Home / Natureza / A Seiva da Bananeira e o Poder da Cicatrização

A Seiva da Bananeira e o Poder da Cicatrização

A bananeira pertence à família botânica Musaceae e é originária do Extremo Oriente, além disso, ela é considerada uma “erva”, isso de acordo com uma classificação botânica. Sabia?  Isso se dá pelo fato do “tronco” ser na realidade um pseudocaule formado pelas bainhas das folhas. O verdadeiro caule da bananeira, assim como o gengibre, encontra-se subterrâneo, o qual é chamado de rizoma. Aqui irei fazer uma analise sobre cada componente da bananeira, além de falar um pouco sobre suas propriedades cicatrizantes.

Por ser uma planta característica por apresentar um caule suculento, tronco formado por bases superpostas das folhas, folhas grandes e flores em cacho, os quais se apresentam dispostos a partir do “coração” da bananeira, apresenta inúmeros benefícios para a saúde, de forma que cada parte que compõe a bananeira pode ser utilizado como alimento ou mesmo para ações medicinais.

Os Benefícios do Fruto da Bananeira – A Banana

Devido a textura e a fácil digestão que a banana possui, estas frutas são indicadas como um dos primeiros alimentos sólidos para se dar aos bebês. Sabemos que existe uma grande variedade de bananas no mundo, sendo que as mais consumidas no Brasil são a banana prata, banana nanica, banana ouro, banana maçã e banana da terra.

Por haver uma grande diversidade, elas são altamente versáteis no seu consumo, o que ainda dá a possibilidade de criar diversos pratos saborosos, mas de qualquer forma, a melhor opção sempre será o consumo da fruta de forma natural. Ainda por cima, de preferência quando ela está bem madura, pois nessa fase a banana produz uma substância, que tem por objetivo auxiliar o sistema imunológico a combater células anormais, potencialmente cancerígenas.

Da questão alimentícia tratada acima, é a melhor parte, não é? Mas não é só isso que a banana oferece, ela também possui propriedades medicinais que são tão maravilhosas quanto seu sabor. Com base na medicina popular, todas as suas partes são empregadas na cura de moléstias, o que vai do caule até o coração da bananeira. A banana é boa para ajudar a regular o pH do organismo, reduzindo na acidez gástrica, podendo ser utilizada também para aliviar a prisão de ventre.

Benefícios da Banana
Benefícios da Banana

Como ela é uma fruta com elevado teor de cálcio, magnésio, vitaminas e potássio, ela é normalmente indicada para problemas musculares e também como prevenir câimbras, além disso, também tem outros benefícios como auxiliar a pessoas que sofrem de insônia, de forma a deixar as pessoas mais tranquilas, proporcionando um sono melhor.

Os Benefícios do “Coração” da Bananeira

Flor da Bananeira
Flor da Bananeira

O coração de bananeira, também conhecido como umbigo ou flor de bananeira, é a parte de onde nascem os cachos de banana, sendo retirado enquanto as bananas ainda estão verdes. Ele possui esse nome pelo seu formato e sua coloração serem iguais a de um coração, mas a parte que pode ser consumida é a interna, que é a parte que possui a coloração branca e um formato de pião. Uma observação é que esse fruto deve ser consumido imediatamente, pois do contrário, a planta escurece devido ao alto teor de umidade e oxidação.

O coração de bananeira é rico em carboidratos e nutrientes que ajudam a saciar a fome. Além disso, com base em pesquisas, é comprovado que esse fruto possui antioxidantes e ácidos que neutralizam radicais livres e eliminam os danos oxidativos causadores do câncer.

Por ser fonte de carboidratos, proteínas e minerais, o coração de bananeira é uma ótima opção para pratos veganos, sendo utilizado inclusive como ingrediente principal. O consumo do coração da bananeira é indicado principalmente no tratamento contra úlceras, anemias, doenças respiratórias e redução da pressão arterial.

Por ser um fruto amargo, o preparo do fruto precisa de um detalhamento, porém que vale bastante a pena. Dando continuidade, uma das indicações de consumo é fazendo um refogado e utilizar o fruto como recheio, tanto de tortas quanto de pastéis. Além disso, é possível consumir as flores que são encontradas no seu interior logo que o coração de bananeira é descascado, porém, estas são ainda mais amargas.

Propriedades Cicatrizantes da Bananeira

Os Benefícios da Casca de Banana
Os Benefícios da Casca de Banana

A casca da banana também possui propriedades medicinais, principalmente a casca da banana ainda verde. A parte interna da casca da banana verde contém uma substância com poder cicatrizante, que é a leucocianidina. Por essa questão, ela é bastante popular e a recomendação é de que a casca seja passada sobre a pele, em queimaduras e feridas leves, além de também ser passada em fissuras nos mamilos causadas pela amamentação. Uma observação a ser levantada é que essa é uma técnica popular, não sendo comprovada cientificamente.

Além da casca da banana verde, pode ser utilizada a seiva da bananeira, ou leite da bananeira, possui substâncias coagulantes, cicatrizantes e também anti-inflamatórias, devido a isso, a sua utilização popular comprova os resultados e provando que a sua utilização é possível.

Presente! Uma Receita Com o Coração da Bananeira pra Você

Como falei no artigo sobre o coração da bananeira e também nas possibilidades que podem ser inúmeras na criação de pratos saborosos, vou passar aqui uma receita de um refogado. Primeiramente, serão necessários:

  • 1 coração de bananeira
  • 1 dente de alho
  • 1 xícara (chá) de cebola picada
  • 5 colheres de óleo
  • Azeitona picadinha
  • Pimenta do reino e sal a gosto

Com relação ao modo de preparo agora temos que pegar o coração da bananeira e tirar as primeiras folhas, pois não precisaremos delas.

Corte o resto em rodelas bem finas.

Coloque tudo que cortou em uma panela com água e bicarbonato, em seguida, coloque no fogo para ferver. Após ferver, repita todo o processo trocando a água, pois este passo é para tirar o amargo da fruta. Após isso, deixe escorrer.

O próximo passo agora é colocar óleo na panela, o alho amassado e quando este estiver fritando, coloque o coração já escorrido. Mexa um pouco e adicione o sal.

Em seguida, tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos.

Por fim, acrescente a cebola, as azeitonas e a pimenta-do-reino

Assim que o coração estiver macio, pode desligar o fogo e o seu refogado já está pronto, podendo ser servido com arroz branco. 😊 bom apetite!!

Com isso, finalizo este artigo com essa deliciosa receita e mais benefícios que podemos obter com partes da bananeira. Você pode encontrar mais informações sobre partes da bananeira no artigo em que abordo sobre o leite da bananeira. Espero que tenha gostado e até o próximo artigo.

Veja também

A Importância do Ar Para a Saúde

A importância do ar para a saúde está no fato de que é nele que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *