Home / Animais / Vacinas Para Pavão

Vacinas Para Pavão

O pavão é considerado uma ave magnífica ao redor de todo o mundo. Sua beleza o tornou completamente reconhecido e fez com que fosse muito apreciado em relação a diversas áreas, como cinema, arte e outros. Mas como sabemos, o pavão, assim como todas as outras aves, não são importantes somente pela sua beleza. Mas é ela que acaba as colocando em perigo devido ao tráfico das aves silvestres.

Apesar de ocorrer de fato uma comercialização ilegal grande de pavões, existem pessoas que possuem seu próprio criatório da ave. É de lá que sai muita das carnes enviada para certos países europeus, ou as penas bonitas que são utilizadas para peças do mundo fashion, decoração ou até mesmo nos casos de travesseiros e coisas do tipo.

Mesmo que no Brasil a criação de pavões não seja uma das maiores do mundo, cada vez mais existe pessoas criando a ave para comercializar os produtos adquiridos dela. Mas tudo não é somente lucros. Para ter um criatório de pavões é necessário um certo investimento, na estrutura e principalmente nos próprios animais, como por exemplo, as vacinas corretas que devem ser aplicadas no animal.

O Pavão

É um fato bastante conhecido que a primeira coisa a chamar a atenção para um pavão é a sua belíssima cauda. Com ela, o animal pode chegar a medir até dois metros e meio de altura. Seu peso fica em torno de 3 quilos a 3 quilos e meio, se for macho, e um pouco menos nas fêmeas. Existem hoje três grandes espécies do gênero, e suas respectivas subespécies, no mundo: pavão-azul, também chamado de indiano, o pavão-verde, também conhecido por javanês e o pavão-do-congo.

Como já dissemos, as penas são o grande atrativo do bicho. Elas variam de acordo com a sua espécie, principalmente em questão da cor e tamanho. Nos pavões indianos, ou azuis e nos javaneses o macho possui as penas da cauda em um tom verde metálico junto com desenhos que parecem olhos na ponta de suas penas. Já nas do congo, a cor fica somente verde na cauda e o restante do corpo azul.

O que a maioria das pessoas não imaginam, é que na realidade nem todos os pavões possuem essas cores na cauda. Somente os machos tem todo esse vislumbre, as fêmeas tendem a ter tanto o verde quanto marrom. Ainda são lindíssimas, e são mais discretas por um propósito, proteger seus ninhos e filhos, porém quem realmente chama a atenção é o macho.

E tudo isso tem seu motivo também, que é para conquistar a fêmea, eles entram em uma competição mostrando a cauda ao abri-la em leque. Essa é a forma mais eficaz de atrair uma fêmea pavão e conseguir reproduzir. Quando você observar um pavão, e ele abrir o seu leque de penas, ele não está se mostrando para você, mas sim para uma fêmea próxima.

Como Criar Pavão?

Como dito anteriormente, a criação de pavões requer cuidados e investimentos prévios e diários. Primeiramente você deverá comprar ou adquirir os pavões da espécie que você quer. É recomendado escolher de acordo com o principal que você quer comercializar, por exemplo, quem pretende focar na venda de penas, deverá escolher o pavão com as penas mais bonitas e assim por diante.

Você deverá ter uma fêmea e um macho de primeiro, para que eles possam reproduzir e procriar, aumentando sua comerciabilidade. Caso tenha espaço, pode começar com duas fêmeas, aumentando mais rapidamente a quantidade de pavões. O clima para a criação deve ser o mais tropical possível, pois é como estão acostumadas.

Os pavões podem passar parte do dia soltos pela propriedade, mas é essencial que eles possuam um recinto onde passem o restante do dia. O lugar deve ter bastante incidência solar, assim como ter o solo seco, evitando muita sujeira e outras coisas. A altura deve ser sempre maior que dois metros e meio, pois é a altura máxima que um pavão pode chegar a ter com suas penas. Também é interessante que as aves não tenham contato direto com o solo, tendo uma camada de palha seca no meio.

Em um dos cantos, faça partes com areia, onde os pavões gostam de se deitar e alimentar-se. Quanto a sua reprodução, será necessário mais um investimento, no caso com a chocadeira. Após colocar os ovos em um canto que deve ser preparado pelo dono, as fêmeas não tendem a cuidar muito bem do aquecimento dos ovos nos dois primeiros meses. Então será preciso de uma chocadeira para fazer o serviço.

Após isso, é só manter com ajustes diários mais simples, pois os pavões não costumam dar muito trabalho. E as vacinas é um desses cuidados essenciais tanto para o pavão, quanto para o criador e as pessoas em volta.

Vacinas para Pavão e Outros Cuidados

Quando as aves estão em fase de crescimento, é o momento em que fica mais fácil de elas se contaminarem com alguma doença e acabarem morrendo. Por isso, desde filhotinhos é necessário a vacinação assim como na maioria dos outros animais que podem ser criados dentro de casa ou em criatórios.

Algumas das doenças mais comuns e que podem ser evitadas com vacinação entre os pavões de todas as espécies são: doença de Marek, difteria, Pneumoencefalite aviária e vários outros que podem acarretar até mesmo na morte de seu animal. E todos eles podem ser completamente evitados com a correta vacinação.

Pavão Filhote
Pavão Filhote

A maioria das vacinas dos pavões ocorre logo quando nascem. Para cada doença existe uma vacina, que será aplicada pelo veterinário correto. Além disso, para evitar doenças, é necessário um cuidado diário com a higiene do local, que pode acabar causando outros tipos de doenças nos pavões como o tifo.

Veja também

Escorpião Preto Andando em Terras Asiáticas

Habitat do Escorpião Preto: Onde eles Vivem?

Os escorpiões, ao mesmo tempo que parecem ser animais assustadores, são seres fascinantes também. Obviamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *