Home / Natureza / Características dos Animais do Cerrado

Características dos Animais do Cerrado

A biodiversidade do Brasil é a maior riqueza que o País possui, sendo um exemplo de área verde para todo o resto do mundo, e o interessante é que a região do cerrado brasileiro possui características únicas.

Quando visto de fora, ou seja, por outros Países, o Brasil é caracterizado por sua fauna e sua flora, e o verde da Amazônia sempre vem à cabeça das pessoas.

O cerrado brasileiro é um dos vários biomas que caracterizam o Brasil. Primeiramente, um bioma é um espaço geográfico caracterizado por uma unidade biológica única, isto é, é um habitat exclusivo, que possui densidade, espécies e climas diferentes. Por exemplo, um pantanal é um bioma diferente de um deserto.

O cerrado brasileiro é um território muito extenso (possuindo cerca de dois milhões de metros quadrados), e esse fato faz com que o mesmo crie subcategorizações, como Cerradão, Cerrado Campestre, Cerrado Rupestre, Cerrado de Matas e Cerrado de Campo Limpo. Cada região possui características exclusivas que se enquadram em uma dessas subcategorias.

O cerrado ocupa cerca de 22% de todo o território brasileiro, dessa forma é possível imaginar a fauna existente em todo esse espaço.

Através de artigo o leitor conhecerá todos os animais existentes no cerrado e todas as suas características mais relevantes.

Conheça os Principais Animais do Cerrado

Em uma extensão de terras tão grandes assim, que pode cobrir o tamanho de vários Estados e até mesmo Países pelo mundo, é evidente que haverá a presença de milhares de espécies de animais.

O Cerrado não é caracterizado por possuir uma ou algumas espécies específicas de animais, como o manguezal, por exemplo, ou até mesmo o deserto. O que o caracteriza é a enorme variedade.

Os tipos de animais mais comuns de se encontrar no cerrado são:

  1. Cervo

    Cervo
    Cervo
  2. Capivara

    Capivara
    Capivara
  3. Paca

    Paca
    Paca
  4. Gambá

    Gambá
    Gambá
  5. Macaco-Prego

    Macaco-Prego
    Macaco-Prego
  6. Porco-Espinho

    Porco-Espinho
    Porco-Espinho
  7. Preá

    Preá
    Preá
  8. Raposa-do-Campo

    Raposa-do-Campo
    Raposa-do-Campo
  9. Onça-Parda

    Onça-Parda
    Onça-Parda
  10. Jacaré-de-Papo-Amarelo

    Jacaré-de-Papo-Amarelo
    Jacaré-de-Papo-Amarelo
  11. Coruja-Orelhuda

    Coruja-Orelhuda
    Coruja-Orelhuda
  12. Coruja-Buraqueira

    Coruja-Buraqueira
    Coruja-Buraqueira
  13. Caburé

    Caburé
    Caburé
  14. Arara-Canindé

    Arara-Canindé
    Arara-Canindé
  15. Arara-Vermelha

    Arara-Vermelha
    Arara-Vermelha
  16. Papagaio-Verdadeiro

    Papagaio-Verdadeiro
    Papagaio-Verdadeiro
  17. Pomba-Galega

    Pomba-Galega
    Pomba-Galega
  18. Tucano-Tucanuçu 

    Tucano-Tucanuçu 
    Tucano-Tucanuçu
  19. Jaguatirica

Jaguatirica
Jaguatirica

Esses são animais que, felizmente, possuem um índice alto de reprodução (mas vale acrescentar que existe mais de 10 mil espécies de animais distribuídos pelo cerrado), não contando com insetos, por exemplo, onde só as borboletas somam mais 1000 espécies.

A degradação do cerrado brasileiro sempre esteve em alta, e por mais que nos últimos anos essa degradação tenha diminuído, ainda existe bastante espécies que sofrem risco de extinção devido ao desmatamento e à caça ilegal.

Animais que constam no cerrado e que estão sob constante vigilância são o:

cachorro-vinagre, o lobo-guará (estudos indicam que, apesar de ser exclusivo do cerrado, a espécie não existe mais no Brasil), o tamanduá-bandeira, a ariranha, o gato-palheiro, a arara-azul, o veado-campeiro, a anta e a onça pintada.

Quais as Características dos Animais do Cerrado?

Os animais que vivem no cerrado estão inseridos em uma extensão enorme de terra, e os mesmos se adaptam a conviver em alguma subcategorização do mesmo, que pode ir desde uma vegetação rasteira e seca até árvores altas e locais menos áridos.

As características dos animais do cerrado se baseiam pela alimentação das mesmas, onde os ambientes fornecerão alimento e abrigo, e por consequência isso trará predadores, que se estabelecerão pelos recantos dos mais diversos cenários.

Veado Campeiro
Veado Campeiro

Os animais que vivem em locais abertos e com vegetação baixa também são caracterizados por sua alimentação, que na maioria das vezes é herbívora, como os cervos, por exemplo. Nesse mesmo cenário existem os predadores desses animais, como as onças, além de aproveitadores como as raposas e os urubus. Outros predadores das regiões rasteiras são as corujas, que comem uma variedade extensa de insetos e roedores, sem contar uma variedade quase incontável de seres rastejantes, como a jiboia e a cascavel.

Principais Características do Cerrado e seu Endemismo

Se o cerrado é um bioma tão rico e tão grande, por que muitas espécies estão em risco de extinção, afinal? É um pensamento com uma conclusão controversa, assim como o cerrado em si, que apresenta uma vegetação “pobre”, com grandes prados de grama com poucas árvores, e mesmo assim é detentor de uma das faunas mais ricas do mundo inteiro.

Uma das principais características do cerrado é o fato de ser considerado o pai do endemismo, onde muitas espécies só existem lá. Para se ter ideia, 30% dos anfíbios existentes no cerrado são endêmicos, ou seja, só existem no cerrado.

Essa característica mostra a importância desse bioma para o planeta terra.

Além dos animais, também existe um número altamente relevantes de plantas, que compões uma flora extremamente rica, e algumas espécies de plantas também são endêmicas.

Algumas aves endêmicas do cerrado são a tiriba-de-pfrimer, maria-preta-do-nordeste, joão-do-araguaia, chororó-de-goiás, cardeal-do-araguaia, jacu-de-barriga-castanha, piolhinho-do-grotão, tapaculo-de-Brasília.

O número se estende longinquamente, e o mais triste é pensar que todas as espécies endêmicas no Brasil sofrem com a eminente possibilidade de extinção, assim como já aconteceu com muitas espécies que, infelizmente, não existem mais, como o rato-candango.

Curiosidades Sobre os Animais do Cerrado

Como o cerrado é o segundo maior bioma do mundo, ficando atrás apenas da Floresta Amazônica, existe muitas características únicas sobre os animais que o habitam.

É possível encontrar ninhos de saúvas (formigas), também chamados de sauveiros, de até 10 metros de alturas.

Você sabia que os animais do cerrado são animais mais espertos do que demais animais de regiões diferentes? Essa é uma característica dos animais do cerrado que os diferencia de todos os outros. Isso ocorre pelo fato do cerrado ser um lugar muito difícil de se viver, pois a biodiversidade cria muitos predadores, e passa bastante tempo sem chuvas, sem contar com a mineração e extração de carvão que ajudam, juntamente ao calor, a causar queimadas, que são frequentes. Tudo isso faz com que os animais do cerrado desenvolvam estratégias mais elaboradas de sobrevivência, coisa que não ocorre em outros lugares.

Formigas Saúvas
Formigas Saúvas

Os cupins do cerrado, por exemplo, aprenderam a criar uma barreira de lama que protege seus ninhos até mesmo do fogo. É comum encontrar aranhas e cobras se protegendo nesses ninhos depois de chuvas ou queimadas, assim como quando os ninhos de cupins estão abandonados, por exemplo.

O cerrado faz com que muitos animais criem características únicas, mesmo quando a mesma espécie desses animais vive em outros lugares do mundo. A adaptação no cerrado brasileiro é vital para a sobrevivência das espécies.

Veja também

Principais Características do Agroecossistema

Como bem sabemos, todo o setor agropecuário é a base da nossa alimentação desde muitos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *