Home / Natureza / Características do Javali

Características do Javali

O javali é um animal de hábitos noturnos, que tem uma alimentação abrangente, indo de insetos e plantas até animais em decomposição. É um parente do porco doméstico, já que o mesmo é considerado um porco-selvagem (ambos da família Suidae). O nome científico do javali é Sus scrofa.

Há registro de 12 subespécies de javali, são estes: javali-europeu, javali-dos-cárpatos, javali-do-ussuri, javali-indiano, javali-malaio, javali-norte-africano, javali-japonês, javali-maremano, javali-da-anatólia, javali-da-ásia-central e javali-do-mediterrâneo.

O javali é um animal que demonstra ser bravo na presença de humanos, mas convive em harmonia em grupos da espécie. Muito desse fato se dá à constante caça que há em torno desse animal, que por suas capacidades reprodutivas relevantes e por sua expansão invasiva, necessita de um controle estrutural, onde muitos machos adultos são os únicos que podem ser predados.

Muitas pessoas não entendem a diferença característica do javali com presas e o javali sem presas, mas tudo isso depende da espécie do javali, que está presente em todos os continentes do mundo, exceto pela Antártida.

A expectativa de vida de um javali selvagem pode chegar aos 12 anos de idade, mas devido ao controle que o ser humano precisa fazer para que o javali não descontrole processos naturais, os mesmos atingem, no máximo, 2 anos de vida, que é quando já são adultos.

Características Físicas do Javali

O javali é um animal de porte grande, extremamente forte, podendo medir de 153 centímetros até 240 centímetros de comprimento, e pesar de 100 até 170 quilos, quando adultos. Os machos são poucos maiores do que as fêmeas, cuja característica facilita a identificação dos gêneros.

O javali tem uma pele grossa, que é revestida por uma camada de pelos espessos e negros pelo corpo todo.

O javali também é chamado de porco-selvagem, e uma de suas subespécies é o porco doméstico, utilizado como fonte de alimento. É comum haver confusão entre o Javali e o Cateto, já que o cateto é um animal que se assemelha ao javali selvagem, mas que faz parte da família dos roedores, assim como a paca, por exemplo.

Os javalis possuem presas pequenas, que não são tão evidentes. Por esse motivo, é comum haver dúvidas do porquê existir javalis com presas enormes e javalis com presas pequenas. Os javalis com presas grandes é chamado de Facocero (conhecido também como Javali-africano, ou facocero-comum, Phacochoerus africanus), que faz parte da mesma família dos javalis, tendo uma ligação por subgênero.

O facocero tem uma aparência mais intimidadora do que os javalis, além de serem mais claros e possuírem uma extensão capilar da cabeça até as costas, possuindo uma pele bastante enrugada também.

Características Comportamentais do Javali

O javali é um animal de hábitos noturnos, que passa a maior parte do dia perambulando perto no ninho ou dormindo.

Além de brigar por alimento com outros javalis, o comportamento dos mesmos é altamente inóspito na presença de outros animais que demonstrem ameaça, e é comum ver machos disputando por fêmeas. A maior parte da luta se dá por rosnados e posturas. Os mesmos usam suas presas como arma mais forte em combate.

Normalmente as lutas acabam simplesmente quando um macho demonstra ser mais forte com outro, sem a necessidade de lutas intensas.

Geralmente, o javali vive em grupos de até 20 animais, com poucas variações nesse número para menos ou para mais.

O javali, acima de tudo, é um animal que vive de forma social quando em grupo, respeitando sempre um líder, que pode ser macho ou fêmea. A sobrevivência do grupo recai como responsabilidade nas decisões do líder, por isso os mesmos precisam ter destreza e não liderar o grupo a lugares sem comida ou sem água.

A principal característica comportamental do javali está relacionada a sua inteligência, pois a sobrevivência de grupos inteiros depende das decisões dos líderes.

Conheça as Características Reprodutivas do Javali

O ritual de acasalamento de javali se dá quando o macho disputa com outro macho, dessa forma haverá uma reprodução que dará a origem a um número máximo de seis javalis filhotes, que nascerão andando e serão cuidados por seus pais até o ponto em que os mesmos conseguirão forragear sozinhos, demonstrando independência. A maturidade de um javali é alcançada no primeiro ano de vida, quando os mesmos começaram a adquirir uma pelagem mais escura. Enquanto filhote, a pelagem do javali será mais clara, para que haja uma melhor camuflagem, ficando, dessa forma, protegidos de predadores.

A principal característica reprodutiva do javali é que o mesmo começa a se reproduzir muito cedo, dessa forma, é mais normal observar um número grande de javalis jovens em maior número do que javalis adultos, e todos os grupos possuem mais fêmeas do que machos, demonstrando que existem mais fêmeas do que machos. Os javalis adultos são os principais alvos de caçadores, o que influencia para seus números serem mais baixos.

Javali Filhotes se Alimentando
Javali Filhotes se Alimentando

O javali é caracterizado por sua fácil adaptação, e isso os caracteriza como uma espécie invasora, que pode se reproduzir em qualquer ambiente e território, por isso a caça ao javali é uma prática muito comum, já que há a necessidade de haver um controle sobre a população desse animal, onde o javali macho adulto é o principal alvo.

As Características Alimentares do Javali

O javali, apesar do tamanho, consegue correr rapidamente, se movimentando com uma velocidade enorme, mesmo quando parado, e sua audição e o olfato são as principais características, já que são altamente aguçadas. Esses fatores, quando combinados, facilitam na hora de fugir de predadores, já que é difícil ver um javali caçando algum outro animal.

Os javalis se alimentam, na maioria das vezes, de plantas, verduras e hortaliças, mas ao encontrarem algum animal morto ou até mesmo debilitado, os mesmos podem se servir.

A alimentação do javali é omnívora, e isso significa que os mesmos podem comer tanto plantas quanto carne, dessa forma é possível ver o javali se alimentando de verduras ou ver o mesmo devorando a carniça de algum animal.

O javali é uma criatura única na natureza, pois seu hábito alimentar inclui qualquer tipo de alimento, por isso é comum ver o javali forrageando o solo em busca de migalhas, ou até mesmo cavando algum ninho ou fazendo buracos pelo chão.

Essa atividade ajuda a natureza de maneira prática, pois os mesmos sempre estão deixando a terra com buracos e com terra fofa, onde sementes conseguem se reproduzir de maneira mais fácil. É comum observar que regiões onde há atividade de javali, tem muitas plantas e árvores nascendo.

Veja também

A Importância do Ar Para a Saúde

A importância do ar para a saúde está no fato de que é nele que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *