Home / Natureza / Floresta Amazônica Curiosidades

Floresta Amazônica Curiosidades

Com 5.500.000 km², a Floresta Amazônica é a segunda maior floresta do mundo depois da Taiga. Clima quente e úmido, hot spot para a biodiversidade, essa floresta densa é cheia de espécies de animais e plantas tão misteriosas como as outras …

As florestas tropicais estão desaparecendo do nosso planeta em um ritmo alarmante. Apesar de nosso conhecimento da relação entre o desmatamento e o aquecimento global, a exploração madeireira, a agricultura e a expansão urbana reivindicam árvores e arbustos de áreas tão extensas quanto o Panamá a cada ano.

Importância da Biodiversidade

20% do suprimento de água doce do mundo está localizado na Bacia Amazônica. As florestas tropicais existem há dezenas de milhões de anos, tornando-as o ecossistema vivo mais antigo do nosso planeta. Estima-se que mais de 30 milhões de espécies de plantas e animais vivem dentro das florestas tropicais.

Existem 225 espécies de anfíbios encontrados apenas na Amazônia. 70% de todas as espécies de plantas consideradas “úteis” no tratamento do câncer são encontradas apenas nas florestas tropicais. Os pisos da floresta estão quase completamente escuros, com apenas cerca de um por cento da luz solar disponível através da copa das árvores.

As florestas tropicais foram chamadas de pulmões da terra, mas isso é impreciso. Na realidade, as florestas tropicais produzem cerca de 20% do oxigênio do mundo, enquanto os micro organismos oceânicos produzem os outros 80%. As florestas tropicais ajudam a regular os padrões climáticos e a temperatura, mantendo o clima do mundo sob controle.

Embora as florestas tropicais cubram apenas cerca de 7% da superfície terrestre da Terra, elas abrigam mais de 50% de todas as espécies animais e vegetais. Mais de 25 por cento dos medicamentos usados ​​em todo o mundo hoje se originaram em florestas tropicais. O desmatamento da floresta levou à maior taxa de extinção da história: uma média de 137 espécies de plantas e animais da floresta tropical é exterminada todos os dias.

50 milhões de indígenas chamam as florestas tropicais de lar, e o desmatamento é responsável pelo esgotamento de grande parte de sua comida. As florestas tropicais são um dos principais sumidouros de carbono da Terra. Um sumidouro de carbono é qualquer região que absorve mais carbono do que libera. Se o desmatamento continuar em sua taxa atual, todas as florestas tropicais do mundo serão perdidas dentro de 40 anos.

Uma Terra Impressionante

A terra da floresta não é boa para a agricultura. Uma vez limpo, a baixa qualidade do solo só pode sustentar as lavouras por um a dois anos, deixando um pedaço de terra livre de nutrientes e virtualmente inútil. A floresta amazônica se estende por cerca de 3,4 milhões de milhas quadradas, aproximadamente a mesma área de superfície que a Europa Ocidental. A Floresta Amazônica é mais da metade da floresta remanescente do mundo e é o maior e mais biodiverso trecho de floresta tropical.

Felino Fotografado na Floresta Amazônica
Felino Fotografado na Floresta Amazônica

Cerca de 80% dos alimentos naturais que comemos originaram-se nas florestas tropicais, incluindo arroz, tomate, batata, banana, pimenta preta, abacaxi, milho, café e chocolate. Anualmente, as florestas tropicais podem chegar a 75-260 polegadas de chuva. Na extremidade alta, isso é mais de 21 pés de chuva. A Antártica é o único continente desprovido de florestas tropicais. A Floresta Amazônica abriga mais de 390 bilhões de árvores individuais divididas em 16.000 espécies.

A floresta atravessa as fronteiras de 9 países, incluindo o Brasil com 60% da floresta tropical, seguido pelo Peru com 13%, Colômbia com 10% e com quantidades menores na Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Quase dois terços da floresta amazônica são encontrados no Brasil.

Fauna Curiosa

Há mais peixes de água doce em cursos de água da floresta tropical do que em qualquer outro lugar na Terra. Existem muitas espécies de aves que migram para as florestas tropicais durante o inverno; muitos viajam 3.000 milhas ou mais para chegar lá. Das aves conhecidas no mundo, 20% vivem na Amazônia.

A floresta tropical é o lar de mais de 40.000 espécies de plantas e mais de 2.5 milhões de espécies de insetos diferentes. Alguns dos animais mais perigosos do mundo, como puma, jaguar e anaconda, habitam no lar da Amazônia.

Falar da enorme floresta tropical nos faz logo imaginar primeiro a vida selvagem peculiar e repleta de mitos e lendas, mas seu povo nativo tem igual importância também. Bem mais de 20 milhões de seres  humanos tem seu lar na Amazônia, incluindo pelo menos 50 tribos longínquas que ainda mantem seus costumes tradicionais sem a influência moderna.

Outras Curiosidades

Talvez ainda exista uma discussão trivial que insiste em classificar o rio Nilo como o maior do mundo. Porém, segundo uma gama significativa de cientistas munidos de estudos cabais e abrangentes auxiliados por tecnologia de ponta, o rio Amazonas inicia-se de fato nos Andes peruanos estendendo-se por quase 7 mil quilômetros, mais de 100 quilômetros superiores ao comprimento do Nilo.

Além disso, é certamente o maior rio em volume, com um assombroso fluxo de 55 milhões de galões de água para o oceano por segundo. Um gringo muito maluco e corajoso levou quase 70 dias nadando o rio amazonas, se esforçando a nado até dez horas por dia, para conseguir concluir toda a extensão do rio em 2007. Portanto, o rio Amazonas é com certeza o maior rio do mundo em volume. Tem mais de 1.100 afluentes, dos quais 17 são mais de 1000 milhas.

Recentes descobertas geológicas que encontraram sedimentos fluviais mais antigos em bom volume no entorno da fonte do rio. Toda essa análise de material sugeriu aos cientistas à conclusão de que o rio Amazonas corria inversamente ao curso atual, mas mudou de direção quando os Andes surgiram no continente há cerca de 100 milhões de anos.

Em quase toda a extensão da região amazônica , a floresta densa é quase toda escurecida, já que apenas 1% da luz solar consegue atravessar a copa arbórea fechada. O curioso é que, ao chover, as gotas de chuva demoram cerca de dez minutos para penetrar até atingir o solo da mata. A riqueza orgânica da vegetação em decomposição também produz aproximadamente a mesma quantidade de CO², o que leva a crer que o equilíbrio torna-se possível na grande floresta.

Importância Mundial

A prosperidade da Amazônia também depende de uma contínua fonte de fósforo pra compor seu solo.  E, por incrível que pareça, é a poeira fresca da África que repõe isso! Estudo recentes revelaram, através de satélite e técnicas avançadas de modelagem que as partículas de poeira do deserto do Saara atravessam o Atlântico e se instalam na Amazônia. Incrível! O maior deserto do mundo é quem nutre a maior e mais diversificada floresta tropical do mundo!

Você sabia que a maior parte do café consumido no mundo tem origem amazônica? Isso e mais de 80% das variedades alimentares que alimentam o mundo, na verdade. E mesmo na medicina, quase 30% dos remédios modernos são compostos com matéria prima da Amazônia, embora só 1% das plantas dessa rica floresta foram experimentadas para uso medicinal. É uma pena que tanto desmatamento possa impedir de se conhecer tudo que a Amazônia pode oferecer para a cura da humanidade.

Café Produzido na Amazônia
Café Produzido na Amazônia

70% do PIB da América do Sul é produzido em áreas que recebem chuva ou água da Amazônia. A Amazônia influencia os padrões de chuvas tão distantes quanto os Estados Unidos.

Uma maravilha natural intensamente estudada, a Amazônia continua a surpreender os cientistas. Apenas alguns meses atrás, um recife de coral colossal foi descoberto no rio Amazonas , levando o mundo a se perguntar quantos segredos essa magnífica parte do mundo ainda tem para revelar.

Veja também

Qual é o Ecossistema Típico de SP?

A Floresta de Araucária é um ecossistema típico do estado de São Paulo (SP). O …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *