Home / Natureza / Curiosidades Sobre O Vulcão Popocatépetl

Curiosidades Sobre O Vulcão Popocatépetl

Popocatepetl é um dos vulcões mais ativos do México. Depois de quase meio século de dormência, “Popo” voltou à vida nos últimos 25 anos produzindo, desde então, explosões poderosas em intervalos irregulares. Nos séculos passados ​​antes das invasões européias, grandes erupções produziram fluxos gigantescos de lama que enterraram assentamentos de Atzteque, até mesmo pirâmides inteiras.

História Geológica

Popocatépetl, cujo nome é a palavra asteca para fumar montanha, eleva-se a 5426 m 70 km sudeste da Cidade do México para formar o segundo vulcão mais alto da América do Norte. O estratovulcão revestido de geleiras contém uma cratera de 250 a 450 m de profundidade e paredes íngremes. O vulcão geralmente simétrico é modificado pelo Ventorrillo no noroeste, um remanescente de um vulcão anterior.

Pelo menos três cones principais anteriores foram destruídos por falha gravitacional durante o Pleistoceno, produzindo enormes depósitos de detritos e avalanches cobrindo vastas áreas ao sul do vulcão. O vulcão moderno foi construído ao sul do cone do final do Pleistoceno ao Holoceno El Fraile.

Três grandes erupções plinianas, a mais recente das quais ocorreu por volta de 800 DC, ocorreram no Popocatépetl desde meados do Holoceno, acompanhadas por fluxos piroclásticos e lahares volumosos que varriam as bacias abaixo do vulcão. Erupções históricas freqüentes, registradas pela primeira vez nos códices astecas, ocorreram desde o período pré-colombiano.

História Asteca

Popocatépetl era um guerreiro asteca que amava Iztaccíhuatl. O pai de Iztaccíhuatl enviou Popocatepetl para a guerra em Oaxaca . Ele prometeu a ele sua filha como sua esposa se ele retornasse (o que o pai de Iztaccíhuatl achou que ele não aceitaria). O pai de Iztaccíhuatl disse a ela que seu amante havia morrido em batalha . Ela morreu de tristeza. Quando Popocatépetl retornou, e descobriu sobre a morte de seu amante, ele se matou esfaqueando uma faca em seu coração.

Os deuses os cobriram de neve e os transformaram em montanhas. A montanha de Iztaccíhuatl chamava-se “La Mujer Dormida” (a “Mulher Adormecida”), porque parece uma mulher dormindo de costas. Popocatépetl se tornou o vulcão Popocatépetl, chovendo fogo na Terra com raiva pela perda de sua amante.

História Eruptiva

Popocatepetl teve mais de 20 grandes erupções desde a chegada dos espanhóis em 1519 . Uma grande erupção aconteceu em 1947 . Em dezembro de 1994 , o vulcão jogou fora gás e cinzas que foram levados até 25 km pelo vento. Isso levou as pessoas a deixar as cidades próximas. Os cientistas começaram a checar o vulcão em busca de uma erupção. Em dezembro de 2000 , dezenas de milhares de pessoas foram obrigadas a deixar a área pelo governo com base nas advertências dos cientistas. O vulcão fez sua maior exibição em milhares de anos.

Histórico Recente

Um dos vulcões mais perigosos do mundo hoje é Popocatépetl, apelidado de El Popo. Após quase 50 anos de dormência, El Popo voltou à vida em 1994. Desde então, vem produzindo poderosas explosões em intervalos irregulares.Em 2000, a erupção do pico foi a mais dramática por mais de mil anos.

Mais de 50.000 pessoas lotaram as estradas enquanto corriam para evacuar das 40 aldeias localizadas nas encostas da montanha ou próximas a ela. As comunidades agrícolas locais demoraram a se mexer inicialmente, apesar das advertências oficiais, porque não queriam deixar suas plantações.

Em abril de 2012, fragmentos de rocha quente foram arremessados ​​para o ar pelo vulcão, junto com cinzas de fumaça e vapor de água. A nuvem de cinzas alcançou os três quilômetros de altura no ar e depois se deslizou para cobrir a cidade de Puebla, no sudeste do México, afetando pelo menos um milhão e meio de pessoas!

Em maio de 2013, um terremoto sacudiu novamente esse pico vulcânico. Enormes quantidades de cinzas foram ejetadas no céu e fragmentos de rochas foram lançados a até 700 metros da cratera.Em 2013, vôos sobre o México foram cancelados como resultado de mais atividades vulcânicas, com vapor e cinzas saindo da cratera do Popocatépetl. Em 2014 e 2015, explosões e novas liberações de cinzas foram relatadas.

Em abril de 2016, Popocatépetl entrou em erupção novamente, vomitando lava, cinzas e rochas. Como você sabe, o que sobe tem que descer… A pluma dramática de cinza vulcânica branca que disparou quase um quilômetro e meio no ar, eventualmente, flutuou e se acomodou, cobrindo as estradas e as casas da cidade de Puebla.

O aeroporto estava fechado e as pessoas na cidade foram avisadas para usar máscaras para evitar respirar a poeira vulcânica que estava em toda parte.Dias depois, as autoridades da cidade sugeriram que os moradores varressem as cinzas das ruas da cidade para evitar que fossem lavadas nos esgotos quando chovia. Se as cinzas tivessem chegado aos drenos, elas poderiam ter entupido, causando outro problema: inundações.

Histórico de Escalada

A tribo Tecuanipas reivindicou a primeira ascensão do Popocatépetl em 1289, mas este feito é contestado pelos historiadores. O imperador Montezuma afirmou ter enviado dez guerreiros para escalar o Popocatépetl no início dos anos 1500, mas apenas dois voltaram para contar a história.

Diego de Ordaz, um dos homens de Cortés, também reivindica a primeira ascensão do Popocatépetl em 1519. Embora Cortes tenha contestado isso. Em 1521, Francisco Montano e outros quatro homens escalaram o Popocatépetl para obter enxofre para fabricar pólvora para as Cortes. Essa ascensão foi confirmada pelos historiadores.

Recapitulando Fatos Pertinentes

Popocatépetl é o segundo pico mais alto do México. Apenas o Citlaltépetl (Pico de Orizaba) é maior em 5636 metros. É o segundo maior vulcão da América do Norte e o quinto maior pico da América do Norte.

Popocatépetl é o 89º pico mais proeminente do mundo e o 17º pico mais proeminente da América do Norte. Diâmetro deste vulcão é de 25 quilômetros na base.

Os moradores abreviam o nome Popocatépetl para El Popo ou Don Goya.Os cientistas estimam que o vulcão tem cerca de 730.000 anos de idade.

O estratovulcão ativo atravessa os estados mexicanos do México, Morelos e Puebla. Mais de 40 aldeias estão localizadas nas encostas da montanha ou nas proximidades. O Popocatépetl faz parte do Cinturão Vulcânico Trans-Mexicano. Faz parte da Cordilheira Neovolcanica Faixa da Cordilheira Central do México.

A montanha está localizada no Parque Nacional Izta-Popo Zoquiapan, que foi criado em 1935. Mosteiros nas encostas do Popocatépetl fazem parte de um Patrimônio da Humanidade. Em 2010, a UNESCO declarou a área parte da Reserva da Biosfera de Los Vulcões, que abrange 171,774.4 hectares.

Parque Nacional Izta-Popo Zoquiapan
Parque Nacional Izta-Popo Zoquiapan

Três cones principais foram destruídos pela gravidade durante o Pleistoceno, deixando depósitos de avalanche no lado sul. Popocatépetl tem simetria quase perfeita exceto no lado noroeste, onde o pico de Ventorrillo se destaca. Este é um remanescente de um vulcão mais antigo.

Houve 15 grandes erupções desde que os espanhóis chegaram em 1519. Hoje, a montanha entra em erupção com frequência e regularmente vomita fumaça no ar. Devido a sua atividade vulcânica, o pico raramente é escalado. Várias fontes afirmam que as pessoas não podem escalá-lo.

Veja também

Solo Argiloso

Como o Solo Argiloso é Utilizado Comercialmente?

O solo argiloso costuma ser utilizado comercialmente na construção civil para a fabricação de tijolos, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *