Home / Natureza / Berinjela é Uma Fruta?

Berinjela é Uma Fruta?

A berinjela é um fruto, mas não é uma fruta. Isso mesmo! Seu gosto possui um tênue balanceamento entre o amargo e o doce, não a caracterizando como uma fruta, que são frutos que possuem um gosto claramente doce (com variedades para o cítrico). Mas, afinal, se a berinjela não é uma fruta, o que ela é? Acompanhe o artigo e descubra tudo sobre a berinjela.

Variedades da Berinjela

A berinjela é um fruto originário da Índia, conhecido por sua exuberante cor roxo-escura, que é sua forma mais conhecida no Brasil, mas esta também pode variar entre as cores vermelha, amarela, verde e até mesmo a branca.

Seu formato também é conhecido por ser longo e cheio, mas o mesmo pode sofrer variações, possuindo formatos distintos da forma conhecida convencionalmente. Algumas variedades de berinjela podem ser mais achatadas nas pontas, se assemelhando a um pimentão, e outras podem ser mais achatadas como um todo, tendo o formato de um tomate, por exemplo, enquanto outras podem se assemelhar até mesmo à abóboras.

No Brasil, a cor e formato da berinjela comercializada é única, mas em algumas plantações dentro do território nacional, elas ainda podem fugir do padrão. Um exemplo é a berinjela turca, que se parece com um tomate à olhares descuidados; também conhecida como berinjela-tomate em algumas regiões.

O plantio de berinjela possui uma grande variedade em Países como a Índia, Estados Unidos e China, levando seus respectivos nomes. Veja abaixo uma lista de berinjelas conhecidas internacionalmente e seus respectivos nomes. Infelizmente muitas variedades não são consumidas e produzidas no Brasil e por isso não possuem um nome característico. Vale ressaltar também que as berinjelas não possuem somente uma cor e formato. Observe e surpreenda-se com as variedades de berinjela existentes.

Berinjela Branca e Roxa
Berinjela Branca e Roxa

1. Rosita Eggplant(Porto Rico)

2. AppleGreen Eggplant (E.U.A)

3. Arumugam’s Eggplant (Índia)

4. Aswad Eggplant (Iraque)

5. Bangladeshi Long Eggplant (Bangladesh)

6. Green Giant Eggplant (E.U.A)

7. Casper Eggplant (E.U.A)

8. Halepi Karasi Eggplant (Canadá)

9. Mitoyo Eggplant (Japão)

10. Ichiban Eggplant (Japão)

11. Listada de Gandia Eggplant (Itália)

12. Red China Eggplant (China)

13. Rossa Bianca Eggplant (Itália)

14. Thai Yellow Egg Eggplant (Tailândia)

15. Tsakoniki Eggplant (Grécia)

Por Que a Berinjela é Um Fruto, e Não Uma Fruta?

Essa é uma questão que surge na cabeça das pessoas quando estas leem que a berinjela não é uma fruta, mas sim um fruto. Com essa dúvida em jogo, é válido saber a diferença entre os dois termos “fruta” e “fruto”.

Pois bem, sabe-se que um fruto é tudo aquilo que nasce de uma planta; que precisa sair da terra através da germinação de sua semente, que será protegida por um invólucro no intuito de proteger esta semente e, após sua maturação, o mesmo se desprende da planta e cai no chão para que possa germinar novamente, caso não for consumida por um humano ou animal, para, instintivamente, seguir sua reprodução e nunca deixar de existir, pois esse é seu propósito natural. Assim, a berinjela faz parte desse processo, assim como uma laranja. O que isso significa? Que ambos são frutos.

Dessa forma é mais fácil de entender o porquê do termo “fruta” aparecer em meio aos “frutos”, pois essa é uma forma mais fácil de identificar um fruto que seja doce dos frutos que são amargos. Sendo assim, os frutos que são amargos entram na categoria de legumes, que é o caso da berinjela.

A banana, o pimentão, o pêssego e a berinjela são frutos, por exemplo, mas as frutas são apenas a banana e o pêssego, enquanto os legumes são o pimentão e a berinjela. Cada um desses quatro elementos se enquadram em uma categoria devido a seu uso na alimentação.

Banana e Berinjela Juntas em Imagem
Banana e Berinjela Juntas em Imagem

Cientificamente, o termo “legume” e “fruta” não existem, pois ambos são “frutos”. Porém, o senso comum (opinião popular) os definem distintivamente para facilitar sua comercialização e consumação.

A Importância da Berinjela na Gastronomia

Concluir que a berinjela seja um fruto está totalmente correto, assim como concluir que a mesma também seja um legume. O que não pode acontecer é dizer que uma berinjela seja uma fruta, pois essa não cairia bem sendo um dos ingredientes de uma salada de frutas, por exemplo.

Seu modo de preparo, por outro lado, é altamente diversificado dentro das culinárias mundiais, atuando em saladas, sendo refogadas e sendo um dos principais ingredientes que substituem a carne e massas em cardápios vegetarianos.

O antepasto de berinjela é um dos pratos mais consumidos ao redor do mundo, pois é um prato feito apenas com vegetais, o que o deixa altamente saudável e serve como uma refeição por inteira. A berinjela também atua na substituição de carne em hambúrgueres vegetarianos, por exemplo, assim como atua em substituições de massas de lasanha ou nhoque.

A berinjela, na culinária, pode atuar como um delicioso recipiente natural. O que isso significa? Significa que é possível usá-la para comportar outros ingredientes e formular pratos únicos. Uma das receitas mais conhecidas é a berinjela recheada.

Principais Características da Berinjela

Acompanhe abaixo a tabela nutricional da berinjela de acordo com a TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos)

Energia (kcal) 20
Proteína (g) 1,2
Lipídeos (g) 0,1
Colesterol (mg) NA
Carboidratos (g) 4,4
Fibra Alimentar (g) 2,9
Cinzas (g) 0,4
Cálcio (mg) 9
Magnésio (mg) 13

Uma característica importante relativa a qualquer legume produzido no Brasil é o fato do País ser líder no uso de agrotóxicos em sua produção, levando muito desse agrotóxico à mesa dos brasileiros. Eis a importância de se lavar muito bem as frutas, legumes e verduras consumidas.

Uma outra das principais características da berinjela é sua maleabilidade com o plantio, pois é possível produzi-la durante o ano inteiro, assim como as ervilhas, por exemplo. É fácil perceber que sempre há berinjela fresca nos mercados. No verão sua produção atinge o ápice, pois a berinjela combina mais como calor do que com o frio.

Plantio de Berinjela
Plantio de Berinjela

Para acertar na hora da compra da berinjela, é importante verificar sua superfície, pois essa não pode conter imperfeições nem estar amolecida. A berinjela é um fruto extremamente sensível que exige cuidado desde o plantio e transporte até a conservação e consumo. Seu pedúnculo (que é a parte que conecta a fruta à planta) deve estar firme e verde. Qualquer outro aspecto na berinjela é passível de troca.

Conclui-se, portanto, que a berinjela é um fruto que faz parte da tabela dos legumes, e não pode ser considerada uma fruta.

Veja também

Principais Características do Agroecossistema

Como bem sabemos, todo o setor agropecuário é a base da nossa alimentação desde muitos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *