Home / Natureza / A Bananeira: Nome Científico

A Bananeira: Nome Científico

Popularmente conhecida, a banana é sem dúvidas a fruta mais consumida em todo o mundo, principalmente aqui no Brasil, a qual é a segunda produtora mundial dessa maravilha. Mas você sabe sobre a origem da bananeira? Sabia que ela não é original do Brasil? Se não sabe, me acompanha neste artigo, pois irei falar um pouco mais sobre as bananeiras e seu nome cientifico.

Um Pouco Sobre a História da Bananeira

Uma consideração importante a se fazer inicialmente é que a banana, por conseguinte, a bananeira, não é nativa do continente americano. Contudo, ela se adaptou bem aos nossos solos e clima, o que favoreceu na produção e exportação do principal produto do país, a banana.

Uma coisa interessante com relação as bananeiras é que o seu caule se encontra no subsolo, o que não condiz com o comportamento comum de diversas “árvores”. A bananeira é na verdade uma planta que se desenvolve horizontalmente por baixo do solo, a parte visível que são as folhas à medida que crescem para fora da terra, começam a formar o conhecido “falso-tronco”.

Cada falso tronco é responsável por um ramo de flores, as quais vão se tornando cachos de bananas. Após a produção ser concretizada pelo falso tronco, uma nova planta começa a crescer a partir do rizoma, mantendo o ciclo de desenvolvimento dos cachos de bananas.

Imagem de Uma Bananeira Bem Cuidada
Bananeira Bem Cuidada

No Brasil, existe apenas uma de suas variedades que é nativa, sendo ela a banana da Terra. Todas as outras que conhecemos e temos aqui são originárias dos países africanos, ponto importante para a migração da banana para as Américas através do Oceano Atlântico, ou ainda, do Extremo Oriente. Todas as variedades conhecidas no Brasil, não típicas, se adaptaram bem ao nosso clima no século XVI, sendo trazidas pelos portugueses.

Historicamente, registros que tratam sobre a banana trazem à tona a influência muçulmana com a gastronomia europeia, sendo a banana um produto que fez parte de um intercambio não só comercial, mas também cultural entre regiões do Oriente Médio e a Europa, no decorrer do século XIV.

No Começo do Século XX, Santos Foi um dos Mais Importantes Portos Para a Exportação de Banana na América Latina
No Começo do Século XX, Santos Foi um dos Mais Importantes Portos Para a Exportação de Banana na América Latina

Contudo, não é necessariamente verdade que o consumo da banana não tenha ocorrido antes desse período, pois existem dados que registram o consumo da banana antes mesmo do aparecimento de Cristo. De acordo com estudiosos, a sua existência vem dos séculos VI ou V a.C.

Cultivo da Banana no Brasil

Sendo o segundo maior produtor de bananas, com destaque para os maiores produtores que é São Paulo e a Bahia, temos em torno de 23% da produção. Hoje, temos que a população apenas do Brasil, consome em torno de 40 Kg por habitante… dá pra acreditar!?

Ela é uma planta tropical rústica e muito produtiva, a qual não se dá bem com temperaturas muito baixas. Por baixo do solo, ela se propaga por meio de brotações de gemas laterais do rizoma, podendo as mesmas serem comercializadas. Muitas são as variedades encontradas no Brasil, como é o caso da Banana prata, banana nanica, maçã e a banana pacovan.

Bananeira: Nome Científico?

Cacho de Banana da Bananeira
Cacho de Banana da Bananeira

A tal conhecida bananeira, produtora da fruta mais saborosa é conhecida cientificamente como Musa X Paradisiaca. Este é o nome que a comunidade aceita para a planta que é híbrida das Musa acuminata e Musa balbisiana. A maioria das bananas cultivadas são triplóides desse híbrido ou sendo apenas da Musa acuminata. A sua família botânica é a Musaceae, e sendo mais específico com relação a sua origem, ela é proveniente da Ásia.

Quais as Características da Planta

Nem só a fruta da bananeira pode ser consumida, mas sim, todo o seu conteúdo pode ser utilizado de alguma forma, o que vai do falso caule, as flores, o coração da bananeira, o rizoma, dentre outros pontos que podiam ser abordados aqui.

Coração da Bananeira
Coração da Bananeira

Farei um breve resumo abaixo com relação aos seus tipos de frutos para que possamos nos familiarizar um pouco mais. 😊

Quais São as Espécies de Bananas no Brasil?

Ela é uma fruta alongada e que possui uma polpa carnosa de coloração amarela, o que pode variar de acordo com o tipo. Ela é indicada a todas as idades, mas ainda mais para crianças pelo fato de ser uma fruta de fácil digestão e dietética. Possui uma grande fonte de potássio e um pequeno teor de gorduras. Dentre as espécies de bananas encontradas no Brasil, temos a banana prata, a banana ouro, a banana da terra (esta é a que possui maior riqueza em amido), a banana nanica.

O consumo da banana provê mais saúde e alegria para a população, principalmente crianças, por ser uma fruta de fácil digestão. Uma receita simples que pode ser ingerida a qualquer hora é a batida de banana com leite, a qual é indicada para pessoas com doenças graves, subnutridos e também febris, não apenas para eles, mas também para mulheres grávidas e lactantes, isso sem contar também as pessoas idosas que encontram-se com pouco apetite e formação insuficiente de suco gástrico.

Elas são indicadas para alguns casos de doenças ou inflamações, como é o caso de nefrite, que é uma inflamação dos rins, indicada também no combate à diarreias crônicas, e também na produção de xaropes para bronquite e tuberculose.

A banana é extremamente eficaz no combate a diarreia, por este motivo, ela pode curar crianças que estejam com problemas digestivos muito sérios, com inflamações de intestino grosso, dentre outras. Isso ocorre porque a banana aumenta as reservas alcalinas necessárias no sangue, isso por ela ser abundante em vitamina C e também possuir sacarose.

Não só para tratamento de lesões internas, mas também externas podem ser palco para os benefícios da bananeira, como é o caso da seiva, a qual pode cicatrizar feridas de forma rápida. Além da banana, outra fonte de alimento encontrada na bananeira, que são as flores e o coração da bananeira.

Muita coisa sobre bananeiras, não é? Ainda é possível encontrar muito conteúdo sobre elas, até porquê elas oferecem o fruto mais saboroso do nosso país. Espero que tenham gostado do artigo, qualquer dúvida, comentem. Até a próxima!

Veja também

Estudantes de Ecologia

Técnico em Ecologia

O técnico em ecologia é a pessoa que desempenha várias tarefas técnicas no campo e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *