Home / Animais / Urubus Comem Outros Urubus Mortos?

Urubus Comem Outros Urubus Mortos?

Os urubus costumam causar um certo receio nas pessoas, especialmente por sua alimentação carnívora que nos deixa com receio e nojo. Entretanto é fundamental lembrar da importância que esses animais têm em nosso ecossistema.

Fizemos um post todinho de características dos urubus e abutres e de sua importância para nós e todo o planeta: Abutres e seu papel.

E é nessa importância toda que eles possuem devido a sua alimentação que uma pergunta é lançada. Já que urubus se alimentam de outros animais mortos, eles também comem outros urubus mortos?

A Alimentação dos Urubus

Como já temos uma noção, urubus se alimentam de restos mortais que já estão em processo de decomposição. Por isso, são chamados de necrófagos e carniceiros. Podendo se alimentar de qualquer carne podre que encontrar no chão.

Essas aves não conseguem caçar e por isso se detém a animais que já estão mortos. Seu olfato é extremamente apurado e consegue sentir o odor da carne podre a mais de 50 km de distância, além de ter uma visão muito boa e enxergar sua refeição de longe (até 3 mil metros de altura). Tudo isso para ajuda-lo durante a procura por alimentos.

Urubu Voando Em Busca de Alimento
Urubu Voando Em Busca de Alimento

Algo para se comentar é que eles estão sempre em bandos grandes divididos em grupos menores, e tendem a procurar juntos por alimento. Nesses grupos não existe separação por espécie e todos andam unidos. Por isso, ao achar um animal morto em fase de decomposição, costumam dividir sua comida com todos de seu grupo familiar ou o grupo maior em que eles vivem.

A Hierarquia Durante a Alimentação dos Urubus

É interessante saber que no Brasil existem cinco espécies de urubus. São elas: urubu-da-mata; urubu-de-cabeça-vermelha; urubu-de-cabeça-amarela; urubu-de-cabeça-preta e urubu-rei. Eles tendem a andar todos juntos, não tendo muita separação de grupos e bandos.

Cada um deles possui suas particularidades, exemplo os de cabeça vermelha e cabeça amarela possuem o olfato e visão bem mais apurados do que os outros e normalmente são os primeiros a encontrar a comida, depois são seguidos pelas outras espécies. Entretanto, ao achar esse corpo morto, todas as outras espécies de urubus liberam espaço para o urubu-rei que é o primeiro a se alimentar.

Isso se dá pois é o maior, mais forte e com um bico mais resistente, sendo o melhor para rasgar a pela da carcaça. Após toda a cerimonia de abertura do corpo, o urubu-rei começa a comer enquanto os outros se afastam da carniça, esperando pelo seu momento. Quando o urubu-rei está satisfeito, os outros se aproximam e começam a se alimentar também.

Caso estejam sendo perseguidos enquanto estão comendo ou apareça algum inimigo/predador, os urubus costumam vomitar o que acabaram de comer para ficarem mais leves e alçarem voos mais rápidos e altos. Verdadeiros sobreviventes da natureza.

Urubus Comem Outros Urubus Mortos?

A então pergunta têm uma resposta simples: sim, eles podem se alimentar de outros urubus mortos. Entretanto não existem relatos e nem provas de um urubu comendo outro urubu morto. A explicação mais aceitável desse fenômeno seja que eles evitam se alimentar de animais da mesma espécie para não correr o risco de ficarem doentes. Aliás, mesmo com seu sistema imunológico forte, há coisas que não são fáceis de eliminar. Talvez durante a comilança de outro urubu morto, estejam ali ainda restos que podem ser mortais para estes que estão se alimentando.

Incrível Foto de Um Urubu Com o Bico Cheio de Sangue
Incrível Foto de Um Urubu Com o Bico Cheio de Sangue

Essa explicação ainda é uma teoria, pois como dito, não existem relatos dessa ação. Cientistas falam que se fizerem um teste os deixando em cativeiro sem comida e com apenas outros urubus mortos, eles não teriam problema em se alimentar do mesmo. Para eles seria apenas mais uma carne morta, pois em toda sua vida não importa muito qual animal está sendo comido. Isso é interessante já que essas aves são conhecidas especialmente por serem sobreviventes e fazerem de tudo para viver um pouco mais.

Apesar de em vários lugares ser comum vermos urubus voando em círculos nos ares, é extremamente raro relatos de pessoas que viram outros urubus mortos.

Itapebi – Foram encontrados por populares na cidade de Itapebi, vários Urubus e Cães mortos com suspeita de envenenamento.
Vários Urubus encontrados mortos com suspeita de envenenamento.

Os casos que são vistos e divulgados normalmente são relacionados a morte por envenenamento que está só crescendo. Há uma teoria que a raridade de encontrar esses bichos mortos é que eles sabem a hora que vão morrer e por isso se escondem. Ainda não existe nenhuma evidencia que isso seja verdade.

Como e Porque eles se Alimentam dessa Forma?

Mas afinal, porque esses animais se alimentam de somente animais mortos? É uma preferência deles ou qualquer carne já está bom?

Apesar de serem consideradas aves de rapina, os urubus não possuem proeza na hora da caça. Eles têm patas lisas que não te ajudam na hora de caçar e nem para andar, por isso que quando estão no chão, andam de uma forma engraçada e desengonçada. É por esse motivo que ficam com carnes de animais mortos, e a maioria está já em decomposição, pois espertos, os urubus esperam até terem certeza que nenhum outro animal que possa ser um inimigo, esteja se alimentando daquela carniça. É necessário saber que eles também se alimentam de carne fresca e não possuem preferência. É sobre uma questão de sobrevivência mesmo.

Para conseguir digerir tudo de bom e ruim naquela refeição, o sistema imunológico do urubu é muito bom. Além de seu estomago possui uma dupla proteção no seu estômago e um suco gástrico muito poderoso. Uma hipótese é que devido a anticorpos da ave, eles acabam sendo imunes a doenças que outros animais, como nós, teríamos ao adotar esse tipo de dieta.

Outro fato interessante sobre seu sistema imunológico é o fato de terem a cabeça e o pescoço pelados. Isso ajuda na sua sobrevivência, pois impede que ao se alimentar da carne podre, as suas penas não ficassem cheias de sangue, bactérias e outros microrganismos que fossem fazer mal ao animal. Fora que, com penas muito sujas, ia acabar atraindo moscas gerando uma perturbação desnecessária.

Veja também

Como Eliminar Escorpiões? Armadilhas Para Escorpiões

Habitantes de desertos, savanas ou florestas, às vezes até hospedeiros de nossas casas, símbolos mitológicos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *