Home / Natureza / Características da Foca da Groenlândia

Características da Foca da Groenlândia

A Pagophilus groenlandicus é considerada um dos animais marinhos mais lindos dos mares quando são filhotes, pois capturam a essência da inocência através de seus olhares perdidos. Elas não possuem orelhas, o que faz com que as mesmas adquiram um aspecto distinto, sem contar a sua coloração, que é inteiramente branca.

É muito comum pensar que a foca da Groenlândia é branca a vida inteira, mas isso só ocorre enquanto as mesmas são filhotes, porque depois elas adquirem uma coloração mais forte, partindo do cinza até o preto, em machas pelo corpo.

Os machos adquirem as costas e a barriga completamente cinzas, assim como a cauda, possuindo manchas negras nas partes laterais. Não existe um padrão de cores, e em um grupo, é possível observar várias tonalidades e formas.
A foca da Groenlândia é uma das espécies de focas de maior distribuição populacional, sendo considerada LC (Least Concerned – Pouco Preocupante) pela IUCN, na escala de extinção.

Seu nome provém de uma tradução literal de seu nome em latim, que é Phoca groenlandica, que pode ser avistada no Oceano Atlântico e Oceano Ártico.

Estima-se que, atualmente, exista cerca de 3 milhões de indivíduos que compõe a população da foca da Groelândia, porém, esse número já foi bem maior, alcançando a margem de 6 milhões.

A caça predatória da foca da Groenlândia sempre foi conspícua devido ao seu pelo, mas apesar desse infeliz fato, a também chamada foca-Harpa continua tendo uma boa distribuição nos mares do Norte.

Características Alimentares da Foca da Groenlândia

A foca da Groenlândia vive em grupos de dezenas de outras focas, sempre nadando próximo a superfície, e criando buracos nas camadas de gelo para poderem respirar de forma intermitente. O limite que as focas da Groenlândia ficam debaixo da água atinge 15 minutos.

Todas elas também caçam juntas, nunca se distanciando muito de blocos de gelo que podem servir de abrigo para evasões na presença de predadores, como tubarões, orcas e leões-marinhos.

Como a foca da Groenlândia é carnívora, sua alimentação é baseada no consumo de crustáceos, em sua maioria, e bastante peixe e também de lulas. De acordo com a IUCN, 67 espécies de peixes fazem parte de seu cardápio, além de mais de 70 espécies de invertebrados.

Estudos, segundo o Ministério Norueguês das Pescas e de Assuntos Costeiros (Norwegian Ministry of Fisheries and Coastal Affairs), a foca da Groelândia se alimenta muito mais de crustáceos durante o verão, deixando os peixes para épocas mais frias, como na primavera e inverno.

Phoca Groenlandica Procurando Comida
Phoca Groenlandica Procurando Comida

É constado que a população mundial de focas da Groenlândia chega a consumir 3,5 milhões de toneladas de peixes e invertebrados durante um ano.

Características Reprodutivas da Foca da Groenlândia

Assim como as outras focas, a foca da Groenlândia se reproduz na água e as únicas vezes em que elas vão para o solo, são para dar à luz e cuidar dos filhotes.

A maturidade sexual da foca da Groenlândia se dá após o quinto ano de idade. O período de gestação é de cerca de 7 a 8 meses.

A alimentação da foca da Groenlândia durante as primeiras duas semanas é exclusivamente do leite de sua mãe, rico em gordura.

Os filhotes são tão ávidos por leite, que por dia, eles engordam 5 kg, e é possível que os filhotes recorram a outras mães atrás de leite, até mesmo de focas de outra espécie. Já foi registrado a morte de alguns filhotes de foca da Groelândia que se alimentaram de uma outra mãe e morreram por não receberem os nutrientes corretos e suficientes.

Os filhotes da foca da Groenlândia ficam extremamente gordos após nascerem, e isso ocorre pelo fato de que o leite é rico em gordura, e que isso é necessário para a sobrevivência do mesmo, já que não será possível para esse filhote poder caçar no solo, pois não há comida.

 

Filhote de Foca da Groenlândia
Filhote de Foca da Groenlândia

Dessa forma, a gordura acumulada servirá para manter o filhote vivo. Depois que esses passam a nadar e a caçar, eles perdem cerca de 50% em peso.

Características Comportamentais da Foca da Groenlândia

É um animal que passa quase 100% de seu tempo na água, ficando submersa por 15 minutos e voltando à superfície para uma simples retomada de fôlego.

As vezes em que a foca da Groelândia sobe nas placas de gelo é para cuidar de seus filhotes ou para parir os mesmos, além de ser um refúgio para predadores como as baleias e tubarões.

Ainda há as vezes em que, após longos períodos em águas extremamente geladas, a foca da Groelândia descansa um período para recompor seu organismo, pois além do frio, a mesma retém as batidas de seu coração em 90% para poder ficar submersa durante mais tempo.

A foca da Groenlândia é um animal sociável, que convive sem problemas com focas de outras espécies, como a foca-de-Ross, a foca-Caranguejeira e a foca-de-Well.

A relação entre os pinipídeos é amigável, pois os mesmos dividem o mesmo habitat e alimentos.

A Caça à Foca da Groenlândia no Canadá

O Canadá faz divisa com a Groenlândia, e isso a torna o País que mais preda a foca-Harpa no mundo, e nesse ano (2018), quase 60 mil focas foram mortas, com o consenso do governo.

A principal causa de sua predação está atrelada ao fato de sua pelagem branca, por isso a maior parte das focas mortas são os filhotes, que possuem essa coloração somente nas duas primeiras semanas de vida, e por isso elas nem mesmo chegam a nadar.

A Caça à Foca da Groenlândia no Canadá
A Caça à Foca da Groenlândia no Canadá

A predação consiste nas costas canadenses, principalmente no Golfo de São Lourenço, e províncias de Labrador e Terra Nova. São zonas em que muitos pescadores conhecem a época de reprodução e locais onde as mães deixam seus filhotes.

A caça tem base na remoção da pelagem da foca da Groenlândia, ou seja, as mesmas são mortas com tiros ou espancadas na cabeça, ação feita para evitarem o dano na pele. As mesmas são escalpeladas no local, na maioria das vezes, e seus restos servem para alimentação de outras criaturas. Alguns pescadores comercializam a carne de foca também, enquanto outros até mesmo levam os restos para consumação.

Veja também

Estudantes de Ecologia

Técnico em Ecologia

O técnico em ecologia é a pessoa que desempenha várias tarefas técnicas no campo e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *