Home / Natureza / Animais Em Extinção No Cerrado

Animais Em Extinção No Cerrado

O cerrado brasileiro é o segundo maior bioma do mundo, ficando atrás apenas da Floresta Amazônica, e isso significa que existe um número muito extenso de biodiversidade, dividindo vários habitats dentro do cerrado, e isso conta tanto as plantas quanto os animais.

Pelo fato de ser um bioma extremamente grande, o cerrado tem sido cada vez mais vítima de ações humanas, que ano após ano vem degradando e consumindo o espaço da flora e da fauna.

Muitos animais conhecidos por todos os brasileiros estão em risco de extinção, por incrível que pareça. É normal ouvirmos falar de vários animais na televisão e até de vermos alguns animais desses em cidades locais, mas a maioria desses animais se encontra em um estado que não elimina a possibilidade de extinção.

Existem três principais motivos pelo qual a extinção de animais e plantas tem crescido cada vez mais, e o primeiro motivo é a consumação do habitat, onde a migração de um habitat para outro ocasiona mortes evidentes. Outro motivo é a poluição promovida nas águas, que disseminam doenças e causam milhares de mortes diárias. O terceiro motivo se dá pela inserção de espécies invasoras em ambientes diferentes, com a ideia de que as mesmas se reproduzam, mas isso acaba ajudando para que as espécies do ambiente original sejam vítimas.

A ecologia trabalha nos aspectos que envolvem as ações dos humanos sobre a natureza e como a natureza reage às mudanças promovidas. Para saber mais sobre o estudo da ecologia, acesse FACULDADE DE ECOLOGIA.

Confira Os 10 Animais Mais Ameaçados De Extinção No Cerrado Brasileiro

1. Anta – Tapirus terrestres

Estado de conservação: VU (Vulnerável)

A perda de habitat é o principal motivo que vem diminuindo o número de antas no cerrado. Outro fator é a lenta reprodução das mesmas, que fornece apenas um exemplar por gestações que duram meses para se repetir.

2. Onça-Pintada – Panthera onca

Estado de conservação: NT (Quase Ameaçada)

O principal motivo pela queda no número das onças no Cerrado, é a caça realizada por donos de terras, pois as onças atacam animais domésticos, e por isso se tornam grandes inimigas do homem. Não obstante, acreditando ou não, pessoas matam onças de forma esportiva, mesmo sendo um ato criminoso.

3. Tatu-Canastra – Priodontes Maximus

Estado de conservação: VU (Vulnerável)

São criaturas que, no Brasil, habitam apenas o cerrado, que providencia um solo seco e apto para ser cavado, se tornando a morada dos mesmos. Além de ser um animal que sofre com a perda de habitat, o mesmo é constantemente vítima de atividades ilegais, onde caçadores vendem sua carne e usam seus cascos como enfeites.

4. Ariranha – Pteronura brasiliensis

Estado de conservação: EN (Em Perigo)

O principal motivo que tem caracterizado o avanço da ariranha em direção à extinção é a contaminação das águas, pois é onde a mesma passa a maior parte do tempo e de onde consegue seu alimento. Peixes e crustáceos contaminados contribuem para a extinção da espécie.

5. Tamanduá-Bandeira – Myrmecophaga tridactyla

Estado de conservação: VU (Vulnerável)

É um animal que tem cada vez mais perdido seu espaço na natureza, e também não possui habilidades de adaptação a ambientes diferentes, o que faz com que o mesmo morra rapidamente quando inserido em outro habitat. Atualmente, é mais comum encontrar tamanduás em cativeiro do que na floresta.

6. Porco-do-Mato – Tayassu pecari

Estado de conservação: VU (Vulnerável)

O porco-do-mato, também conhecido como Queixada, já está extinto em alguns países que outrora abrigaram a espécie, como o Peru. No Brasil, sua distribuição não é tão grande, e a depredação de seus ambientes influencia diretamente em seu desaparecimento.

7. Papagaio-Charão – Amazona pretrei

Estado de conservação: VU (Vulnerável)

Não habitam apenas o cerrado, mas a Amazônia também. Em ambos os biomas, o papagaio-charão tem sido visto com menos frequência, por isso, atualmente, seu maior número encontra-se em instituições de preservação, para que a mesma não venha a desaparecer.

8. Gato-Maracajá – Leopardus wiedii

Estado de conservação: NT (Quase ameaçada)

Um felino muito parecido com a onça pintada, que habita regiões mais quentes do cerrado, que assim como ela, atravessam zonas regidas por humanos, que, mesmo sem ter cometido nenhum “delito”, são logo eliminadas pelos fazendeiros pelo fato das onças consumirem animais e ameaçar a segurança das pessoas.

9. Veado-Campeiro – Ozotoceros bezoarticus

Estado de conservação: NT (Quase ameaçada)

A monocultura é o maior inimigo desse animal e de inúmeros outros, onde grandes regiões de terras habitadas por eles passam a ser consumidas para pastoreio ou plantação de grãos, levando o veado-campeiro para mais longe de seu habitat. Ao mesmo tempo é comum haver acidentes com veados atravessando ruas que cortam florestas.

10. Jacu-de-Barriga-Castanha – Penelope ochrogaster

Estado de conservação: VU (Vulnerável)

A perda habitat é o principal motivo pelo qual o jacu-de-barriga-castanha sofre com a eminente possibilidade de deixar de existir dentro de poucos anos.

Por Que Existem Animais Em Extinção No Cerrado?

Como pode ser observado mais acima, todos os animais possuem uma característica em comum, além de estarem sob ameaça de extinção, todas as espécies são vítimas da expansão territorial por parte dos humanos.

É cada vez mais comum ver áreas de extração de árvores ou empresas que poluem rios a quilômetros de distância.

Tudo isso implica na morte de vários animais.

A poluição promovida pelas pessoas também influencia diretamente na vida dos animais, que podem confundir lixo com comida e morrer engasgados ou até mesmo adquirir doenças a partir do consumo de itens despejados em rios e florestas.

A caça predatória também tem seu papel na extinção das espécies, pois muitos machos, fêmeas e filhotes são caçados para servir de alimento ou para fornecerem alguma propriedade única, como pelos, escamas, ovos e mais.

Quase todos os animais que existem no mundo estão catalogados pelo índice de reprodução através da tabela da IUCN, que demonstra quais espécies estão ameaçadas ou não. Se você não está compreendo o que significa as siglas VU, EN, LT e etc., clique em ANIMAIS EM EXTINÇÃO NO MUNDO e descubra todas as catalogações e o que elas representam.

Veja também

Estudantes de Ecologia

Técnico em Ecologia

O técnico em ecologia é a pessoa que desempenha várias tarefas técnicas no campo e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *