Home / Natureza / A Alimentação do Jabuti Filhote

A Alimentação do Jabuti Filhote

O jabuti é uma espécie de réptil de origem sul-americana. Suas variedades mais conhecidas são o Jabuti Piranga e o Jabuti Tinga, exclusivamente do Brasil, mas ainda é possível encontrar esse tipo de animal na América Central, como o Panamá, e em outros vários Países da América do Sul, como a Colômbia, Suriname e Guianas.

São criaturas que fazem parte da ordem Testudinata, que inclui os cágados e tartarugas, ou seja, criaturas com carapaças convexas, popularmente referidos como quelônios por cultivadores.

Os quelônios são conhecidos por viverem tanto quanto um humano, atingindo, por vezes, mais de cem anos de idade, e é uma criatura silvestre, ou seja, deve viver na selva e é crime ter esse tipo de animal em criação doméstica. Apesar desse fato, no Brasil, é muito comum criar esse tipo de animal como um pet. A criação desse animal em área residencial a deixa apta para entrar em extinção, assim como qualquer outro animal silvestre.

Os machos e as fêmeas possuem o mesmo tamanho, podendo atingir até 60 centímetros de comprimento, mas comumente elas ficam entre 30 e 40 centímetros. A carapaça do jabuti é marcada por pequenas ondulações com clores claras no meio, indo do amarelo para o vermelho.

A Reprodução do Jabuti

Para conhecer o comportamento e alimentação dos filhotes, primeiramente se deve saber como os mesmos são gerados e por qual processo esses passam para determinar sua respectiva alimentação.

A fêmea, que pode ser chamada de Jabota, tende a botar de dois a sete ovos por ninhada, e os mesmos levam, normalmente, de 100 a 200 dias para chocarem. Com frequência, estima-se 150 dias.

Muita gente acha que os jabutis colocam seus ovos em ninhos, mas na verdade, esses agem tal como fazem as tartarugas, criando buracos para depositarem seus ovos.

Essas tocas recebem um ninho depois de algumas semanas em que houve a copulação. Geralmente, essa toca é cavada a 20 centímetros de profundidade. A fêmea, muitas vezes, molha o solo com a própria urina para poder deixa-lo mais maleável, depois a mesma fica em uma posição em que essa consiga depositar os ovos com segurança. Cada ovo leva cerca de 40 segundos para serem depositados. Assim que os ovos são depositados, a jabota cobre o buraco e trabalha em sua camuflagem, usando galhos e folhas. A fêmea fica cada vez mais experiente nessa área ao decorrer da vida.

Filhote de Jabuti Saindo do Ovo
Filhote de Jabuti Saindo do Ovo

Os filhotes saem dos ovos e permanecem no ninho por vários dias, sendo alimentados pelos pais.

A Alimentação do Jabuti Filhote

É muito comum encontrar pessoas perguntando o que os jabutis filhotes comem, e na maioria das vezes esse fato se dá porque muitas pessoas tem o jabuti como animal de estimação, ou simplesmente um animal doméstico, ou até mesmo, em sítios, por exemplo, onde as pessoas têm o jabuti em criadouros, tendo, dessa forma, inúmeros exemplares para cuidar, e assim há a necessidade de saber que tipo de alimento os mesmos consomem.

Com isso em mente, muitas informações incorretas são disseminadas, assim como dizer que a comida favorita do rato é o queijo, sendo que não existe queijo na natureza. As pessoas tendem a dar ração para os jabutis, quando na verdade o ideal é fornecer alimentos naturais e saudáveis para o animal, tal como hortaliças, isto é, folhas de alface, cenoura e frutas também, como maçã, melancia e muito mais.

As rações, por maior valor nutricional que possuam, carregam bastante conservante químico, assim como cheiro artificial, que viciam o animal, fazendo esses deixarem de comer alimentos naturais.

Vale lembrar que existe, ainda, variados tipos de ração, e nem todas demonstram qualidade absoluta.

A frequência com qual se alimenta um jabuti filhote deve ser moderada. Pequenas porções de comida em intervalos de 3 horas é o ideal para quando são filhotes, depois, quando adultos, 6 horas é o ideal.

O Jabuti Filhote Vai Comer Qualquer Coisa que For Oferecido?

Sim.

É importante saber que animais em cativeiro ou domesticados vão perder várias de suas características naturais e depender dos humanos em vários aspectos, como alimentação e ambiente.

Filhote de Jabuti Comendo
Filhote de Jabuti Comendo

Dessa forma, é possível ter uma noção de que o jabuti filhote, ao comer alimentos indevidos, será acostumado dessa forma, não querendo mais comer outro tipo de comida, assim como acontece com os cães, por exemplo, que ao passarem a comer comidas preparadas por humanos, deixarão de consumir ração específica para a raça.

Alimentação indevida ao filhote de jabuti fará com que o mesmo tenha uma média de vida encurtada em anos e que o desempenho físico do mesmo decaia, tornando o animal mais lento que o normal, o que atrapalhará em seu desempenho sexual também, e a consequência disso é que o animal não estará apto a reproduzir.

Ração ou Comida Natural?

Ambos. Mas há “poréns”!

O certo, na verdade, é variar. Fornecer uma quantia mais relevante de frutas e verduras é mais aconselhável do que dar apenas ração ou mais ração no lugar de plantas.

Os jabutis possuem uma longevidade invejável, e isso ocorre na vida selvagem, ou seja, em um local onde as mesmas se alimentam por conta própria. Não obstante é relevante citar que o jabuti filhote come alguns insetos, como minhocas e roedores, como os camundongos, sem contar que os mesmos podem comer ovos de outros animais.

Se a alimentação do jabuti filhote for baseada em ração, é importante fornecer uma ração específica para a classe testudinata, e não dar ração de cachorro, gato ou peixe, pois essas não terão os elementos ideais para a espécie, que precisam muito de proteínas que outros animais não possuem tanta necessidade.

Alimentação do Jabuti Filhote
Alimentação do Jabuti Filhote

Se a alimentação do jabuti filhote for baseada em comida natural, o importante a ser ressaltado é que todos os alimentos devem ser higienizados, para que os resquícios de agrotóxicos externos não sejam consumidos pelo jabuti.

A alimentação errônea pode causar indigestões no jabuti filhote, por isso não é aconselhável dar ração nos primeiros meses de vida do animal, deixando esses consumir hortaliças verdes e frescas.

Veja também

A Importância do Ar Para a Saúde

A importância do ar para a saúde está no fato de que é nele que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *