Home / Natureza / Alface Mimosa

Alface Mimosa

A alface mimosa é reconhecida visualmente por suas folhas onduladas e por uma coloração dupla nas alfaces verdes, tendo tons diferentes em cada folha. A ondulação da alface mimosa é maior do que o da alface americana (a mais consumida no Brasil), porém, é menos ondulada do que a alface crespa.

A alface mimosa pode ser vista na forma de alface mimosa rubi, alface mimosa imperial e alface mimosa imperial roxa.

A alface mimosa é um tipo de planta que pode nascer em diversificados tipos de solo, seja esse de clima frio ou quente, seco ou úmido. É uma hortaliça altamente resistente que dificilmente desanda no meio do percurso. Seu melhor desempenho se dá a céu aberto, sem nenhum sombreamento, porém, no inverno.

Muitas alfaces cultivadas em casa ou em hortas tendem a pendoar ou a não “vingar” se não tratadas de forma cuidadosa. Esse é um fator que distingue a alface mimosa, pois a mesma é um pouco mais silvestre que as demais, conseguindo lidar de melhor forma com o desenvolvimento das suas sementes no solo.

O pendoamento da alface mimosa só acontecerá se não houver cuidados básicos com a mesma, como a poda ou exposição demasiada ao calor.

Caso seja de seu interesse saber mais sobre o que é o pendoamento, acesse aqui no nosso site o link ALFACES RESISTENTES AO PENDOAMENTO e descubra essa característica importante dessa hortaliça tão consumida ao redor do mundo.

Características Nutricionais das Variedades de Alface Mimosa

As alfaces são plantas adoradas pelo mundo inteiro e a mesma já tem sido usada de diversas formas para a alimentação dos seres vivos.

É possível consumir a alface crua e higienizada em saladas únicas, ou seja, apenas a alface temperada, onde suas folhas e seus talos serão consumidos; é possível, ainda, consumir a alface em sucos, onde a mesma será triturada e todas as suas propriedades nutricionais serão ingeridas, elevando características importantíssimas do corpo a níveis que possam combater doenças e agouros.

Confira abaixo a tabela nutricional de algumas variedades.

Alface Mimosa Rubi

Calorias 11 kcal
Proteínas 1,3 g
Lipídeos 0,2 g
Colesterol NA
Carboidratos 1,7 g
Fibra Alimentar 1,8 g
Cinzas 0,7 g
Cálcio 38 mg
Magnésio 11 mg

Alface Mimosa Imperial

Alface Mimosa Imperial
Alface Mimosa Imperial
Calorias 12 kcal
Proteínas 1,1 g
Lipídeos 0,2 g
Colesterol NA
Carboidratos 1,5 g
Fibra Alimentar 2,1 g
Cinzas 0,7 g
Cálcio 38 mg
Magnésio 11 mg

Alface Mimosa Imperial Roxa

Alface Mimosa Imperial Roxa
Alface Mimosa Imperial Roxa
Calorias 11 kcal
Proteínas 1,9 g
Lipídeos 0,6 g
Colesterol NA
Carboidratos 2,2 g
Fibra Alimentar 1,9 g
Cinzas 0,5 g
Cálcio 42 mg
Magnésio 18 mg

Como Cultivar a Alface Mimosa

Como foi abordado no começo do artigo, a alface mimosa é uma variedade bem resistente que não exige tantos cuidados quanto as alfaces mais sensíveis, como a alface americana ou a alface lisa.

É possível criar a alface mimosa em ambientes pequenos, como dentro de apartamentos, por exemplo.

Utilizar os talos de uma alface mimosa em um receptáculo com água é o suficiente para que dentro de alguns dias esses talos comecem a se desenvolver e deem “cabeças” viçosas de alfaces orgânicas e saudáveis. As mesmas precisarão de exposição ao sol para pleno desenvolvimento. Sua poda deve ser feita regularmente, pois caso não seja feita o caule da alface irá se desenvolver naturalmente e transformará a “cabeça” em uma planta, que dentro de dias tornará seu consumo inviável, pois perderá o gosto e maciez. Esse processo da alface é o processo natural da planta, onde, no final, sementes e brotos crescerão para serem dispersados.

Em uma horta, é importante distinguir as variedades de alfaces, pois algumas são mais fortes e consomem mais nutrientes do que outras, fazendo com que demais variedades venham a definhar. A alface mimosa é uma das mais resistentes, principalmente a alface mimosa imperial roxa, que possui, na tabela nutricional, mais nutrientes do que as demais da mesma família.

A Alface Mimosa é Rica em Nutrientes

A principal característica que difere a alface mimosa de todas as outras é sua pequena parcela seivosa que possui propriedades importantes em questões medicinais. Por isso é uma das alfaces mais utilizadas para fins efusivos, ou seja, para que seja feito chás dessa variedade de alface.

O chá de alface é uma prática comum. Para conhecer mais sobre esse assunto, acesse CHÁ DE RAIZ DA ALFACE.

Envelope de Semente da Alface Mimosa
Envelope de Semente da Alface Mimosa

As propriedades da alface mimosa auxiliam em questões anestésicas, antiespasmódicas, digestivas, diuréticas e sedativas, não obstante terem uma forte influência em casos de insônia, ansiedade e hiperatividade.

É altamente indicado para todas as idades uma dose de chá de alface, onde as folhas, talos ou a raiz possam ser fervidos e consumidos em seguida, para que assim todos os nutrientes presentes na planta sejam processados pelo organismo.

Principais Informações Sobre a Alface Mimosa

É uma planta que se desenvolve melhor em climas frios, tendo maior produção durante o inverno.
Apesar da alface ser a “folhosa” mais consumida no mundo, a variedade mimosa não é a que prevalece. A alface americana continua liderando os mercados internacionais e as produções em massa.

O Sul do Brasil é a região que menos aposta na produção da alface mimosa. Esse fato ocorre devido ao clima gélido que determinadas estações atingem. Geadas e chuvas de granizo causam perdas catastróficas e por isso investimentos não são realizados.

No Brasil existe um alto índice do uso de agrotóxicos, e umas das plantas que mais carregam esses herbicidas são os pimentões e as alfaces. Há uma extrema necessidade em lavar as alfaces muito bem antes do consumo.

Às vezes, a água não é o suficiente para eliminar, ao máximo, as impurezas encontradas na superfície das folhas das alfaces. Por esse motivo é importante deixar as folhas da alface mimosa de molho em vinagre por 10 minutos antes de consumi-las.

Veja também

Histórico de Erupções do Vulcão Sinabung

Vulcão Sinabung Características

O vulcão Sinabung é um vulcão existente na Indonésia e que provavelmente teve a sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *