Home / Natureza / Cânions no Brasil

Cânions no Brasil

É bem provável que você já tenha ouvido falar do cânion mais famoso do mundo: O Grand Canyon. Situado nos Estados Unidos, ele virou uma das principais atrações no país. Hoje, é bem frequente turistas de todo o mundo tirarem um tempo somente para visitá-lo.

Não é só a beleza que impressiona, mas o seu tamanho e toda sua estrutura. Realmente, deve ser incrível contemplar um de perto!

Pode ser que você não saiba, mas lá não é o único local que possui cânions. O que citamos é o mais conhecido, porém, em muitos lugares do planeta podemos vê-los. Inclusive no Brasil!

Você sabia que o território nacional possui formações rochosas tão bonitas quanto a estado-unidense? Então! Se não tinha noção sobre essa informação, está na hora de conhecer os mais surpreendentes daqui do país! Confira alguns dos mais visitados e faça planos para visitá-los o quanto antes!

Antes de Tudo: O Que é um Cânion?

De acordo com as revistas eletrônicas, ele é um vale rochoso, que possui encostas praticamente verticais. Eles se estendem em comprimentos muito grandes, podendo chegar a 5 quilômetros!

Há quem acredite que eles são formados por algum desastre da natureza, como um terremoto por exemplo. Mas, quem pensa assim, se engana: O aprofundamento dos cânions é lento, podendo ser formado durante milhões de anos. Os agentes formadores são os rios e as chuvas.

Eles são conhecidos por inúmeros nomes: desfiladeiros, ribanceiras, canhões e ribas.

Onde Posso Encontrá-los no Brasil?

Aqui no país, existe uma região muito conhecida por ter diversas dessas formações rochosas, que é em Aparados da Serra. Ele fica entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Lá é onde está situado o maior cânion da América do Sul!

O tamanho desse vale ultrapassa 10.250 hectares. Isso ocupa todo o parque nacional. Itaimbézinho é o maior deles, possuindo mais de 5 quilômetros de extensão.

Seu acesso se dá através de trilhas. A ida até lá está envolta de belas paisagens e grandes rios. Com toda certeza, eles são um ótimo atrativo para quem é amante da natureza!

Veja alguns dos mais belos do Brasil:

Cânion do Guartelá

Este é o sexto maior cânion do mundo e o maior do Brasil. Para conhecer os desfiladeiros do país, nada melhor do que começar pelo que mais se destaca, não é?

Também localizado na região do Sul do Brasil, mas ele não está em Aparados da Serra. O Cânion do Guartelá pertence ao estado paranaense, entre as cidades de Castro e Tibagi. Fica em um local conhecido como planalto dos Campos Gerais.

Ele ultrapassa 30 quilômetros e possui 450 metros de altura no seu pico mais alto. Ele foi formado pelo rio que o ultrapassa, o Iapó. Este cânion divide seu espaço com o Parque Estadual do Guartelá. Caso queira ir conhecê-lo, verá também quedas d’água, vales profundos, corredeiras e diversas inscrições rupestres.

Cânion Josafaz

Este é um dos maiores do Brasil. Sua extensão ultrapassa 15 quilômetros de extensão, além de estar com mais de 1 quilômetro acima do nível do mar. Ele fica dentro da região de Aparados da Serra — que citamos anteriormente.

Este local é um dos mais visitados, quando se trata de trilhas de aventura. Um ponto turístico que se destaca! Para quem está acostumado com esse tipo de passeio, é muito recomendado. Já para os iniciantes, pode ser um caminho árduo. Portanto, pense bem antes de visitá-lo através das trilhas!

Cânion do Rio Poty

Localizado em Teresina, no Piauí, é uma das atrações mais visitadas no estado. Seus paredões possuem pouco mais de 60 metros de altura. Seus caminhos podem ser visitados através de um bote no Rio Poty, o curso de água que deu origem ao nome.

Possui muitos abrigos naturais e cavernas que podem ser visitadas. A diversidade das plantas que o rodeiam também é impressionante, fazendo com que  ele seja um dos mais belos do Brasil.

Cânion do Peixe Tolo

Ele possui a segunda maior queda d’água da região de Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais. Situado na Serra do Intendente, abriga a Cachoeira do Tabuleiro, muito visitada por turistas que adoram esportes radicais. Este local é de difícil acesso. Caso queira chegar lá, terá que seguir diversas trilhas.

Cânion dos Apertados

Diferentemente da maioria dos que foram citados aqui, este fica em uma propriedade particular. Localizado no município de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, ele é formado pelo encontro de dois rios muito importantes para região: O Currais Novos e o Picuí.

A Fazenda Aba da Serra é a responsável por abrigar esta obra da natureza. Ele é muito conhecido por criar vários poços depois do período das chuvas, servindo de um local para os animais matarem a sede.

Cânion do Rio Espalhado

Sem dúvidas, este é um dos mais belos cânions que você pode visitar. Sua criação já é impressionante, e o que acrescenta em sua beleza é uma piscina natural que está no centro dele.

Essa piscina possui nada menos do que 3 metros de largura e 90 metros de altura. Esse local é conhecido como Buracão. Para chegar até lá não é nada fácil: É preciso atravessar um rio, até que alcance 85 metros de altura.

Ele está em Ibicoara, na Chapada da Diamantina, Bahia.

O que Achou de Alguns dos Cânions Mais Impressionantes do Brasil?

Com toda certeza, esta lista não está com todos os existentes. Afinal, realizar uma lista com todos do Brasil seria quase impossível! O nosso território é dotado por diversas formações rochosas, então, é provável que todos os estados tenham, independente do tamanho.

Alguns estão dentro de reservas protegidas, outros em propriedades particulares. E ainda mais, outros estão disponíveis para serem visitados, principalmente por aventureiros. O que acha de conhecer cada um dos que foram citados aqui? Você não irá se arrepender!

Veja também

Estudantes de Ecologia

Técnico em Ecologia

O técnico em ecologia é a pessoa que desempenha várias tarefas técnicas no campo e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *