Home / Natureza / Diferença Entre Ecologia e Meio Ambiente

Diferença Entre Ecologia e Meio Ambiente

A ciência ambiental e a ecologia são princípios intimamente relacionados. No entanto, eles estão longe de serem parecidos.

O que São Ecologia e Ciência Ambiental?

Ecologia é a análise científica e estudo de interações entre organismos e seu ambiente. A ecologia como ciência desempenha um papel importante na compreensão de vários ecossistemas. É um campo interdisciplinar que inclui biologia e ciências da terra, mas é uma área separada de estudo do ambientalismo, história natural e ciência ambiental.

A ciência ambiental concentra-se nas interações entre os componentes físicos, químicos e biológicos do ambiente, incluindo seus efeitos em todos os tipos de organismos. Para muitas pessoas, a ciência ambiental refere-se especificamente ao impacto dos seres humanos no meio ambiente.

Qual é a Diferença Então?

Uma diferença importante entre eles é o objetivo da pesquisa em cada disciplina. Falando de modo geral, a ciência ambiental é um campo mais amplo que incorpora muitos elementos da terra e das ciências da vida, enquanto a ecologia é geralmente mais focada em como os organismos interagem uns com os outros e com o ambiente e freqüentemente com uma população muito específica de seres vivos.

Os ecologistas também podem se concentrar em interações específicas dentro de um grupo, como preferências alimentares, hábitos de acasalamento, padrões predatórios ou migração. Eles usam observação cuidadosa e dados para explicar adaptações desenvolvimentais e evolutivas que muitos influenciam uma espécie e estudam como a biodiversidade afeta as populações. Os ecologistas estudam questões como tamanho da população, diversidade, distribuição e prevalência de organismos específicos, bem como a competição entre eles e entre diferentes ecossistemas.

Para os cientistas ambientais, o foco pode estar em sistemas ou ecossistemas muito mais amplos e no impacto de vários fatores externos no ecossistema.

Esboço de Pesquisas

Algumas questões estudadas pelos ecologistas podem incluir:
Processos de vida, interações e adaptações de uma espécie específica.
A influência de fatores ambientais em populações de organismos.
Progressão de mudanças nos ecossistemas.
A abundância e distribuição de organismos em um ambiente.
Biodiversidade dentro de um ecossistema.

Livro Ciência Ambiental
Livro Ciência Ambiental

Para a ciência ambiental, os principais problemas podem incluir:
Como as áreas urbanas geram mudanças ambientais.
Exigências materiais de produção e consumo humano na biodiversidade.
O impacto das mudanças ambientais locais em nível global.
Mudanças no ambiente por longos períodos.
Efeitos das populações humanas em ecossistemas específicos.
Estudos de sustentabilidade.

Tabela de Resumo

Ecologia: O estudo científico da interação de organismos entre si e sua relação com outros organismos e seu ecossistema.
Meio Ambiente: O estudo científico da interação entre componentes físicos, químicos e biológicos no ambiente.

Ecologia: Objetiva entender o processo de vida, adaptação, distribuição e biodiversidade.
Meio ambiente: Tem como objetivo identificar os fatores internos e externos que afetam o meio ambiente e os organismos que nele habitam, buscando soluções para problemas ambientais.

Ecologia: As principais questões incluem interação entre organismos, adaptação, mudanças no ecossistema e fatores externos que afetam a população de organismos específicos.
Meio ambiente: As principais questões incluem o efeito da população humana no ecossistema, o principal impacto do aquecimento global em uma escala maior, os efeitos da vida urbana na mudança ambiental e as medidas de sustentabilidade.

Ecologia: Ecologistas estudam interações em grupo, incluindo hábitos de acasalamento, migração, preferências alimentares e padrões predatórios.
Meio ambiente: Cientistas ambientais analisam processos de terra, avaliam sistemas usados ​​para energia alternativa, avaliam medidas para mitigar a poluição do ar e da água e gerenciam recursos naturais existentes.

Concluindo Para Frisar

Então, qual é a diferença entre ecologia e ciência ambiental? Mesmo que pareçam semelhantes de várias maneiras, esses dois campos interdisciplinares têm diferenças significativas. Embora nãos seja necessariamente uma discussão, é importante saber diferenciar.

Primeiro, a ecologia é o estudo científico da interação dos organismos entre si, juntamente com sua relação com outros organismos e seu ecossistema. Enquanto isso, a ciência ambiental é a extensa análise científica do meio ambiente. Centra-se na interação entre componentes físicos, químicos e biológicos dentro do ambiente.

A ecologia e a ciência ambiental também têm objetivos diferentes. A ecologia busca entender o processo de vida, a adaptação e a biodiversidade. Analisa fatores que influenciam a prevalência e distribuição de organismos e a relação que existe entre eles.

A ciência ambiental, por outro lado, é mais ampla no escopo, pois visa identificar os fatores internos e externos que afetam o meio ambiente e os organismos que vivem nele. Além disso, esse campo interdisciplinar busca soluções prováveis ​​para problemas ambientais.

Os elementos-chave no estudo da ecologia incluem não apenas interação e adaptação, mas outras questões importantes, como as mudanças no ecossistema e os fatores externos que afetam a população também. Para a ciência ambiental, as principais questões incluem o efeito da população humana no ecossistema, o principal impacto do aquecimento global em uma escala maior, os efeitos da vida urbana nas mudanças ambientais e as medidas de sustentabilidade.

Como esses campos diferem em propósito, os cientistas ambientais e ecologistas variam no escopo e nas limitações do trabalho. Enquanto os ecologistas estudam as interações em grupo incluem hábitos de acasalamento, migração, preferências alimentares e padrões predatórios, os cientistas ambientais analisam os processos da terra, avaliam sistemas usados ​​para energia alternativa, avaliam medidas para mitigar a poluição do ar e da água e gerenciam os recursos naturais existentes.

A ecologia é a análise aprofundada da interação dos organismos com o meio ambiente, juntamente com sua interação com componentes abióticos (também conhecidos como elementos físicos ou químicos não vivos) presentes no ambiente. É um campo que integra outras ciências, incluindo geografia, biologia e ciências da terra. Além de analisar os diferentes tipos de relações existentes entre organismos, a ecologia também se concentra na diversidade e distribuição, juntamente com o número de organismos presentes no ecossistema.

A ciência ambiental , por outro lado, mescla ecologia, geologia, mineralogia, biologia, zoologia, ciência do solo e outras ciências no estudo científico do meio ambiente. Campo voltado para a busca de soluções para problemas no meio ambiente, a ciência ambiental é a análise da interação entre elementos químicos, biológicos e físicos presentes no meio ambiente, e seu impacto no ecossistema e nos organismos que nele habitam.

Veja também

Estudantes de Ecologia

Técnico em Ecologia

O técnico em ecologia é a pessoa que desempenha várias tarefas técnicas no campo e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *