Home / Natureza / Erupção Com O Maior Número de Vítimas Fatais

Erupção Com O Maior Número de Vítimas Fatais

As erupções vulcânicas representam um quinto de todos os desastres naturais. Você sabe quais foram as erupções vulcânicas mais devastadoras da história recente da humanidade?

Erupções Vulcânicas

Erupções vulcânicas tem o poder de destruir cidades inteiras, alterar o clima global e devastar economias. Eles podem produzir rios de lava derretida, esmagamento de lama, cinzas sufocantes e gases tóxicos que causam estragos em todo o mundo por anos depois. Semelhante à escala Richter para terremotos, o tamanho de uma erupção vulcânica é medido usando o Índice de Explosividade Vulcânica (VEI). O VEI classifica as explosões vulcânicas de 1 a 8, com 1 sendo um derramamento suave de lava e 8 sendo uma explosão mega colossal.

Embora seja um bom indicador, a magnitude de uma erupção nem sempre infere seu impacto. Uma das maneiras mais comuns de medir a devastação de uma erupção é calculando a perda estimada de vida. As mortes não ocorrem apenas a partir dos produtos de uma erupção, mas também podem ocorrer devido à perda de alimentos.

“As culturas podem ser enterradas por cinzas ou animais envenenados por substâncias químicas nas cinzas”, disse um especialista no campo da vulcanologia. “Grandes erupções podem ser devastadoras devido à diminuição da temperatura, o que pode fazer com que as colheitas fracassem em grandes áreas”.

As erupções vulcânicas também podem ser destrutivas para as economias. Embora a medição do custo econômico de erupções antigas seja em grande parte teórica, os custos de erupções mais recentes são calculados medindo-se a perda de infraestrutura e a perda de receita para as pessoas na área. Um estudo das Nações Unidas descobriu que, entre 1995 e 2015, as erupções vulcânicas custaram US $ 152,6 bilhões em danos, cerca de US $ 7,6 bilhões por ano.

Desde a magnitude de uma erupção até seu custo de morte e seu custo econômico, o impacto de uma explosão vulcânica pode ser enorme.

As Mais Antigas e Devastadoras Erupções

O Monte Vesúvio entrou em erupção várias vezes na história humana, no entanto, a aterrorizante erupção de 79AD é a mais conhecida. Em 24 de agosto, o Vesúvio entrou em erupção com cinzas, lama e gases tóxicos, enterrando completamente as cidades vizinhas de Pompéia e Herculano. A erupção matou 16.000 pessoas. Demorou até 1595 para as cidades serem escavadas e redescobertas. Se a mesma erupção ocorresse hoje, custaria bilhões.

A primeira erupção conhecida de Ilopango em 450 dC é a segunda maior erupção vulcânica nos últimos 200.000 anos. Esta erupção foi tão grande que se acredita que destruiu várias cidades maias. Os céus estavam cheios de cinzas e poeira há mais de um ano. Estima-se que a erupção tenha matado até 100.000 pessoas e desalojado mais de 400.000. Acredita-se que seja a causa do resfriamento global de 535-536 dC, o que levou a falhas na colheita de Roma para a China.

Vulcão Ilopango Esta Localizado no Centro Oeste de El Savador
Vulcão Ilopango Esta Localizado no Centro Oeste de El Savador

A devastação da erupção de Laki foi sentida globalmente por anos após o evento. A erupção de Laki durou 8 meses, emitindo cerca de 14,7 km 3 de lava. Gases tóxicos envenenaram as plantações e mataram 60% do rebanho da Islândia. O vulcão liberou dióxido de enxofre suficiente para causar a chuva ácida e a queda das temperaturas globais. A erupção resultou em uma fome que matou mais de 10 mil islandeses, aproximadamente um quarto da população do país na época. Quando a erupção tóxica de Laki viajou para o sul, ela matou 23.000 pessoas na Grã-Bretanha e causou fome no Egito. Alguns historiadores ambientais acreditam que a fome europeia causada pela erupção pode ter sido um catalisador para a Revolução Francesa.

Vulcão Laki
Vulcão Laki

A explosão do Monte Unzen continua sendo a mais perigosa erupção vulcânica do Japão. A explosão desabou a cúpula do vulcão, gerando um enorme deslizamento de terra que enterrou a cidade de Shimabara e desaguou no oceano, provocando um tsunami de 57 metros de altura. A catástrofe matou cerca de 15.000 pessoas. O custo dos danos à agricultura e às instalações pesqueiras foi estimado em US $ 17,4 bilhões (cerca de US $ 150 milhões).

Monte Unzen
Monte Unzen

A erupção do vulcão indonésio, Krakatoa, foi uma das erupções mais violentas da história recente da humanidade, destruindo completamente a ilha em que existe. Na manhã de 27 de agosto, uma série de grandes erupções destruiu as paredes do vulcão. A erupção final de Krakatoa foi quatro vezes mais poderosa que a maior bomba que os humanos detonaram. Suas ondas aéreas viajaram sete vezes ao redor do globo. Produziu uma série de tsunamis que devastaram a região, matando cerca de 36.000 pessoas e destruindo aldeias inteiras. Alguns estimaram que o custo da erupção seja de até US $ 1,5 bilhão.

As Mais Recentes Erupções Mortais da História

Por centenas, talvez milhares de anos, o vulcão de Santa Maria permaneceu inativo. Isto é, até 1902, quando uma série de terremotos na região da América Central fez com que ela explodisse violentamente. A erupção matou pelo menos 5000 pessoas, embora muitos acreditem que esse número seja subestimado. A erupção produziu uma coluna de 28 km de altura, produzindo 5,5 km cúbicos de detritos piroclásticos ao longo de 19 dias. As cinzas da erupção escureceram os céus da Guatemala por dias e se espalharam por todo o caminho até São Francisco. Acredita-se que ele tenha custado mais de US $ 1 milhão em danos.

O Mt Pelee, no Caribe, produziu a pior erupção do século vinte, embora se imaginasse inativo. Em 8 de maio de 1902, o Monte Pelee explodiu gás quente e detritos vulcânicos, destruindo toda a cidade de St.

Pierre. Das 28.000 pessoas que viviam em St. Pierre, apenas duas sobreviveram. O custo da erupção foi estimado em US $ 50 milhões.

Apesar de ser relativamente de tamanho médio, a erupção do Nevado del Ruiz teve resultados devastadores. A parte mais destrutiva da erupção foi o fluxo de lama resultante, que enterrou a cidade de Armero e levou 20.000 vidas. Listado pelo International Disaster Database como a erupção vulcânica mais cara, diz-se que Nevado custou cerca de US $ 1 bilhão.

A erupção do Monte Pinatubo foi a segunda maior erupção vulcânica do século vinte. Em 15 de junho, o vulcão entrou em erupção, criando uma nuvem de cinzas que subiu 35 km no ar. A erupção criou enormes avalanches de fluxos piroclásticos e ejetou quase 20 milhões de toneladas de dióxido de enxofre na estratosfera, fazendo com que as temperaturas globais despencassem.

Monte Pinatubo
Monte Pinatubo

Enquanto apenas 722 foram mortos, a erupção deixou mais de 200.000 pessoas desabrigadas. A erupção custou mais de US $ 200 milhões.

A Mais Mortal Erupção da História

Mt. Tambora é a erupção mais mortal da história humana recente, reivindicando a vida de até 120.000 pessoas. Em 10 de abril de 1815, Tambora entrou em erupção enviando cinzas vulcânicas 40 km para o céu. Foi a erupção mais poderosa em 500 anos. Ao entrar no oceano, a força do fluxo piroclástico causou a criação de uma série de tsunamis imponentes.

Graças à enorme quantidade de dióxido de enxofre emitida, o mundo experimentou uma queda severa de temperatura que levou a falhas globais nas colheitas. Milhares morreram de fome na China enquanto o tifo se espalhou pela Europa. Nos dois anos após a explosão, o preço do grão na Suíça mais que quadruplicou.

Veja também

Um Solo Argiloso Pode ser Humífero?

Quem mexe com jardinagem encontra alguns impasses pelo caminho. Um deles é justamente este: o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *