Home / Natureza / Benefícios Da Banana Orgânica

Benefícios Da Banana Orgânica

As bananas são um dos frutos mais produzidos e consumidos no Brasil pelo fato de ser altamente adaptável aos nossos climas tropicais, com bastante incidência de luz solar.

Essa fácil adaptação aos climas nacionais e, em geral, das Américas, faz com que a banana seja produzida tanto para comercialização quanto para consumo.

O Brasil é conhecido por ser um dos Países que mais utilizam agrotóxicos em suas comidas, e segundo a ANVISA, o pimentão é a principal vítima desses agentes contaminantes, excedendo 80% do volume permitido, e também é possível afirmar que o consumo dos alimentos produzidos em solo nacional faz com que cada brasileiro tome cerca de 5,2 litros de agrotóxicos ao decorrer de um ano inteiro.

A fonte dessa informação pode ser encontrada em um dos documentários mais importantes e icônicos da agricultura brasileira, O Veneno Está Na Mesa 2, de Silvio Tendler.

Muitos amantes das comidas naturais tem uma enorme preocupação quanto à pulverização de veneno sobre seus alimentos, e por isso tem sido cada vez mais decorrente a procura por alimentos orgânicos, que, pela falta de produção em massa, passa a ter um preço menos acessível do que os alimentos produzidos em larga escala.

Diferença da Banana Orgânica Para a Banana Produzida com Agrotóxicos

A banana produzida com agrotóxicos são as bananas que são consumidas e comercializadas em todos os recantos do mundo. Elas não demonstram conter aspectos negativos que diminuam seu consumo, pois suas formas e seus sabores atingem a expectativa de seus consumidores.

O fato dos agrotóxicos serem usados para suas produções não fica evidente fisicamente no resultado final que se encontra nas gôndolas dos mercados, por isso seus aspectos parecerão tão normais quanto as bananas orgânicas.

É possível constatar, nas bananas orgânicas, que seus aromas e sabores são mais acentuados do que as produzidas em larga escala.

As bananas orgânicas possuem benefícios exclusivos, como o fato de apresentarem naturalidade, sem adição de conservantes ou venenos agrícolas, e por devolverem aos seres que as consomem, os nutritivos retirados naturalmente do solo (da natureza).

Os benefícios da banana orgânica se baseiam no fato de não apresentarem agrotóxicos em suas produções, sendo que os agrotóxicos têm uma estrita relação com o desenvolvimento de células cancerígenas, tanto em animais quanto em humanos.

Outro benefício da banana orgânica está no fato da fruta fornecer nutrientes saudáveis a quem a consome, podendo fazer parte de uma dieta saudável sem agressões aos animais e quaisquer outras espécies que vivem na mesma região.

Como Cultivar Ou Comprar A Banana Orgânica

É possível que qualquer pessoa consiga cultivar banana orgânica, desde que haja espaço, um solo que será nutrido com resíduos orgânicos e luz o suficiente para que a mesma realize sua fotossíntese normalmente.

O processo de cultivo da banana requer que a mesma seja nutrida constantemente, e caso o solo necessite de adubação correta, será importante estruturar uma fórmula NPK que seja compatível ao desenvolvimento pleno do mesmo.

Para que haja colheita da banana orgânica a partir de seu plantio, será necessário uma espera de 20 a 25 meses, quando suas flores desabrocharem em lindos cachos.

Quando não houver a possibilidade de cultivar a própria banana orgânica, a única forma de obtê-la será dada através de cultivadores, pois é difícil encontrar em mercados, já que a economia tem preferência para quem produz para corporações.

Comércios locais, como quitandas ou feirinhas sempre fornecem uma variedade excelente de bananas orgânicas, que trarão benefícios ímpares a seus consumidores.

O incentivo ao comércio local através da compra de seus produtos orgânicos é um passo importante para que sempre haja uma maior demanda, e por consequência, um maior plantio das mesmas.

Bananas Orgânicas Com Sementes

É comum o relato de pessoas que começaram a cultivar bananas orgânicas e se depararam com bananas diferentes das convencionais, não apenas devido ao modo pelo qual foram cultivadas, pelas cores e sabor, mas principalmente por apresentarem sementes.

Se não houver uma pesquisa sobre as sementes que foram plantadas, o cultivador pode se surpreender com as bananas silvestres, que são bananas que não são produzidas comercialmente, e por isso não se encontraria esses tipos em mercados.

As bananas silvestres são frutos que só se acham nas florestas, e são consumidas veementemente por criaturas herbívoras, como papagaios e morcegos, além de serem colhidas por desbravadores e comunidades nativas.

É possível, ainda, cultivar bananas orgânicas silvestres, e por isso é comum ver algumas espécies sendo comercializadas em feiras locais, principalmente em estados mais próximos a Mata Atlântica, que é onde apresenta o maior número de bananas silvestres no País.

As bananas orgânicas são os principais alimentos de comunidades indígenas, que há anos ensinaram várias formas de comer esse alimento, que desde então vem sido utilizado na cozinha nacional nos mais diversos pratos.

Benefícios e Formas de Consumo da Banana Orgânica

Se alimentar de banana orgânica traz benefícios de suma importância para o corpo, pois a mesma é rica em vitaminas C, B1, B2 e B6, além de apresentar muitas fibras, potássio, magnésio, manganês e cálcio.

Uma das principais características da banana é seu regulamento intestinal, pois seu amido é excluído do organismo, o que incentiva o mesmo a eliminá-lo do corpo.

Vitamina Feita de Banana Orgânica
Vitamina Feita de Banana Orgânica

A banana orgânica pode ser consumida de inúmeras formas, seja cru, cozida, assada e até mesmo frita. A banana orgânica também  pode ser ingrediente de bolos e tortas, amplamente consumidas no Brasil. Há a possibilidade de se fazer farinha de banana, que na maioria dos casos é feita de banana verde, pois a farinha se torna mais consistente e duradoura.

Shakes e bebidas lácteas tendem a incluir a banana como fruta principal, pois seu sabor combina muito com bebidas doces. É altamente indicado consumir vitaminas feitas a partir de leite com banana.

A maleabilidade da banana orgânica é enorme, e consumir a banana orgânica em todos esses processos trará somente benefícios positivos ao organismo.

Veja também

A Importância do Ar Para a Saúde

A importância do ar para a saúde está no fato de que é nele que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *