Home / Natureza / Curiosidades do Vulcão Rabaul

Curiosidades do Vulcão Rabaul

Rabaul é uma cidade localizada em Papua-Nova Guiné, na ilha da Nova Bretanha. Esta cidade foi fundada na caldeira de um vulcão e, em 1994, foi completamente devastada por conta de uma erupção. O vulcão responsável pela erupção devastadora é Tavurvur, além de outro vulcão próximo a ele, o Vulcan.

Neste artigo, conheceremos um pouco da história de Rabaul, a cidade devastada pelos vulcões. E além disso, conheceremos também os vulcões responsáveis pelo incidente: o  Tavurvur e o Vulcan. Através de muitas curiosidades, aprenderemos muito sobre estes vulcões!

No Que Consiste Um Vulcão?

Antes de falar sobre o foco do nosso texto, que consiste em um vulcão específico, vamos conhecer um pouco sobre esta estrutura geológica de formato cônico e montanhoso chamada vulcão. Esta é uma estrutura criada quando o magma, os gases e as partículas quentes (tais como a cinza vulcânica) escapam para a superfície. A ciência especializada em vulcões chama-se “vulcanologia”, e seus estudiosos são os “vulcanólogos”.

O vulcão é responsável pelo fenômeno da natureza denominado “erupção vulcânica”, que ocorre quando esta estrutura geológica passa a extravasar o seu magma na superfície do planeta. E, assim como existem vários tipos de vulcões, existem também vários tipos de erupções (dependendo da sua proporção e do material expelido pelo vulcão), e, algumas podem resultar em grandes desastres naturais. Outra curiosidade interessante é que estes fenômenos são imprevisíveis, ou seja, a possibilidade de determinar se um vulcão está ou não “ativo”, é pouco provável; mesmo entre os vulcanólogos não há um consenso sobre o que seria um vulcão considerado ativo.

Para exemplificar o que foi dito podemos usar como exemplo um fato ocorrido atualmente. Há pouco tempo atrás, na Cidade de Guatemala, entrou em uma violenta erupção sem aviso prévio o Vulcão de Fogo. Este vulcão é conhecido por estar quase sempre ativo, emitindo diariamente fumaça de seu topo; entretanto, com mais raridade, é palco de grandes explosões. Sendo assim, este ano, ele foi o responsável por uma das maiores explosões da história, que resultou em 200 óbitos, além de 1,7 milhão de pessoas afetadas na Guatemala. A seguir, falaremos sobre o vulcão que é o foco deste texto: o grande Tavurvur, localizado em Rabaul.

Os Vulcões de Rabaul

O Vulcão Tavurvur

Agora que já temos uma boa noção sobre o que são os vulcões, falaremos do Tavurvur. O Tavurvur é um estratovulcão, ou seja, é um vulcão em forma de cone, formado pelo magma (massas de rocha em fusão) extravasado; o seu formato de cone foi conquistado por conta de suas erupções, não ao seu nascimento.

Este vulcão é muito conhecido por conta de suas erupções devastadoras, mas, principalmente, por conta daquela que destruiu a cidade de Rabaul em 1994. Entretanto, seu histórico de erupções notáveis é mais extenso. Em 1937, Tavurvur e Vulcan, um vulcão próximo entraram em erupção deixando, neste processo, 507 mortos, e uma cidade parcialmente destruída e com inúmeros danos. Em 1994, houve a violenta erupção que devastou a cidade de Rabaul, sobre a qual vamos conhecer mais a seguir. Em outubro de 2006, o Tavurvur entrou outra vez em erupção, dessa vez, lançando à estratosfera uma nuvem de cinzas de 18 km de altura, e quebrando vidros de casas num raio de até 12 km! Já a sua última erupção registrada foi em 2014, quando lançando cinzas incandescentes o vulcão provocou a evacuação dos habitantes da região.

O Vulcão Vulcan

Este vulcão não é tão falado quanto o Tavurvur, ele é geralmente apresentado apenas como seu companheiro nas erupções mais notáveis, como as de 1937 e de 1994.

O Caso da Cidade de Rabaul

A cidade de Rabaul, da Papua-Nova Guiné costumava ser a capital da província de East New Britain, até ser palco de um desastre de proporções extremas: a violenta erupção do vulcão Tavurvur e de seu vulcão companheiro de menor magnitude Vulcan. A devastação foi tão grande porque esta cidade foi fundada na caldeira de um vulcão!

As atividades sísmicas dos vulcões Tavurvur e Vulcan passaram a dar pistas sobre uma iminente erupção violenta em 1983 e 1984. No entanto, nada aconteceu até o ano de 1994. Em 1994, sem aviso prévio algum, uma erupção devastou completamente a cidade, até então capital da província, destruindo o seu aeroporto, causando o desabamento de diversas construções e edifícios, por conta da quantidade enorme de cinzas acumuladas em seus telhados, e, também, cobrindo completamente a cidade de cinzas. Sendo assim, após este acontecimento trágico, a capital da província foi instalada na cidade de Kokopo, que fica a 20 km a leste.

Rabaul no Passado

Hoje, Rabaul é um ponto turístico, muito requisitado principalmente por mergulhadores. Além dos vulcões, Rabaul é uma cidade muito rica por conta da sua história. Em 1910, os colonizadores alemães da ilha estabeleceram em Rabaul seu centro administrativo. E, após a derrota na Primeira Guerra Mundial, quando foi estabelecida como capital do novo Território de Nova Guiné pelos australianos, e, assim, passou a servir de base militar regional por sua localização estratégica. Entretanto, em 1937, parcialmente destruída por conta da violenta erupção de Tavurvur e seu companheiro Vulcan, a administração australiana resolveu migrar seu centro administrativo e seu quartel-general para a ilha de Lae. Já durante a Segunda Guerra Mundial, Rabaul também foi notável, pois foi isolada por conta de uma estratégia militar aliada. Após estes acontecimentos que marcaram a história de Rabaul, aqueles que mais se destacaram envolveram a erupção de Tavurvur, como o caso de 1994 que destruiu completamente a cidade.

Neste artigo conhecemos, através de muitas curiosidades, o vulcão Tavurvur, localizado em Rabaul. Além de diversos fatos sobre os vulcões no geral. E, também julgamos importante falar sobre um pouco da história da cidade em que está este vulcão, pois, sem este vulcão, a história da cidade com certeza seria completamente diferente! Se você gostou do assunto, busque mais informações sobre esta fascinante estrutura geológica. E bons estudos.