Home / Natureza / Ervilha é Legume ou Verdura?

Ervilha é Legume ou Verdura?

Alguns alimentos são caracterizados como verduras, como legumes ou como frutas. A berinjela, a ervilha, a batata, o pepino, entre outros: qual suas propriedades para considera-las legumes ou verduras afinal? Inúmeras conclusões precipitadas têm origem através de um senso comum criado ao redor de determinados alimentos, mas a partir do momento em que se passa a questionar com mais profundidade a qual classe cada alimento pertence, as dúvidas começam a surgir e uma confusão começa a ser gerada, pois alimentos que sempre foram dotados por determinadas características e ditas como legume ou verdura, passarão a pertencer uma às classes das outras. Um exemplo clássico é o tomate, que sempre está em um meio termo perante seus consumidores; muitos acreditam ser legume e muitos dizem ser uma verdura, e outros dizem até mesmo que o tomate é uma fruta, e a resposta para a pergunta é essa mesmo: fruta. Acontece o mesmo com as ervilhas? Continue lendo.

Nesse artigo será discutido a classificação que a ervilha deve receber entre ser um legume ou uma verdura, pois este é um dos principais alimentos que mais causam dúvidas aos seus consumidores. 

O que Caracteriza um Legume?

Legumes são frutos. Pode parecer confuso, mas é importante saber que existe uma diferença grande na concepção de “frutos” e “frutas”. Antes de tudo, pensar que uma ervilha é uma fruta faz a dúvida crescer ainda mais, e eis o porquê da necessidade de compreender a diferença entre estes dois termos.

Todas as frutas são um fruto, mas nem todos os frutos são uma fruta. Essa é a conclusão que deve ser feita em relação a esses dois termos. Tudo isso se dá pelo fato de que a palavra “fruta” é o termo usado pelos consumidores em geral para se referirem às frutas consumidas amplamente, que são as mais conhecidas e que nunca deixam de estar presentes nos mercados. Exemplos: maçã, banana, abacate, abacaxi, pera, melão e assim por diante. As ervilhas sempre estão presentes nos mercados também; seriam as ervilhas outros frutos? Veja em breve.

Ervilha na Colher
Ervilha na Colher

Um fruto representa o nascimento de algum elemento através da fecundação (fertilização) da planta, criando-se um invólucro que será resistente o suficiente para proteger a semente até que essa esteja madura o suficiente para germinar, e exatamente nesse processo acontece o amadurecimento do fruto também, para que o mesmo possa ser consumido e assim levado para outro lugar no intuito de se espalhar. Esse processo ocorre com a vagem, que dentro de determinado tempo dará origem às sementes, que serão as ervilhas.

É nesse momento que se deve entender que frutos não são apenas as frutas adocicadas e cítricas que perpetuam este gênero, mas também legumes, pois os legumes também são frutos – essa caracterização é feita mediante termos técnicos da botânica -, porém os frutos que são considerados legumes carregam especificações diferentes daqueles que caracterizam uma fruta, como o gosto salgado, a textura rígida e um sabor amargo na maioria das vezes.

A ervilha fica em um ponto de bifurcação entre ser um legume e um fruto. Sua caracterização pode variar dependendo do ponto de vista profissional e do ponto de vista empírico (aquele conhecimento obtido através da experiência de vida). 

O que Caracteriza uma Verdura?

Uma verdura é qualquer planta que seja comestível sem precisar que a cozinhe (não há a necessidade, mas não significa que não pode ser feito) tal como a alface, o espinafre, a couve-flor ou a rúcula, por exemplo. São os principais ingredientes de uma salada.

A coloração de uma verdura tende a ser sempre verde (eis o porquê do nome), mas nem tudo o que é verde é uma verdura, pois grande parte das frutas, quando ainda não estão maduras tem a coloração verde. A ervilha é o maior exemplo disso, pois a ervilha é um legume, já que é um fruto extraído da vagem da ervilheira. Como suas características não enaltecem um gosto adocicado e nem cítrico, considera-se um legume em tese, pois na teoria é um fruto.

Ervilha é Uma Hortaliça?

Uma das principais questões que surge quando se conclui que as ervilhas são legumes, é o fato das ervilheiras parecem muito com hortaliças, que por consequência são da família das verduras, assim como as ervas também, que fazem parte do quadro das hortaliças. Mas, afinal, o que é uma hortaliça?

São plantas que podem ser consumidas como alimento pelos animais e seres humanos. Geralmente as hortaliças, quando maleadas, nascem nas hortas.

Com isso em mente, é necessário refletir sobre o fato de que uma ervilheira pode ser cultivada em uma horta, por exemplo, e se misturar ao verde do resto das verduras. E por que a ervilha não é uma verdura então, e sim um legume? Pelo simples fato de que nas hortas, qualquer outra hortaliça, como a cebolinha, a salsinha, a hortelã e a rúcula, por exemplo, podem ser consumidas desde suas raízes, em temperos ou em saladas. O mesmo não ocorre com as ervilhas, pois essas precisam germinar na ervilheira e, no mínimo, serem colhidas após três meses. Dessa forma, não se consome a planta da ervilha, e sim seu fruto. Essa é a diferença essencial entre a ervilha ser um legume e não uma verdura.

 Fruta ou Legume: Qual é o Termo Certo para Ervilha, Afinal?

Nesse momento uma regra precisa ser entendida: “fruta” e “legume” são termos distintos que se referem absolutamente à mesma coisa: “frutos”, isto é, a ervilha é um fruto.

Legumes e frutas vem daquilo que é frutífero. Nos termos científicos, os legumes basicamente não existem, pois são considerados frutos. Mas a abordagem popular criou distinção entre esses dois termos para facilitar a cultivação, a compra e o consumo, separando assim determinados tipos de frutos para o lado doce e agradável (frutas) e outros para o lado amargo (legumes).

Contar para uma criança que a ervilha, a abóbora, o pepino, a cenoura, o chuchu e vários outros legumes são, na verdade, frutas com gostos diferentes, não será uma mentira no final das contas.

É importante estar ciente que muitas caracterizações dos alimentos passam por uma tênue diferença, e que, vez ou outra, a linha será tênue demais e exceções surgirão. Como dito anteriormente, os frutos são caracterizados entre frutas (doces) e legumes (amargos), mas o tomate continua fazendo parte das frutas, mesmo não sendo doce.

Frutas tendem a ser identificadas por suas sementes, mas os legumes também possuem sementes (afinal, todos são frutos), mas isso não faz o abacaxi ou a banana entrarem em outra classificação, pois estes, ainda que sem sementes, são frutas. E ainda se tratando de exceções, pode-se concluir que a ervilha é um legume que não possui semente, e que é um fruto da ervilheira, caracterizado como legume pelos consumidores pelo fato de não ser doce e nem cítrico e que também é confundindo com verdura por se parecer com uma hortaliça.

Veja também

Um Solo Argiloso Pode ser Humífero?

Quem mexe com jardinagem encontra alguns impasses pelo caminho. Um deles é justamente este: o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *