Home / Natureza / Banana Caturra ou Nanica?

Banana Caturra ou Nanica?

Banana nanica é o nome  usado na maioria dos estados brasileiros para se referirem à essa fruta que iremos descrever melhor a seguir. Mas em alguns lugares do país ela também pode ser chamada de banana d’água, baé, casca verde na região nordeste. No Maranhão por exemplo, leva o nome de inglesa. Pelas bandas de Santa Catarina o nome de imperial. E no lado sul do Brasil é chamada de banana caturra. 

Quando conhecida como “nanica”, pode-se gerar confusão na cabeça dos mais novos, por ser comprida e maior que a banana  maçã. Explicamos aqui que, pequena de verdade é sua árvore de baixa estatura, que por sua vez produz a fruta originária da Ásia, que se adaptou extremamente bem às terras tupiniquim .

Essa bananeira apesar de possuir uma baixa estatura, é uma verdadeira campeã no quesito produção de seus frutos: seus cachos podem produzir até 400 bananas, chegando a pesar aproximadamente 46 quilos!

Cada banana do cacho mede cerca de 14 a 23 centímetros, a cada 100 gramas, carrega cerca de 90 kcal, e é super consumida por atletas de várias categorias esportivas por sua grande quantidade de potássio, o que acaba ajudando na prevenção de eventuais câimbras e por ser também eficaz para diminuir a pressão arterial. 

Os Benefícios da Banana Caturra ou Nanica 

Acompanhe a seguir os outros benefícios da banana nanica:

  • As fibras da fruta ajudam a equilibrar o trânsito intestinal, facilitando e melhorando os problemas de constipação sem precisar usar laxantes. Além também de, acalmar o estômago, ajudando na digestão.
  • Comer uma banana caturra  um pouco antes ou depois de cada refeição, ajuda a normalizar os níveis de açúcar no sangue, combatendo a fatiga, garantindo maior saciedade, por maior tempo e melhorando assim a sensação de bem estar. 
  • Cálcio e vitaminas como à A, C (fontes de energia), B1, B2, B6 e B12 – que trabalham em função de acalmar o sistema nervoso, possui o ferro – que incentiva a produzir hemoglobinas, cooperando para quem sofre de algum tipo de anemia -, o ácido fólico, doces de açucares naturais ( frutose, glicose, sacarose) que, juntando com as fibras existentes, acabam gerando maior energia.
  • Grande quantidade de triptofanato, produtor da serotonima que ajuda a relaxar e deixar as pessoas com o humor melhor apurado, sendo receitada à pessoas que sofrem com a depressão.
  • Combate os efeitos da nicotina e ajuda de forma eficaz a luta contra a insônia. 
  • Ainda verde a banana pode ser ingerida! Além de ser um alimento extremamente delicioso e ativador, colabora também com a prevenção de doenças e diminui o colesterol.

Duas Formas Diferentes de Consumir Banana 

Banana Com Canela

Banana Com Canela
Banana Com Canela

Banana quente misturada com canela é uma ótima receita para  saciar a vontade de doces. A canela sendo um alimento termogênico ( aquece a temperatura corporal), acelera também o metabolismo, segundo a nutricionista Loureça Dalcanale, profissional do Centro de Cirurgia Obesidade e Metabólica. A especialista diz que quanto mais rápido e acelerado for o metabolismo, mas veloz será também a queima de gordura, ajudando a perda dos quilos indesejados. Só não recomendável adicionar açúcar na receita, de forma nenhuma. Experimente saborear o sabor original da fruta.

Vitamina de Banana

Vitamina de Banana
Vitamina de Banana

Outra forma interessante de ingerir a banana, é fazendo uma saborosa vitamina. Na receita em questão, a banana deve ser batida com outros ingredientes que também possuam ativos para a perda de peso. Uma forma muito saudável de preparar esta receita é bater leite de arroz, de soja, de iogurte ou aveia e linhaça. Combinando proteínas existentes do leite, carboidrato da aveia e banana e um pouco de gordura da linhaça, em seguida, basta bater tudo no liquidificador, respeitando a quantidade e porção necessária para cada caso.

A vitamina de banana é uma excelente aliada para quem faz exercícios físicos, consumir a batida potencializa o funcionamento do músculo cardíaco, ajudando também a evitar e prevenir cãibras, como já mencionado no artigo.

Como Plantar: Clima

A temperatura é um fator importante para este tipo de fruta, ela precisa ser entre 20 e 24°C, é aceitável uma diferenciação entre a faixa de 15 a 35ºC. Temperaturas superiores a 35°C e, ainda, menor que 12°C provocam uma parada no desenvolver da fruta, gerando dando à produção.

A Nanica é mais sensível ao frio entre as espécie de banana, por tanto, é fundamental respeitar essa informação.

Evite áreas com fortes geadas e ventos intensos. A área deve ser chuvosa, superando 1.800mm, aproximando-se a um consumo de água em torno de 3.000mm ao ano, nas áreas irrigadas.

Como Plantar Banana: Plantio

Mudas de Banana
Mudas de Banana

As mudas podem ser empregadas em pedaço de rizoma ou rizoma inteiro (chifrinho, chifre, chifrão, replante ou guarda-chuva). O tempo para frutificar depende da muda, quanto mais leve maior o tempo.

Quando produzidas por meio de biotecnologia, as mudas tendem a serem mais precoses e perfilham mais. Colocar terra em pouca quantidade; por motivo da primeira capina, fechar a cova ou sulco.

Deixando de lado a irrigação, o plantio da banana pode ser efetuado todo o ano; sem precisar de irrigação, preferencialmente esperar o início das chuvas no país.

Evitar sempre o plantio em épocas de temperatura inferiores a 15ºC é primordial.

Espaçamento

Quando porte baixo ou médio, cultivares: 2 x 2m ou 2 x 2,5m;

Porte alto: 2 x 3m ou 3 x 3m.

Mudas Necessárias

Porte baixo ou médio: 2.000 ou 2.500 mudas por hectare; porte alto: 1.111 ou 1.333 mudas por hectare.

Covas

30 x 30 x 30cm ou sulcos em nível com 30cm de profundidade.

Considerações Finais

Popularmente conhecida como Caturra ou Nanica, essa espécie de banana é comprida e da casca amarela, na maioria dos casos é consumida pura por que é mais doce que os outros tipos da fruta. Também é normal serem usadas para fazer doces, como tortas e bolos, além é claro da famosa vitamina já mencionada acima. 

Vimos também que ela possui um alto valor nutricional, riquíssima em vitaminas que produzem efeitos como energia, prevenção de doenças e dores como no caso de câimbras. 

E para finalizar, também abordamos como plantar e cultivar a banana nanica, informações como a temperatura ideal e condição do solo para uma melhor frutificação, dando assim uma ideia ao caro leitor de como se plantar a fruta.

Veja também

Um Solo Argiloso Pode ser Humífero?

Quem mexe com jardinagem encontra alguns impasses pelo caminho. Um deles é justamente este: o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *