Home / Natureza / A Maior Coruja do Brasil

A Maior Coruja do Brasil

No Brasil há 22 espécies de corujas, distribuídas nos mais variados cenários no País, habitando florestas, cerrados, campos, pradarias, mangues, áreas urbanas, litorais, praias e muito mais.

Existe, ainda, uma grande variedade de tamanhos e aparências, onde algumas corujas terão cerca de 15 centímetros até as que terão quase 60 centímetros.

Se houver o interesse em conhecer as 22 espécies de corujas existentes no Brasil, acesse em nosso site o link ESPÉCIES DE CORUJAS BRASILEIRAS.

Essa variedade de tamanhos e espécies ocorre em grande número dentro do território nacional, já que o Brasil é um País que abriga milhares de aves, mas, mundialmente o número aumenta relativamente, já que existem cerca de 225 espécies espalhadas pelo globo terrestre.

A maior coruja do Brasil não é endêmica e habita vários Estados em solo nacional, além de também estarem presentes em outros Países da América do Sul, América Central e até chega em alguns Estados da América do Norte.

Sua maior concentração está na Amazônia, berço de uma diversidade descomunal de aves.

Falaremos sobre a maior coruja do Brasil e também faremos comparações com as demais corujas existentes pelo mundo, para assim ter uma clara noção sobre essa ave incrivelmente bela e perspicaz.

Conheça O Corujão Orelhudo, A Maior Coruja Do Brasil

Também conhecido como Corujão da Virgínia, que se assemelha mais a seu nome científico Bubo virginianus, assim como por Jacurutu ou Corujão Orelhudo, ela é uma coruja pode atingir até 60 centímetros de altura, sendo considerado suas “orelhas” pontudas que medem cerca de 5 centímetros. As corujas orelhudas, ou corujas de chifres, são espécies comuns, e é importante lembrar que essa característica física não é literalmente uma orelha ou um chifre, mas sim penas que se sobressaem e encimam a cabeça da ave.

Além de ser a maior coruja do Brasil, o Corujão Orelhudo pode chegar a pesar mais de 2 quilos, principalmente as fêmeas em época de reprodução.

As dimensões do Corujão Orelhudo são incríveis, já que suas caudas podem chegar a medir 26 centímetros nos machos de 29 centímetros nas fêmeas.

Normalmente, medindo as asas de ponta a ponta, a maior coruja do Brasil possui de 190 centímetros até 210 centímetros de comprimento.

A maioria das corujas existentes nas Américas variam de 20 a 35 centímetros e pesam de 400 a 600 gramas, então ver uma coruja de 60 centímetros pesando mais de 2 quilos pode ser impressionante.

As corujas são aves rapineiras e tem uma ligação parental direta com as águias, podendo possuir as mesmas medidas, já que uma das menores águias, o Carcará (Caracara plancus) possui apenas 30 centímetros, ou o Uiraçu (Morphnus guianensis), que possui cerca de 90 centímetros de altura.

A Maior Coruja do Brasil e a Maior Coruja do Mundo

Apesar de demonstrar medidas incomuns para uma coruja, o Corujão Orelhudo, que é a maior coruja do Brasil, fica para trás se comparada a maior coruja do mundo, conhecido por Bufo Real, de nome científico Bubo bubo, e também é chamada de coruja águia.

O Bufo Real pode chegar até a 87 centímetros de altura e pesar incríveis 5 quilos e meio. Sua envergadura pode atingir 2 metros e 20 centímetros da ponta de uma asa a outra.

Chegando perto do Bufo Real, está o Bubo blakstoni, uma espécie quase ameçada de extinção, que pode chegar a pesar de 3 a 6 quilos, e medir até 72 centímetros.

Enquanto a maior coruja do Brasil vive na Amazônia e em vários outros Países das três Américas, as maiores corujas do mundo estão localizadas em grandes concentrações na Ásia e na Europa, mas o bufo real, por exemplo, é uma espécie de coruja distribuída amplamente pelo mundo inteiro e existe em todos os continentes, exceto na Antártida.

Principais Características da Maior Coruja do Brasil

Além da envergadura, que pode chegar a 210 centímetros, outras características do Corujão Orelhudo relativas a tamanho chamam a atenção, principalmente o tamanho de suas unhas, que possuem quase cerca de 10 centímetros de comprimento, tornando-a uma ave extremamente perigosa, que rapina suas caças de forma fácil com uma simples destroçada.

Características Físicas do Corujão Orelhudo Pelo Mundo
Características Físicas do Corujão Orelhudo Pelo Mundo

Sua estatura, seu peso e o tamanho de suas garras a tornam tão forte que as mesmas podem matar filhotes de cervos e até mesmo raposas com tamanhos de cachorro. Aos humanos, existe um perigo que deve ser evitado, pois os ataques da maior coruja do Brasil podem ser graves.

Outra característica da maior coruja do Brasil é o fato dela caçar outras aves, tanto de porte menor quando de porte maior, já que já houve registro de corujas comendo gaviões, por exemplo. Pombos, pardais e uma variedade enorme de aves podem fazer parte do cardápio do Corujão Orelhudo, além de macacos, tanto filhotes quanto adultos.

Mulher Com Filhote de Corujão Orelhudo no Colo
Mulher Com Filhote de Corujão Orelhudo no Colo

Como a maior coruja do Brasil faz parte da família Strigidae, ela faz jus a raça e tem seus hábitos predatórias no período noturno, onde a mesma usa de sua visão noturna e audição aguçada para realizar suas investidas.

A Predação da Maior Coruja do Brasil

Ser um animal de grande porte é vital para a sobrevivência na selva, pois além de demonstrar imponência, afasta predadores em potencial.

O Corujão Orelhudo é uma ave que sofre com predadores apenas enquanto filhote. Os ovos podem ser roubados por aves oportunistas, ou por cobras e até mesmo por raposas e felinos. Porém, enquanto adulta, a maior coruja do Brasil não possui predadores naturais. O que faz com que o corujão orelhudo morra são vários aspectos materiais que ceifam suas vidas através da ação dos humanos.

Corujão Orelhudo Dentro da Árvore
Corujão Orelhudo Dentro da Árvore

A caça e o desmatamento são os principais fatores que influenciam na morte do corujão orelhudo. Como elas são aves que se adaptam fácil aos territórios pelo fato de serem omnívoras, é comum vê-las em zonas residenciais, onde fios elétricos são um dos maiores problemas que elas enfrentam, sem contar com a intoxicação por vários alimentos estragados jogados pelas redondezas, assim como o fato delas comerem ratos envenenados também.

Na selva, não é comum ver algum animal tentando comer uma coruja tão grande como a maior coruja do Brasil. Lembrando que os maiores predadores de coruja são as cobras, mas no caso do Corujão Orelhudo acontece ao contrário, onde a coruja também se alimenta de cobras.

Veja também

Cânion do Xingó Onde Fica

Área muito popular de turismo, o cânion de Xingó vem atraindo aventureiors e curiosos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *