Home / Natureza / Curiosidades Sobre o Vulcão Nyiragongo

Curiosidades Sobre o Vulcão Nyiragongo

Montanha Nyiragongo no Parque Nacional de Virunga na República Democrática do Congo é um vulcão ativo que entrou em erupção em 2002. Seu lago de lava é mais conhecido por sua atividade vulcânica nos últimos tempos. A profundidade do lago de lava varia consideravelmente.

Vulcão Nyiragongo

Nyiragongo (também escrito Niragongo), um dos mais belos e ativos vulcões do mundo, é um grande estratovulcão perto do Lago Kivu, na fronteira leste da República Democrática do Congo com Ruanda, no Parque Nacional de Virunga. Tem uma caldeira de 1,2 km de diâmetro que contém o lago de lava mais ativo e maior do mundo. O Nyiragongo é famoso por sua lava extremamente fluida que corre como água quando o lago de lava é drenado.

Em 17 de janeiro de 2002, o Nyiragongo entrou em erupção e o lago de lava foi drenado de fissuras em seus flancos ocidentais. O centro da cidade de Goma, a capital da província de East Virunga, fora destruído por fluxos volumosos de lava. 200.000 pessoas ficaram desabrigadas, aumentando o desastre humano causado por frequentes guerras civis.

O grande lago de lava contido em sua profunda cratera, agora ativa novamente, tornou-se famoso nos anos 60 e 70, quando vulcanólogos como Kraffts e Tazieff o estudaram. Ele esteve ativo por meio século antes de ser drenado em uma das recentes erupções mais catastróficas do vulcão em 1977: através de aberturas em seus flancos externos em 1977, um enorme fluxo de lava vazou e matou centenas de pessoas. Um evento semelhante aconteceu novamente em janeiro de 2002, quando a lava flui dos flancos drenados do lago e cortou através de Goma, atingindo o Lago Kivu.

Uma elevação máxima do lago de lava foi registrada em cerca de 3.250 m antes da erupção de janeiro de 1977, uma profundidade do lago de cerca de 600 m. Em contraste com o seu vulcão vizinho, o Nyamuragira, vulcão-escudo típico e muito activo, comparável ao Mauna Loa, o Nyiragongo, com 3470 metros de altura, exibe as encostas íngremes de um vulcão estratovulcão. Terraços no interior da cratera de 1,2 km de largura, com paredes íngremes, marcam os níveis de antigos lagos de lava, observados desde o final do século XIX.

Dois vulcões mais antigos, Baruta e Shaheru, são parcialmente sobrepostos por Nyiragongo no norte e sul e parecem cones laterais. Cerca de 100 cones parasitas localizam-se principalmente ao longo de fissuras radiais ao sul de Shaheru, a leste do cume, e ao longo de uma zona NE-SW que se estende até o lago Kivu. Muitos cones são enterrados por fluxos de lava volumosos que se estendem por longas distâncias pelos flancos do vulcão.

Mais de Trinta Erupções

Não se sabe muito sobre há quanto tempo o vulcão entrou em erupção, mas desde 1882 entrou em erupção quase 35 vezes, incluindo muitos períodos em que a atividade era contínua por anos, muitas vezes na forma de um lago de lava na cratera.

Está escondido nas profundezas do Monte Nyiragongo e os alpinistas devem caminhar a uma altitude de quase 3.500 metros para ter um vislumbre do lago de lava. O Monte Nyiragongo é um dos vulcões mais ativos do mundo, entrando em erupção em média a cada 30 anos.

Os Destaques de 1977 e 2002

Em janeiro de 1977, as paredes da cratera se fraturaram e o lago de lava foi drenado em menos de uma hora. A lava corria pelos flancos do vulcão a velocidades de até 100 km por hora nas encostas superiores, sobrecarregando aldeias e matando pelo menos 70 pessoas. Os perigos causados ​​por erupções como essa são exclusivos do Nyiragongo.

A lava que evolui em erupções no Nyiragongo é em geral incomumente fluida. As lavas de Nyiragongo são feitas de melilite nephelinite, uma espécie de elemento vulcânico rica em álcalis, um componente químico peculiar que pode explicar a fluidez incomum das lavas de lá. Enquanto os fluxos de lava em sua maioria deslizam devagar e dificilmente representam grande risco para a população circundante, os fluxos de lava de Nyiragongo descem bem mais rápido,  em velocidades incomum de lavas.

É assim em função do baixo teor de sílica (a lava é máfica). As lavas do Havaí também são assim mas os vulcões de lá são vulcões escudos com amplitude e declive suave e quando ocorrem erupções as lavas tendem a se espalhar devagar. Diferente da inclinação íngreme do vulcão Nyiragongo, com uma inclinação que permite a lava ganhar velocidade. Além disso, o conteúdo de sílica da maioria dos fluxos havaianos tem teor suficiente para retardar a velocidade.

Em nenhum outro lugar do mundo um estratovulcão tão íngreme contém um lago de lava tão fluida. A proximidade do Nyiragongo com áreas densamente povoadas aumenta seu potencial para causar um desastre natural. A erupção de 1977 despertou a consciência dos perigos únicos representados pelo Nyiragongo e, por isso, foi designado Vulcão da Década em 1991.

Cerca de 245 pessoas morreram na erupção de 2002 por asfixia por dióxido de carbono e edifícios em colapso devido à lava e terremotos. Pelo menos 15% de Goma, que compreende 4.500 edifícios, foram destruídos, deixando cerca de 120.000 pessoas desabrigadas.

Imediatamente após a erupção, um grande número de terremotos foi sentido em torno de Goma e Gisenyi. Essa atividade de enxame continuou por cerca de três meses e causou o colapso de mais edifícios. Seis meses após o início da erupção de 2002, o vulcão Nyiragongo entrou em erupção novamente. Atividade em Nyiragongo está em curso, mas atualmente confinado à cratera, onde outro lago de lava se formou cerca de 250 metros abaixo do nível do lago de lava de 1994.

Toxicidade do Dióxido de Carbono

A toxicidade localizada do dióxido de carbono, conhecida localmente como ‘mazuku’, matou crianças ainda mais recentemente. Em locais onde o gás se infiltra do solo em níveis relativamente altos, sem os efeitos dispersantes do vento, seus efeitos podem ser fatais.

Dióxido de Carbono

Dificuldade de Pesquisa

Em março de 2016, o Observatório do Vulcão Goma descobriu uma nova fenda que se abria na borda nordeste da cratera, seguindo relatos locais de rumores vindos do vulcão. Alguns temem que isso possa levar a uma erupção no flanco.

Os cientistas prevêem a atividade futura do Monte Nyiragongo nos próximos anos, embora eles sejam incapazes de estudar efetivamente o vulcão e determinar precisamente quando devido ao estado devastado pela guerra do Congo. Desde que os cientistas não sabem, o Monte Nyiragongo contém um dos mais profundos lagos de lava do mundo. Curiosamente, apenas um punhado de lagos de lava foram descobertos, tornando este vulcão um grande candidato para estudo e observação.

O vulcão é monitorado por uma equipe de cientistas do Observatório Vulcânico de Goma. Ele é monitorado 24/7 365 dias por ano com dados sísmicos produzidos a cada quatro minutos e dados de temperatura produzidos a cada dez minutos.