Home / Natureza / Características do Jabuti

Características do Jabuti

Jabuti é o nome dado a um réptil bastante comum na América do Sul. A fêmea é conhecida por jabota, e esses fazem parte do gênero quelônios, que são animais que possuem uma carapaça côncava nas costas, assim como o cágado e a tartaruga.

São animais que estão espalhados pela américa Central e América do Sul, com foco, principalmente, na Amazônia, habitat esse que torna a espécie apta a reprodução e longevidade, podendo chegar a mais de 100 anos.

Existem diferenças entre os jabutis, mas apenas superficiais, não caracterizando os mesmos como variedades distintas. Alguns jabutis mais comuns possuem a cor amarela e outros terão a cor vermelha.

As duas caracterizações mais conhecidas dos jabutis são as do Jabuti Piranga e Jabuti Tinga. Ambas variedades estão presentes no Brasil e dividem o mesmo habitat.

São répteis onívoros, mas focam sua alimentação especialmente em plantas, consumindo todo tipo de hortaliça e sementes encontradas pelas matas, além de uma grande variedade de frutas. Podem, ainda, comer outros animais, principalmente restos de animais mortos.

Os jabutis, cágados e tartarugas possuem o mesmo hábito reprodutivo. Todos esses quelônios enterram seus ovos na areia e deixam que todos eles choquem sozinhos. Cada filhote de jabuti começa a vida tendo que procurar o que comer por conta própria.

Qual é a Diferença Entre Jabuti, Cágado e Tartaruga?

É uma dúvida bastante comum, pois todos parecem ser o mesmo animal se a devida atenção não for focada.

O jabuti é diferente dos outros dois pelo fato de ser o único réptil que é unicamente terrestre. O cágado é como a tartaruga, mas vive em água doce, enquanto a tartaruga vive em águas salgadas.

As tartarugas, dos três, é o que pode atingir o maior tamanho, variando entre 1 metro e 2 metros, enquanto o menor deles é o cágado, ficando na faixa dos 40 centímetros a 50 centímetros. O jabuti fica entre os dois, com seus 80 centímetros até 1 metro e 10 centímetros. O jabuti possui medidas pouco maiores do que a jabota.

Essas distinções são baseadas no tipo de répteis mais comuns de cada respectiva categoria. Vale lembrar que existem inúmeras variedades de tartarugas, cágados e jabutis.

Apesar dessas distinções, os testudíneos (ordem dos répteis citados) possuem algumas características em comum, e a principal delas é a reprodução. Na verdade, o que é igual, é a forma que os ovos são chocados, pois o número de ovos que cada espécie coloca é diferente. Uma tartaruga põe cerca de 120 a 180 ovos; um número altamente elevado comparado a um jabuti, por exemplo, que põe cerca de 4 a 5 ovos por gestação. O cágado, assim como o jabuti, colocará cerca de 4 a 5 ovos.

Conhecendo Mais Sobre os Jabutis

O termo jabuti vem do tupi-guarani iawotí. O nome desse animal é uma adaptação popular para esses répteis que fazem parte do gênero Chelonoidis e da ordem dos quelônios e da família dos testudíneos.

As espécies mais difundidas no Brasil, de origem tupiniquim, é o Chelnoidis carbonaria, que é o conhecido Jabuti Piranga, e a outra é o Chelonoidis denticulata, que é o Jabuti Tinga.

O Jabuti Piranga é a variedade mais comum, mas o Jabuti Tinga já sofre com a ameaça da extinção, pois seus exemplares aos poucos, pois os mesmos têm sido capturados e comercializados no tráfico ilegal de animais silvestres. Não obstante o fato das pessoas utilizarem o animal como um animal domesticado, tirando-o da natureza e criando uma lacuna de reprodução negativa.

A Vida Silvestre do Jabuti

É uma espécie de quelônio que pode ser chamado de tartaruga terrestre, levando em conta que as tartarugas em geral são marinhas.

Sua carapaça, diferentemente do que muita gente pensa, não é algo que pode ser removido, pois a mesma se compõe de ramificações ósseas das costas e costelas do animal. Essa carapaça tem como principal função a proteção do jabuti, que usará a mesma como escudo no intuito de se proteger de intempéries naturais ou de predadores. Poucos são os animais que conseguem perfurar essa carapaça quase que impenetrável.

Nas águas, é possível que um tubarão consiga comer uma tartaruga e quebrar sua carapaça com os dentes. Mas que animal terrestre possui tanta força assim em uma mordida, afinal? Leões e tigres podem tentar e, com muita dificuldade, podem penetrar a carapaça de um jabuti. Os mesmos desistem logo no começo. Isso significa que o jabuti não tem predadores oficiais na natureza, exceto pelo homem, que usa os mesmos para comer, domesticar e traficar.

Predação do Jabuti
Predação do Jabuti

A única predação relevante do jabuti acontece com seus ovos, pois esses sempre são um prato cheio para animais atentos. As cobras, os texugos, os cães do mato, ratos silvestres, corujas e uma variedade enorme de animais pode se deleitar com vários ovos de jabuti. Esses ovos são depositados na areia, em um buraco com cerca de 20 centímetros de profundidade.

Após os primeiros filhotes saírem do ninho, os mesmos podem ser apanhados por outros animais, assim, poucos jabutis conseguem, afinal, sobreviver. Esse é um controle efetuado pela natureza de maneira eficaz, pois quando cresce, o jabuti dificilmente é predado.

Diferenças Entre Jabuti Macho e Jabuti Fêmea (Jabota)

Os machos e as fêmeas são quase que exatamente iguais, mas alguns detalhes os diferenciam categoricamente.

Primeiramente, o tamanho é a maior diferença a ser notada. O macho é um pouco maior do que a fêmea. Uma forma simples, também, de reconhecer a diferença entre um macho e uma fêmea é analisando o casco dos mesmos. O casco é a parte inferior, portanto, não confunda com a carapaça. Nos machos, o casco é voltado para dentro, pois isso auxiliará ambos os gêneros na hora do acasalamento, criando assim um encaixe perfeito para que tudo flua normalmente.

Conheça, por fim, todas as variedades de Jabuti encontradas pelo mundo:

1. Jabuti Piranga

Jabuti Piranga
Jabuti Piranga

2. Jabuti Tinga

Jabuti Tinga
Jabuti Tinga

3. Jabuti do Norte

Jabuti do Norte
Jabuti do Norte

4. Jabuti do Noroeste

Jabuti do Noroeste
Jabuti do Noroeste

5. Jabuti do Nordeste

Jabuti do Nordeste
Jabuti do Nordeste

6. Jabuti do Sul

Jabuti do Sul
Jabuti do Sul

7. Jabuti da Mata Atlântica

Jabuti da Mata Atlântica
Jabuti da Mata Atlântica

8. Jabuti Piranga Branco

Jabuti Piranga Branco
Jabuti Piranga Branco

9. Jabuti Piranga Vermelho

Jabuti Piranga Vermelho
Jabuti Piranga Vermelho

10. Jabuti Piranga Preto

Jabuti Piranga Preto
Jabuti Piranga Preto

11. Jabuti Piranga da Carapaça Cinza

Jabuti Piranga da Carapaça Cinza
Jabuti Piranga da Carapaça Cinza

12. Jabuti Piranga Mel

Jabuti Piranga Mel
Jabuti Piranga Mel

13. Jabuti Piranga Albino

Jabuti Piranga Albino
Jabuti Piranga Albino

14. Jabuti Piranga Híbrido

Jabuti Piranga Híbrido
Jabuti Piranga Híbrido

Veja também

Qual é o Ecossistema Típico de SP?

A Floresta de Araucária é um ecossistema típico do estado de São Paulo (SP). O …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *