Home / Natureza / Animais Bizarros Extintos

Animais Bizarros Extintos

Alguns animais que já existiram aqui na terra eram tão aterrorizantes que hoje em dia muita gente diz “ufa” quando descobrem que eles não existem mais.

Atualmente, os animais que habitam o Planeta são descendentes das mais horrendas criaturas que já ousaram existir.

Já ouviu falar que a galinha é um parente do dinossauro, por exemplo? Pois então, existem, realmente, ligações entre muitos animais que hoje vivem com seus antepassados que eram suas formas gigantes um dia.

Porém, muitos amantes da natureza adorariam poder ter tido a oportunidade de estudar afinco alguns desses animais bizarros extintos.

Também é desanimador imaginar que a época em qual vivemos na história será a época em que muitos e muitos animais deixarão de existir, e essa é a infeliz tendência da vida em qualquer habitat. Até os seres humanos deixarão de existir um dia!

Quando assistimos alguns filmes com criaturas inimagináveis, pensamos em como os diretores desses filmes conseguem ter tanta imaginação, não é mesmo? Mas pode ter certeza que todos esses diretores simplesmente pesquisaram sobre as criaturas que já existiram na terra, e ninguém supera isso em originalidade.

Os monstros são tão bizarros que é impossível acreditar que um dia já existiram. E muitas dessas criaturas pré-históricas viveram aqui na América do Sul! Nossos rios e florestas foram o habitat principal da maior cobra e do maior dinossauro que já existiram.

A lista que você irá conferir aqui não tem apenas os dinossauros como criaturas mais aterrorizantes, portanto, dá para se ter ideia do que pode ter existido aqui onde vivemos atualmente.

1. Aves-do-Terror (Phrorusrhacidae)

Foram enormes aves carnívoras, que chegavam até a 3 metros de altura e 250 kg. Caracterizadas pela ferocidade, pois conseguiam quebrar cascos de tartarugas apenas apertando-os com suas garras.

2. Mega-Capivara (Phoberomys pattersoni)

Capivaras são animais lindos, mas imaginar uma capivara gigante de 3 metros de altura que pesa mais de 700 kg é aterrorizante. Hoje em dia, a capivara continua sendo o maior roedor que existe, e pesa 40 kg.

3. Libélula-Gigante (Meganeura monyi)

Foi o maior inseto que já existiu na terra, possuindo quase um metro de comprimento.

4. Dunkleosteus (Dunkleosteus terrelli)

Dunkleosteus
Dunkleosteus

Foi um peixe gigante que chegava a medir 10 metros de comprimento e pesava mais de 4 toneladas.

5. Tubarão-Dente-de-Tesoura (Edestus giganteus)

Tubarão-Dente-de-Tesoura
Tubarão-Dente-de-Tesoura

Foi uma espécie de tubarão que chamava atenção pela forma que seus dentes de distribuíam na boca, já que seus dentes nunca caiam, e os novos iam sempre empurrando os antigos para a frente, fazendo-os crescer até mesmo nas gengivas do animal. Essa ordem extinta de tubarões se chama eugeneodontida, caracterizada pelos dentes em espiral.

6. Helicoprion (Helicoprion bessonovi)

Helicoprion
Helicoprion

Digno de um filme de terror sobre tubarões mutantes, o helicoprion (“serra em espiral”) faz parte da mesma ordem do tubarão-dente-de-tesoura. Porém, o helicoprion é ainda mais bizarro, pois sua mandíbula se estendia como uma enorme língua, enfileirada por incontáveis dentes.

7. Escorpião-Marinho-Gigante (Pentecopterus decorahensis)

Escorpião-Marinho-Gigante
Escorpião-Marinho-Gigante

Podendo alcançar a altura de um homem adulto, esse escorpião causa arrepios só de pensarmos que um dia existiu nos mares há cerca de 460 milhões de anos atrás. É o maior artrópode alguma vez já descoberto.

8. Hallucigenia

Hallucigenia
Hallucigenia

Não se engane pelas imagens, pois esse animal pré-histórico é tão fino quanto um fio de cabelo, que possui ramificações que se assemelham a espinhos. Durante muito tempo se pensou que essa criatura não possuía cabeça, pois os fósseis sempre estavam sem a mesma, mas cientistas canadenses fizeram essa descoberta em 2015.

9. Mega-Piranha (Megapiranha paranensis)

Mega-Piranha
Mega-Piranha

Uma piranha que chegava a medir um metro de comprimento, tendo fósseis que indicam que a mesma viveu nos mares argentinos. Sua descoberta ocorreu em 2009, através de estudos do paleontólogo Alberto Luis Cione.

10. Urso-de-Pernas-Longas (Arctodus)

Urso-de-Pernas-Longas
Urso-de-Pernas-Longas

Também conhecido como urso-de-cara-chata, viveu há milhares de anos nas Américas do mundo. Sua principal característica era seu tamanho, que passava dos 3 metros de altura, e também era mais magro que os ursos atuais.

11. Megalodonte (Carcharocles megalodon)

 Megalodonte
Megalodonte

Com dentes que podiam passar dos 17 centímetros de comprimento, o tubarão megalodonte é o maior tubarão que já existiu no mundo, chegando perto dos 20 metros de comprimento e pesando aproximadamente 50 toneladas.

12. Primata-Gigante (Gigantopithecus)

Primata-Gigante
Primata-Gigante

Foi uma espécie de macaco que chegou a medir aproximadamente 3 metros de altura, pesando cerca de 300 kg. É considerado o maior primata que já existiu. Acredita-se que o primata-gigante era omnívoro.

13. Águia-de-Haast (Harpagornis moorei)

Águia-de-Haast
Águia-de-Haast

Foram aves de rapina que originaram as aves atuais, possuindo uma envergadura que chegava aos 3 metros de comprimento, e um peso que podia alcançar o máximo de 16 kg. Essas aves eram tão fortes que carregavam presas 15 vezes mais pesadas que elas mesmas. Lendas diziam que as águias-de-haast comiam até crianças.

14. Varanus Priscus

Varanus Priscus
Varanus Priscus

Um parente distante do dragão-de-Comodo. O Varanus priscus podia chegar até a 7 metros de comprimento, do focinho até a ponta do rabo.

15. Megatério (Megatherium americanum)

Megatério
Megatério

Imagine um bicho-preguiça do tamanho de um elefante. Pois então, esse é o megatério. Possui cerca de 4 metros de altura e pesava até 4 toneladas.

16. Crocodilo-Gigante (Deinosuchus)

Crocodilo-Gigante
Crocodilo-Gigante

Um crocodilo que podia disputar uma presa ou até mesmo encarar uma luta contra um tiranossauro Rex. Dessa forma, é mais fácil imaginar o tamanho que o deinosuchus possuía. Segundo fósseis, seu comprimento passava dos 10 metros, e o mesmo pesava até 6 toneladas e meia.

17. Argentinosaurus

Argentinosaurus
Argentinosaurus

Não há como falar sobre as criaturas mais bizarras já existentes sem mencionar o maior dinossauro que já existiu no mundo, atingindo cerca de 20 metros de altura, 35 de comprimento e pesando até 90 toneladas. Lembrando que o argentinosaurus era herbívoro.

18. Titanoboa (Titanaboa cerrejonensis)

Titanoboa
Titanoboa

Em nossas florestas, provavelmente a Amazônica, viveu a maior cobra que já existiu no mundo, a titanaboa, que possuía 13 metros de comprimento e pesava quase 1.200 kg.

Sim, esses animais existiram e seus fósseis podem ser encontrados nos museus dos lugares onde foram encontrados.

Existe, ainda, uma maior variedade de criaturas bizarras, mas que não chamam tanta atenção como essas 18 criaturas bizarras acima.

Veja também

Um Solo Argiloso Pode ser Humífero?

Quem mexe com jardinagem encontra alguns impasses pelo caminho. Um deles é justamente este: o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *