a natureza está em constante mudança. É possível, em raras ocasiões, observar gansos se alimentando de peixes, e vários vídeos que circulam na internet podem comprovar isso.

Esse tipo de situação é questionável, pois a caracterização de certas espécies as taxam como herbívoras quando, ainda, há casos carnívoros. Isso ocorre porque o fato é raro, e todos os gansos quando estão em busca de alimento, vão para a terra atrás de comida e se fartam de folhas, raízes, talos e caules, ao invés de irem pescar, por exemplo. Em muitas fazendas e sítios é possível observar gansos e peixes convivendo no mesmo ambiente.

É Possível Criar Peixes No Mesmo Ambiente Que os Gansos?

Essa é uma dúvida que muitos donos de sítios e fazenda possuem. Essa dúvida surge pelo fato de que a constatação científica afirma que os Gansos são criaturas herbívoras, mas, por outro lado, ao mesmo tempo, as pessoas têm conhecimento de que várias aves aquáticas tem os peixes como prato principal, e dessa forma surge esta dúvida.

Como foi abordado antes, a natureza pode surpreender e fazer criaturas herbívoras devorarem outros animais menores, mas em casos pouco convencionais, e isso dificilmente acontece. Dessa forma é possível concluir que os gansos não comerão os peixes, desde que haja alimento regular para os mesmos, pois em último caso, não se exclui a possibilidade desses comerem os peixes.

O que é muito comum de acontecer, é de os gansos comerem os peixes pequenos que, às vezes, se encontram entrelaçados em algumas plantas aquáticas, sendo estes ingeridos sem a noção do ganso. Mas isso não os caracteriza como carnívoros, já que não era o propósito deles comerem os peixes.

A partir do momento em que se pensa em ter gansos e peixes no mesmo ambiente, é válido lembrar que há a necessidade de tomar cuidado com ambas as criaturas, pois umas podem afetar as outras, já que os gansos fazem sua necessidade dentro da água, liberando assim substâncias químicas que serão letais para os peixes, tanto se esses consumirem pequenas partículas assim como, após a fermentação da mesma, o oxigênio será absorvido com mais frequência, podendo matar os peixes em determinados momentos. Então é importante possuir um sistema de filtragem para que as espécies convivam em harmonia.

Aproveite para aprender mais sobre os gansos navegando pelo site Mundo Ecologia:

Veja também

Histórico de Erupções do Vulcão Sinabung

Vulcão Sinabung Características

O vulcão Sinabung é um vulcão existente na Indonésia e que provavelmente teve a sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *