Home / Natureza / Comer Banana a Noite Dá Pesadelo?

Comer Banana a Noite Dá Pesadelo?

E então você chega em casa, vindo do trabalho ou da faculdade ou mesmo de alguma festinha…e bate aquela fome… mas a única comidinha rápida que você vê é banana em cima da mesa, e do nada vem a pergunta… comer banana a noite dá pesadelo? Para você que está com esta dúvida, vamos responde-la e tirar de uma vez por todas essa ideia que nossos antepassados nos deixaram. 😉

Comer Banana a Noite dá Pesadelo?

Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem no momento em que querem fazer um lanchinho a noite, se realmente comer esse tipo de fruta pode ser nocivo ao organismo. A resposta mais direta possível para essa pergunta é… não! Não há problema algum em comer a fruta durante a noite. As frutas, como banana ou manga, são digeridas facilmente pelo organismo, além de quê, elas são ricas com alto teor de fibras e nutrientes, os quais são responsáveis por equilibrar o intestino.

Com isso, já respondo inclusive um segundo questionamento, que é referente a ter pesadelos se ingerir essas frutas, o que de igual forma, a resposta é que, não faz mal algum. Porém, é preciso cautela, pois comer qualquer fruta ou alimento em excesso durante a noite, ainda mais próximo da hora de dormir, pode causar azia, refluxo e também má digestão.

Mulher Escolhendo Fruta Para Comer Antes de Dormir
Mulher Escolhendo Fruta Para Comer Antes de Dormir

Ainda temos aqui também um agravante, pois cada caso é um caso, por isso, vamos levar em consideração ainda que a pessoa sofre de intestino preso, onde neste caso, ela deve evitar a ingestão da banana prata, por exemplo, não só a noite, mas também durante o dia. Esse tipo de banana age no controle de diarreias, e a sua ingestão pode segurar ainda mais o intestino e consequentemente causar a piora de problemas como a prisão de ventre ou mesmo de causar uma indigestão e a sensação de estar com o estômago cheio.

Nesses casos em especifico, o melhor mesmo é dar preferência as bananas do tipo “nanica”, pois elas são ricas em fibras insolúveis, o que facilita tanto a digestão quanto o trânsito intestinal.

Alguns Benefícios que a Banana Trás Para a Nossa Saúde

Quando a banana é consumida na sua forma natural, ela oferece inúmeros benefícios ao nosso organismo, dentre as quais posso dizer que ela consegue:

  • regularizar o nosso intestino
  • reduzir o nosso apetite
  • diminuir a pressão arterial, isso sendo realizado pelo estimulo a liberação do sódio através da urina
  • prevenir as terríveis cãibras musculares, pelo simples fato dela ser rica em potássio
  • auxiliar no combate à depressão pelo fato de possuir a substância triptofano, a qual é responsável por formar a serotonina, que é o hormônio dotado da capacidade de relaxar e melhorar o humor.

Claro que a lista não encerra aqui, mas acredito que estes são os principais pontos que poderia levantar no momento. Com tudo o que foi dito até aqui, você já pode estar entendendo que as frases “comer banana a noite faz mal” ou “comer banana a noite dá pesadelos” não existe. Isto é mito! Por sinal, essa questão foi inclusive explicada pera Nutricionista Bárbara de Almeida, sendo ela também autora do blog “Manias de Uma Dietista”. Ao contrário do mito criado, a banana lhe traz várias vitaminas e minerais que lhe auxiliam a ter um sono mais tranquilo.

Mas, vamos listar aqui apenas 5 razões para comer banana a noite, então vamos lá?

Quem tem insônia levanta a mão! (brincadeira… 😊) – a banana possui dentre as suas vitaminas, a vitamina B¨, que é a piridoxina, a qual tem um papel muito importante no metabolismo dos hidratos de carbono, gorduras e proteínas, além de também ser essencial para o funcionamento das vias responsáveis pela sintetização da serotonina e pela sua ação celular. Sendo assim, esta vitamina ajuda a prevenir insônia.

Relaxamento muscular – todo mundo já está cansado de saber que a banana é uma das frutas mais ricas em magnésio, não é verdade? Mas a melhor parte ainda não é essa, mas sim, que esse mineral atua como relaxante muscular! E quanto mais nossos músculos estiverem relaxados, o nosso tão precioso sono será ainda mais profundo.

Mulher Comendo Banana
Mulher Comendo Banana

Redução da ansiedade – como dito anteriormente, a banana é rica em triptofano, que por sua vez, é um neurotransmissor que auxilia na regulação do sono, além é claro de ser responsável também pela sensação de bem-estar e redução da ansiedade.

Forte aliado no combate a azia – Gente, quem sofre de azia não consegue dormir direito pelo fato de estar em constante desconforto. Este problema também pode ser resolvido comendo uma bananinha após o jantar, pois a banana possui antiácido natural que melhora significativamente os sintomas. Porque continuar sofrendo se tem uma cura tão saborosa? 😉

Aumento de massa muscular – por fim, mas não menos importante, temos que durante o sono, há um aumento na liberação do hormônio de crescimento e de síntese proteica, devido a isso, ter uma boa noite de sono é indispensável para que possamos recuperar nossos músculos após um dia exaustivo e também conseguir aumentar a nossa massa muscular.

Bananinha Musculosa
Bananinha Musculosa

Ainda de acordo com a nutricionista, a ingestão de uma banana com manteiga de amendoim como lanche noturno pode favorecer o ganho de massa muscular por diversas razões, de forma que não irá apenas ajudar a dormir melhor, como também aumenta os níveis de serotonina, assim como também da vitamina B6, que desempenha um papel importante para a síntese proteica.

Contudo, temos sempre uma observação a fazer, e desta vez é com relação ao seu objetivo. Se o seu objetivo for emagrecimento, a banana não será o melhor alimento para ser ingerido a noite, já que ela possui um alto teor de hidratos de carbono.

Acredito que com essa breve explicação, eu possa ter sanado a sua dúvida sobre comer banana a noite, certo? Você não precisa se preocupar em comer a fruta, apenas esteja atento a quantidade que será ingerida para não passar por situações inconvenientes durante a noite. Qualquer dúvida, basta deixar um comentário e até o próximo artigo!

Veja também

A Importância do Ar Para a Saúde

A importância do ar para a saúde está no fato de que é nele que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *