Home / Natureza / Chá de Raiz da Alface

Chá de Raiz da Alface

Com certeza as pessoas com mais idade de sua família sabem do que esse assunto trata! Não é muito comum, nessa atual geração e até mesmo a geração anterior, falar sobre um chá que venha da raiz da alface. Mas, na verdade, essa é uma prática bastante difundida e no Brasil existem muitas pessoas que adoram esse chá, pois ele tem benefícios estupendos.

O chá de raiz de alface é uma bebida que vem sido consumida há mais de 15 séculos devido a seu desempenho terapêutico, e foi descoberto que esse chá já foi citado em escritos egípcios bastante antigos como uma poderosa bebida que rejuvenescia as dores musculares.

A infusão da raiz de alface tem como principal propósito relaxar o corpo, afastando, dessa forma, o cansaço e o peso das costas, sem contar com as dores musculares, altamente presente nas pessoas que trabalham e estudam durante a semana inteira.

Ou seja, se você está procurando uma boa bebida terapêutica que lhe ajudará a relaxar, ou até mesmo influenciar em seu sono, deleitando seu corpo com um chá 100% natural, o chá de raiz de alface é o melhor pedido a ser feito.

Acompanhe ao decorrer do artigo as principais informações sobre essa bebida incrível e tudo de bom que ela tem para fornecer a você.

Conheça Todos os Benefícios do Chá de Raiz da Alface

O chá de raiz da alface possui propriedades elementares que irão fornecer excelentes fontes de vitaminas ao corpo humano; vitaminas como a vitamina A, B e C, sem contar com os ácidos graxos que o corpo absorverá, auxiliando na metabolização, além do cálcio provido pela alface, assim como Ómega 3, que dificilmente é encontrado em hortaliças; proteínas, alcaloides, flavonoides, componente que auxilia como anti-inflamatório e a lactulona, componente que auxilia na prisão de ventre. A alcalinidade da planta fará com que essa equilibre os ácidos do estômago, auxiliando assim em possíveis desconfortos estomacais, como enjoo ou gastrite.

Além das características nutricionais, o chá de raiz de alface irá acalmar irritações na garganta, ou seja, quando houver uma tosse, por exemplo, esse chá virá a calhar. É um chá indicado para tosses mais secas.

É importante lembrar que o caule das hortaliças é por onde passa todos os nutrientes que fazem a planta crescer e se tornar fértil, por isso é importante aproveitar essa parte da planta, que na maioria das vezes é jogado fora. Os talos podem ser fervidos juntos também, para que suas propriedades nutricionais sejam consumidas.

É Possível Fazer Chá com Qualquer Raiz de Alface?

Sim.

A alface comprada no mercado, por exemplo, em seu formato de “cabeça”, geralmente vem sem o caule, o que não torna possível fazer um chá de suas raízes, por isso é importante adquirir a planta de alguma horta ou alguma feira que forneça a alface com raiz.

Cultivar pequenos pés de alface em casa é a opção mais viável, já que é muito simples cultivar esse tipo de planta, bastando regular irrigação em cima de um pedaço de seu talo na terra.

Ainda assim, existem muitas variedades de alface que são silvestres, e possuem um formato bastante diferente do convencional usado para comércio. Essas alfaces silvestres são comumente utilizadas com o propósito de fazer bebidas, principalmente chás medicinais.

Um exemplo é a Lactuca Virose, que possui características psicoativas, ou seja, a infusão da raiz dessa variedade de alface afeta diretamente regiões do corpo. Por esse fato ela é conhecida como lettuce opium. Seu uso é medicinal, sendo consumido por pessoas que possuem dificuldades para dormir e que têm dores musculares.

Sendo assim, tanto as alfaces silvestres quanto as alfaces comerciais, são maleáveis o suficiente para que além de consumo, essas ainda possam ser usadas em sucos e até mesmo serem infundidas para se tornarem bebidas relaxantes que ajudarão o corpo em vários aspectos positivos.

Como Preparar um Bom Chá Com a Raiz da Alface?

É muito simples preparar um chá com essa hortaliça. Sua maleabilidade é incrível, pois pode ser uma planta consumida como alimento, puro ou em acompanhamentos, e ainda assim ser um ingrediente perspicaz em sucos naturais e detox, não obstante possuir nutrientes o suficiente para poder ser até mesmo infundido.

A alface comprada nos mercados, na maioria das vezes, vem sem o caule, mas sua base possui aquela branquidão um pouco mais rígida, que muitas pessoas descartam. Ao invés de descartar, deve-se usar essa parte para ferver e assim aproveitar suas características nutricionais.

Chá de Alface
Chá de Alface

É possível, ainda, usar toda a alface, ou apenas as folhas. A limpeza deve ser muito bem realizada antes de ferver a mesma, pois impurezas podem sair na água fervida e ainda serem ingeridas. Todo cuidado é pouco.

O preparo é muito simples! Basta acrescentar a planta, muito bem limpa, em água e deixar esquentar até ferver e retirar após 5 minutos. Quanto mais raiz, talos e folhas forem fervidos, mais forte será o chá.

O líquido deve ser ingerido prontamente, pois perderá brevemente suas características nutricionais.

É indicado que tudo seja feito com frescor, isto é, que a alface seja fresca e que após a infusão, o chá seja consumido dentro de pelo menos uma hora.

Todas as Pessoas Podem Tomar o Chá da Raiz de Alface?

Sim.

É uma bebida suave, que pode receber algumas gotas de adoçante para pessoas que não gostam muito do amargor clássico das infusões.

Desde crianças até idosos estão aptos a tomarem esse chá, pois o mesmo só trará benefícios. Relaxamento muscular será o fator número um após a ingestão do líquido, por consequência, um sono bem aproveitado vem como brinde.

Dar chá de raiz de alface para crianças fará com que esses moderem na agitação, por exemplo, sem contar os benefícios internos, como uma boa limpeza no organismo e auxílio em desconfortos estomacais, pois diarreias e enjoos podem ser combatidas com o chá de raiz de alface.

Raiz da Alface
Raiz da Alface

É uma bebida que traz somente pontos positivos, por isso deve ser introduzida ao cardápio de todo mundo que tem a intenção de viver bem.

É importante, ainda, ressaltar que tudo em excesso faz mal. Então também há a necessidade de controlar o seu consumo.

Veja também

Histórico de Erupções do Vulcão Sinabung

Vulcão Sinabung Características

O vulcão Sinabung é um vulcão existente na Indonésia e que provavelmente teve a sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *