Home / Natureza / As Melhores Ervilhas

As Melhores Ervilhas

Legumes são essenciais para a alimentação do ser humano, e a ervilha, cuja essência a classifica como um legume, não deixa de ser diferente. Seu consumo faz bem em todos os aspectos, pois é uma fonte de proteínas, carboidratos e fibra alimentar.

Acompanhe a tabela abaixo, com os dados representando os valores nutricionais de uma ervilha proveniente da vagem, isto é, da ervilha consumida diretamente da plantação. Os valores equivalem a 100 gramas da mesma. A tabela é baseada na TACO (Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos).

100 gr de ervilhas naturais

Energia (kcal) 88
Proteína (g) 7,5
Lipídeos (g) 0,5
Colesterol (mg) NA
Carboidratos (g) 14,2
Fibra alimentar (g) 9,7
Cinzas (g) 1,0
Cálcio (mg) 24
Magnésio (mg) 42
Tigela Com Ervilhas
Tigela Com Ervilhas

Mas, como se sabe, nem todo mundo tem a oportunidade de comer a ervilha diretamente da vagem, por isso as ervilhas sempre serão compradas em mercados, estas vindo em pacotes congelados ou em pacotes ou em vidros de conserva. As características nutricionais permanecerão praticamente intactas se as ervilhas forem congeladas da forma correta e dentro de um período curto após sua colheita, mas se as ervilhas forem em conserva, os produtos alterarão suas características originais, diminuindo seus valores nutricionais.

Acompanhe abaixo a tabela nutricional das ervilhas quando estas estão em conserva (considera-se a mesma quantidade de 100 gramas).

100 gr de ervilha em conserva

Energia (kcal) 74
Proteína (g) 4,6
Lipídeos (g) 0,4
Colesterol (mg) NA
Carboidratos (g) 13,4
Fibra alimentar (g) 5,1
Cinzas (g) 1,4
Cálcio (mg) 22
Magnésio (mg) 23

Sabe-se, assim, que a ervilha em seu estado original será melhor do que a enlatada ou até mesmo drenada; as ervilhas quando passam do período certo de colheita serão aproveitadas de duas formas: como alimentos, sendo drenadas e/ou desidratadas, ou como sementes de ervilhas, que servirão apenas para plantio.

As Ervilhas-de-Debulho são Melhores que as Ervilhas-de-Quebrar?

As ervilhas, na maioria das vezes, sofrem duas catalogações: as ervilhas debulhadas (ou ervilhas-de-debulho) e as ervilhas-de-quebrar.

A diferença básica entre elas é que as debulhadas têm as sementes colhidas antes de sua germinação, descartando assim sua vagem, que é dura e imprópria para consumo; estas ainda apresentam a sua característica mais famosa: são lisas e seu gosto varia entre o doce e insosso. As ervilhas-de-quebrar passam pelo mesmo processo de colheita, porém seu tamanho é menor, mas sua vagem pode servir para consumo. Essas ervilhas apresentam um aspecto encorrilhado (enrugado) e seu gosto é acentuado por um leve amargor.

Ambas apresentam as mesmas características nutricionais, e o que fará uma ervilha ser melhor do que a outra será dado por sua versatilidade em aparecer em pratos. Nesse aspecto, a ervilha debulhada vence, pois, sua maleabilidade é maior do que a ervilha-de-quebrar.

A ervilha lisa pode adentrar desde pratos frios, como petiscos ou em uma salada, assim como pode ser vaporizada e acompanhar um purê de batata junto com uma carne de panela, por exemplo. Além de poder se tornar uma pasta ou um purê que, com o tempero correto, pode ser um acompanhante extremamente saboroso em uma refeição.

A ervilha enrugada é utilizada comumente em sopas, para que seu gosto se misture com outros legumes, pelo fato de ser mais forte do que o gosto da lisa.

As 4 Melhores Ervilhas para Consumo

  1. Ervilhas de vagem comestível: as vagens desabrocham somente quando as sementes estão maduras e por isso a vagem é consumida em tenra idade por inteira, pois as ervilhas, quando germinadas, não ficam próprias para consumo devido a sua dureza.
Ervilhas de Vagem Comestível
Ervilhas de Vagem Comestível
  1. Ervilha-torta: é outra denominação para as ervilhas-de-quebrar. Essas apresentam as vagens lisas, pois as ervilhas nunca atingem tamanho suficiente antes da colheita, e por isso são menores do que as debulhadas.
Salada de Ervilha Torta
Salada de Ervilha Torta
  1. Ervilha-Shirraz (Sugar Magnolia): é uma ervilha inglesa que se destaca por suas vagens possuírem a coloração roxa, mas as ervilhas continuam sendo verdes. Sus vagens são comestíveis e possuem os mesmos valores nutricionais das demais ervilhas. Seu uso exclusivo é o de ornamentar pratos devido a sua coloração exuberante.
Ervilha Shirraz No Pé
Ervilha Shirraz No Pé
  1. Ervilhas-doces: de origem chinesa, são ervilhas que apresentam um aspecto adocicado, assim como suas vagens. Tanto a ervilha quanto a vagem podem ser consumidas cruas ou em alguma sobremesa.

As Melhores Marcas de Ervilhas do Brasil

A qualidade da ervilha depende muito de quem a produz, desde sua plantação nas fazendas, até como sua colheita é realizada, e depois até sua entrega nas gôndolas do mercado. Esse é um longo processo, e saber sobre a empresa responsável por esse trabalho pode fazer o consumidor concluir quais marcas lidam com as melhores ervilhas, pois, quanto mais dedicação houver para cuidar delas, melhor elas estarão para consumo.

É possível aos profissionais que trabalham com a colheita de ervilhas, classifica-las em vários estados físicos, para que assim as ervilhas sejam selecionadas e não sejam consumidas pelo público.

Tais aspectos físicos são determinados como:

  1. ardido (queimado pelo sol);
  2. brotado (já passado do ponto de colheita);
  3. carunchado (mordido por insetos);
  4. chocho (murcho);
  5. manchado (apresentando colorações ímpares);
  6. mofado (abandonadas ou esquecidas);
  7. danificado (por intempéries do tempo, animais e máquinas);
  8. quebrado (pela germinação ou por intempéries);
  9. partido (por germinação ou transgenia).

Para saber qual empresa produz mais ervilhas dentro do solo nacional, acompanhe a tabela abaixo.

Atualmente, existem mais de 100 empresas que trabalham diretamente com a produção comercial de ervilhas no Brasil. Segundo a ECONODATA (empresa responsável pelo fornecimento de dados detalhados de empresas brasileiras), as 5 maiores empresas que produzem ervilhas no Brasil são:

RANKING NOME DA EMPRESA ESTADO
1º lugar GOAILLI GOIÁS
2º lugar BRASIL CASHEW NUTS SÃO PAULO
3º lugar AKLLA SANTA CATARINA
4º lugar SANTAFE GOIÁS
5º lugar GOIAS VERDE GOIÁS

Quantidade Representa Qualidade?

Sabemos que, se pegarmos apenas uma única ervilha retirada de um monte de uma tonelada de ervilhas produzidas em um único dia por uma grande empresa internacionalmente reconhecida, essa ervilha, apesar de tudo, pode perder em vários aspectos para uma ervilha cultivada no quintal de trás de nossas casas ou na horta do seu João lá da esquina.

A produção em larga escala só existe porque os consumidores compram seus produtos, e para que isso aconteça, os consumidores precisam confiar na empresa responsável, caso contrário, se caso as ervilhas fornecidas fossem ruins, estes não realizaram a compra.

Homem Colhendo Ervilha
Homem Colhendo Ervilha

Portanto, é necessário entender que o significado de “melhor ervilha” não se dará exatamente pela quantidade em que essa é produzida, mas sim pela forma com qual os responsáveis pela empresa lidarão com sua manutenção, até que essas pequenas bolinhas verdes cheguem às mesas dos consumidores.

Veja também

A Importância do Ar Para a Saúde

A importância do ar para a saúde está no fato de que é nele que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *