Home / Natureza / Características da Couve Flor

Características da Couve Flor

Você conhece todas as características da couve-flor e os numerosos efeitos benéficos para a nossa saúde? Nem todo mundo sabe que este vegetal é rico em vitaminas e elementos nutricionais essenciais para o nosso corpo.

Características da Couve Flor

O nome científico da couve-flor é traduzido literalmente “flor de caulis”. Este vegetal pertence à família das crucíferas, juntamente com repolho, repolho roxo e brócolis. Geralmente é cultivado nos períodos mais frios e é particularmente difundido na parte sudeste-sul do Brasil.

Para reconhecer se é fresco ou não, é necessário avaliar se as folhas são nítidas e certifique-se de que não contêm áreas mais escuras; Além disso, a inflorescência (que é a parte que comemos) deve aparecer com cores brilhantes e deve ser firme ao toque.

Muitas vezes, este vegetal é maltratado na cozinha por causa do cheiro não muito agradável que emana durante o processo de cozimento, devido às características de tiocianato e tiouréia, substâncias que se transformam em gases a altas temperaturas. Na realidade, o problema pode ser resolvido simplesmente colocando um pedaço de pão velho embebido em vinagre na tampa.

Propriedades Nutricionais

As inúmeras propriedades tornam um alimento precioso entre os vegetais típicos da temporada de inverno. Se você está seguindo uma dieta de perda de peso , este vegetal pode ser uma excelente alternativa para variar suas refeições: considere que contém cerca de 25 calorias por 100 gramas.

Isto é porque é composto de 90% de água e contém uma quantidade insignificante de gordura (igual a 0,2 por 100 gr). É muito rico em diversas vitaminas e minerais: cálcio, ferro, fósforo, potássio, zinco e magnésio, oligoelementos essenciais para a constituição de tecidos e células. Seria aconselhável comer vegetais crus, porque infelizmente durante a cozedura muitos desses nutrientes são perdidos.

A couve-flor também é abundante em vitamina C, juntamente com a vitamina B9, também conhecida como ácido fólico, uma substância necessária não apenas durante a gravidez, mas também para o bom funcionamento do cérebro e para melhorar a visão. Entre as propriedades da couve-flor também está a de ser rica em vitamina B1 (que intervém na transformação da glicose em energia) e vitamina A (útil para o crescimento dos ossos e proteção da epiderme).

Benefícios da Couve Flor

A couve-flor traz muitos benefícios para o corpo e devem ser consumidos pelo menos 2 a 3 vezes por semana para ser capaz de sentir os primeiros efeitos. Primeiro de tudo, ela não contém glúten por isso também pode ser consumido por doentes celíacos.

Tem poder antioxidante e é considerado como um vegetal com ação anticancerígena, especialmente contra o cólon. As fibras nele contidas ajudam a regular o trânsito intestinal, enquanto a presença de ferro e vitamina C são um bom remédio natural contra a anemia, pois ajudam o corpo a absorver mais ferro na dieta.

O diabético pode comer couve-flor em quantidade, considerando-se que, em cerca de 100 gramas, apenas 2,4% são açúcar. Entre outras propriedades, capazes de melhorar as condições de saúde, encontramos a ação benéfica exercida sobre a pressão arterial e a colite ulcerativa.

Além disso, suas características anti-inflamatórias são tão altas que reduzem os sintomas do frio: tente fazer uma boa centrífuga de couve-flor, misture 3 colheres de sopa com mel e água e você verá imediatamente os efeitos.

A mesma água de cozimento contém grandes quantidades de enxofre, por isso pode ser útil para fazer compressas faciais contra a acne ou para aliviar a inflamação da pele.

Contra Indicações

Em alguns casos, a ingestão excessiva de couve-flor pode causar problemas para aqueles que sofrem de doenças específicas.Por exemplo, todos aqueles com hipotireoidismo devem prestar atenção porque tiocianatos e tioureas vão diretamente para a tireóide.

Mesmo aqueles que sofrem de problemas relacionados ao cólon irritável devem limitar o consumo para evitar mais inchaço do abdômen.

Inchaço no Abdômen
Inchaço no Abdômen

Além disso, também limita a absorção de iodo, uma substância muito importante, especialmente para as mulheres que, através do ciclo menstrual, perdem quantidades significativas. Então você não deve fazer consumo excessivo, especialmente se estiver grávida.

O enxofre merece uma menção especial porque existem estudos conflitantes: segundo alguns, a couve-flor sobrecarrega a presença de enxofre no fígado, segundo outros, esse micro-componente seria útil para o processo de desintoxicação. Para evitar consequências desagradáveis, recomendamos você sempre moderar e não exagere no consumo.

A Couve Flor na Cozinha

E para fechar, aqui estão duas ótimas e simples receitas com couve flor para experimentar:

ALMÔNDEGAS DE COUVE FLOR ASSADAS SEM OVOS: estas almôndegas de couve-flor assadas sem ovos são leves e deliciosas, perfeitas para um aperitivo ou um desjejum matinal bem diet…

– Preparação 15 minutos
– Cozinhando 30 minutos
– Tempo total de 45 minutos
– Doses para 6 pessoas (4 almôndegas por pessoa)
– Calorias 267 kcal
Ingredientes para almôndegas de couve-flor cozida
-2 de grandes couves-flores inteiras
-40 gramas de pão amanhecido esmagado
-45 gramas de pão ralado
-1 cebola média picada
-1 tufo de salsa picada
-50 gramas de parmesão esmagado

Depois de ferver a couve-flor em água salgada com um pedaço de pão para remover o mau cheiro, divida as florzinhas e pique grosseiramente na batedeira.
Enquanto isso, deixe a cebola caramelizar em uma panela com um pouco de óleo e adicione a couve-flor picada cozinhar por alguns minutos.
Mergulhe o pão velho em uma tigela com leite de soja ou arroz, esprema e acrescente a salsa, o parmesão vegan e um pouco de pão ralado , todos trabalhando com as mãos.
Tempere com sal e pimenta. Neste ponto, adicione a couve-flor previamente cozida, picada e refogue na panela com a cebola até obter uma mistura lisa e bastante seca .
Forme pequenas bolas, passe-as em pão ralado e asse a 200 graus durante cerca de 30 minutos , até as almôndegas ficarem douradas por todos os lados

Dica: a melhor maneira de apreciá-los é acompanhá-los com um ketchup natural, melhor ainda se for ketchup caseiro.

MACARRÃO COM COUVE FLOR: aqui está uma receita bem simples e interessante que sugerimos experimentar se você ama este tipo de legume…

Para a receita de macarrão com couve-flor, você precisará dos seguintes ingredientes:
-1 kg de couve-flor branca
-4 colheres de sopa de azeite
-1 dente de alho
-sal e pimenta a gosto
-350 gramas de macarrão sedanini

Limpe a couve-flor, corte em pedaços e lave-a com água corrente.
Ferva uma panela de água salgada e, quando fervendo, ponha a couve e deixe ferver por cerca de quinze minutos.
Outro pequeno truque: não jogue fora a água do cozimento da couve-flor, mas cozinhe o macarrão nela.
Depois de cozido, retire-o sem retirar a água e cozinhe o macarrão, adicionando sal, se necessário.
Doure o alho em quatro colheres de azeite e remova-o depois de alguns minutos, tomando cuidado para não deixá-lo queimar.
Quando o macarrão estiver pronto, adicione-o a couve flor e também associe o óleo; em seguida, misture e sirva em uma bandeja ou diretamente no prato com uma pitada de pimenta.

Veja também

A Importância do Ar Para a Saúde

A importância do ar para a saúde está no fato de que é nele que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *