Home / Natureza / Enterrar Cabelo Na Bananeira

Enterrar Cabelo Na Bananeira

Esses dias encontrei um amigo meu, um botânico graduado, que por coincidência estava no aeroporto com a intenção de viajar pra o mesmo lugar que eu. Sou um pequeno agricultor e juntos iríamos pra uma exposição de agropecuária em São Paulo. Como nenhum dos dois tinha passagem reservada, aproveitamos e conseguimos passagens no mesmo voo, lado a lado, o que contribuiu para pormos nossos assuntos em dia. Conversamos sobre muitas coisas, pessoais e triviais, mas uma em especial irei destacar aqui porque, além de hilário, pode ser informativo. Meu amigo mencionou que nesse dia esteve mais cedo numa loja de departamentos especializada em produtos agrícolas e num dado momento ouviu duas mulheres conversando sobre cabelo na bananeira. Ficou curioso com o tópico e tentou ouvir um pouco mais. Tudo o que conseguiu ouvir foram palavras esporádicas que envolviam fios de cabelo, tronco de bananeira e algo fortalecer. Naquele momento, nem eu estava entendendo nada mas, como homem da terra e cultivador de bananeiras também, fiquei curioso e começamos a desenvolver hipóteses para compreender a relação entre cabelo e bananeira e juntos imaginamos uma possibilidade.

Cabelo no Processo de Mulching?

Bom, antes de continuar essa história, acho que preciso primeiro explicar a você leitor o que significa isso né? Mulching é um processo agrícola que usamos para proteger o que cultivamos e também para auxiliar no melhor desenvolvimento da planta. Fazemos isso em geral cobrindo a planta para evitar a proliferação de pragas e também pra conter uma certa reserva de umidade que a planta necessita, economizando na irrigação e até na adubação.

No caso de bananeiras o mulching consiste em usar em volta dela uma espécie de círculo de resíduos, quero dizer, usamos o que descartamos da própria bananeiras como folhas e caules envelhecidos e acumulamos em volta dela. Também pode-se utilizar resíduos de leguminosas nos entre pontos do tapete de bananeiras com o mesmo objetivo. A prática de espalhar a cobertura orgânica morta no solo próximo a bananeira auxilia para reduzir a evaporação, controlar ervas daninhas, aumentar a temperatura do solo no frio e diminuir no verão, reduzir a erosão do solo e o escoamento das águas superficiais, reduzir a compactação do solo e manter a drenagem, reprimir pragas e enriquecer o solo na absorção de nutrientes. Os principais tipos de cobertura morta utilizados nas plantações de banana são resíduos de plantas da cultura da própria cultura (da própria bananeira) ou outras culturas. Esta prática de cobertura morta é que chamamos de mulching.

Há outros tipos de resíduos também que podem ser utilizados para o mulching. Não conheço todas e, já que o cabelo não deixa de ser um composto orgânico, imaginamos se era a isso que aquelas senhoras poderiam estar se referindo. Como todas as sugestões de novas técnicas que podem melhorar a qualidade de nosso cultivo é sempre um assunto de interesse, aproveitamos aquele nosso momento na sala de espera antes do voo para investigarmos mais de perto o que seria essa ideia de cabelo na bananeira.

Enterrar Cabelo na Bananeira

Se você já sabe do que se trata, já deve estar rindo de nossa ingenuidade. Imagine você nossa surpresa quando descobrimos! Não foi nada difícil descobrir, aliás. Bastou lançar o verbete numa página de pesquisa na internet que imediatamente a tela retornou com uma infinidade de links oferecendo a dica. De pronto já vem “a receita” nas primeiras linhas do buscador e você nem precisa ser direcionado pra nenhum link, a menos que queira saber mais. Você sabe do que se trata? Bom, para quem não sabe (como eu não sabia, aliás, nem imaginaria), enterrar cabelo na bananeira é uma simpatia onde o crente corta fios ou pontas do seu cabelo e enfia no pseudocaule da bananeira (mas só vale se for em noite de lua cheia!) e isso garantirá a ele ou ela cabelos mais fortes. Como pode alguém acreditar nessas coisas?

Enterrar o Cabelo na Bananeira
Enterrar o Cabelo na Bananeira

Uma rápida visualizada nos outros verbetes e notamos que simpatias iguais a essa tem aos montes, cada uma que sinceramente parece ainda mais absurda que outras. Ainda sobre cabelos li uma simpatia que incentivava a pessoa a lavar o cabelo com água de chuva (mas somente na noite de lua nova!), e permanecer ali, sob a lua, com os cabelos molhados por alguns minutos. Só depois enxague e seque (mas só pode secar em uma toalha branca!). Para finalizar, corte o cabelo como desejar no dia seguinte mas recolha os fios cortados e embrulhe num papel verde. Em seguida enterre esse embrulho junto a um pé de rosa (mas tem que ser um pé de rosas em que já tenham brotado algum botão!). Segundo a simpatia, isso fará o cabelo do crente crescerem mais fortes e bonitos.

Simpatia e superstição é praticamente a mesma coisa, resultado de crenças bucólicas propagadas invariavelmente por pessoas indoutas sem nenhum embasamento técnico ou científico para tais crenças. E lamentavelmente ainda há muitas pessoas fiéis, adeptas a esses conhecimentos empíricos.

Os Benefícios da Banana Para o Cabelo

Tanto eu quanto meu amigo rimos da situação. Estávamos pensando no assunto com critérios técnicos e nos deparamos com tamanha banalidade! Hoje resolvi escrever a respeito não só pra contar sobre o disparate mas também para, ao menos, contextualizar sobre o verbete banana e cabelo. Será que, ao menos cientificamente falando, algum produto da bananeira pode ajudar a essas pessoas incautas e carentes de fios mais saudáveis no couro cabeludo?

Pesquisei a respeito e posso afirmar que nada do que vou destacar aqui sobre os benefícios da banana para os fios de cabelo são propriedades exclusivas da banana. Quero dizer, a composição nutritiva da banana que pode fazer bem ao couro cabeludo pode ser encontrado também em diversas outras plantas, frutíferas ou não. E algumas podem, inclusive, fornecer resultados melhores e mais duradouros se utilizados corretamente. Porém, é admissível que a banana pode sim oferecer resultados benéficos nos cabelos.

Banana tem em sua composição riqueza de potássio, além de nutrientes como zinco, ferro e vitaminas A, C, E e vitaminas do complexo B. Todos estes na banana são propriedades benéficas ao couro cabeludo, auxiliando na maciez, na prevenção de quedas, no combate a caspa, na restauração e crescimento, enfim, na naturalidade e saúde do couro cabeludo em geral.

Vivendo e Aprendendo

Em websites voltados para o cabelo e o mundo feminino (se buscar no google encontrará uma diversidade de links a respeito), há até uma receita para a confecção de uma máscara capilar tendo banana como o ingrediente principal mais a adição de outros itens alimentícios como mel, leite, azeite, cenoura, abacate e outros tantos.

Pra mim como cultivador de bananas entre outras coisas foi uma novidade. Mas não fiquei tão surpreso já que conhecia o potencial da banana como alimento nutritivo. Usá-lo como creme na cabeça é que me surpreendeu mas ainda é melhor isso do que seguir receitas de crendices populares que, ao invés de oferecer o resultado desejado, pode é envolver pessoas em alguma enrascada por aí.

Creme de Banana Para os Cabelos
Creme de Banana Para os Cabelos

E me perdoem as leitoras se nesse texto eu pareci de algum modo machista ou intransigente com a questão da máscara capilar de banana. Se há nisso algum fundamento dermatologicamente comprovado, quem sou eu para contestar. Mas como bom matuto da roça, prefiro a deliciosa banana é pra comer mesmo!

Veja também

Um Solo Argiloso Pode ser Humífero?

Quem mexe com jardinagem encontra alguns impasses pelo caminho. Um deles é justamente este: o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *