Home / Animais / Urubu De Cabeça Azul

Urubu De Cabeça Azul

Os urubus são animais já conhecidos por nós. Ao todo existem 5 espécies desta ave, mas algumas pessoas confundem outros animais cuja aparência e hábitos são bem semelhantes a dos urubus.

Os condores e os abutres são duas espécies que geralmente são confundidas por algumas pessoas que os chamam erroneamente de urubu. Embora todos sejam considerados aves de rapina, existem algumas diferenças entres eles como o tamanho, família a qual pertencem, continente onde habitam, além de algumas diferenças anatômicas.

Os urubus, assim como os condores, são pertencentes a família Cathartidae. São aves carnívoras e sua alimentação é baseada no consumo de carne de animais mortos em decomposição e de pequenos roedores e répteis, estes dois em menor quantidade, pois são presas provenientes da caça, atividade que não é muito praticada pelos urubus, devido a falta de habilidade para a mesma.

Urubu de Cabeça Vermelho se Alimentando de Tartaruga Morta
Urubu de Cabeça Vermelho se Alimentando de Tartaruga Morta

Embora existam algumas variedades de espécies de urubus, e uma das principais características utilizadas para a diferenciação da mesma sejam as diferentes cores que a sua cabeça apresenta de acordo com a espécie, o urubu de cabeça azul na verdade não existe. O que existe é uma espécie de galinha, chamada galinha vulturina, que apresenta determinadas características, como a ausência de penas em sua cabeça, que fazem com que sua aparência se assemelhe muito a um urubu.

Galinha Vulturina (Urubu De Cabeça Azul)

A galinha vulturina (Acrylium vulturine), que em alguns lugares é conhecida como urubu de cabeça azul ou então como abutre da Guiné, é uma ave de aparência exótica que conforme já foi dito, possui certa semelhança com os urubus ao mesmo tempo que também remete um pouco as características da galinha da angola.

São aves que habitam a costa do continente africano e que podem ser encontradas mais facilmente em países como a Etiópia, Tanzânia, Quênia e Guiné e embora sejam um pouco parecidas com os urubus, os hábitos alimentares da galinha vulturina em nada se assemelham a deles. Essas aves ao invés de se alimentares de matéria orgânica em decomposição, preferem comer algumas ervas, brotos, folhas e insetos.

As suas penas apresentam coloração azul vibrante, mesclada a penas pretas e brancas que confere a elas uma aparência totalmente exótica e única. Sua cabeça também apresenta um tom azulado e é totalmente desprovida de penas, exceto na parte de trás de sua cabeça que possui uma penugem curta e de coloração marrom avermelhada. Seus olhos possuem uma cor vermelha muito intensa e seu o bico, assim como os seus pés possuem uma cor acinzentada.

A galinha vulturina, ou urubu da cabeça azul como é erroneamente chamada por nós, é uma ave barulhenta, que normalmente vive em grandes grupos, sendo que cada um deles pode chegar a ter cerca de 50 aves dessa espécie juntas. Os grupos de galinha vulturina costumam percorrer grandes distâncias juntas, podendo andar por volta de 20 quilômetros em um único dia.

Embora sejam bem rápidas quando estão em terra firme, tem como uma interessante característica, fazerem ótimos voos, o que faz com que não passem por apuros quando lhe é necessário. Quando chega a noite, as galinhas vulturinas normalmente procuram a árvore mais próxima e sobem nela para poder dormir.

Urubu de Cabeça Azul Sentada em Seu Ninho
Urubu de Cabeça Azul Sentada em Seu Ninho

Geralmente o seu ninho é construído na própria terra de maneira bem simples, próximo a alguma vegetação que o possa esconder de predadores e que deixe os seus filhotes em segurança. Podem chegar a botar cerca de 15 ovos, sendo que estes vão sendo postos em dias sucessivos, ou seja, um dia após o outro, de forma ininterrupta até que o processo termine.

O período em que a galinha vulturina choca seus ovos dura cerca de 25 dias, e após o nascimento os seus filhotes apresentam penugem de cor amarela e listras mais escuras.

Espécies De Urubus Existentes

Ao todo existem 5 espécies de urubus habitando o continente americano, inclusive o Brasil e como podemos ver o urubu azul não é uma delas. Possuem como característica geral a ausência de penas em sua cabeça, andar desajeitado quando estão no solo, inabilidade com a caça e se alimentam de carniça. Embora o urubu azul não seja na verdade um urubu, vamos falar a seguir um pouco sobre as características e hábitos das 5 espécies de urubu que são realmente existentes.

Urubu De Cabeça Preta

O urubu de cabeça preta é uma das espécies de urubus mais comuns e que são normalmente avistadas em perímetro urbano, em cima de postes e no alto de prédios. Avistá-los em meio a pistas se alimentando de animais que morreram atropelados também vem se tornando cada vez mais comum. Apresenta coloração totalmente preta, inclusive a sua cabeça.

Urubu Rei

O urubu rei é a maior espécie de urubu da natureza. É a única espécie de urubu capaz de conseguir rasgar e abrir a sua refeição através de seu bico, e por este motivo é o primeiro a se alimentar de uma carcaça, enquanto os outros urubus ficam esperando que o mesmo termine a sua refeição. Suas penas na região do dorso das costas são de cor branca, enquanto a parte inferior de suas asas são de cor preta.

Sua cabeça também é preta com algumas nuances de laranja e amarelo bem vivos, que dão a este tipo de urubu uma aparência marcante.

Urubu De Cabeça Amarela

Existem duas espécies de urubu de cabeça amarela, o urubu menor de cabeça amarela e o urubu da mata. As duas espécies se diferenciam pelo seu tamanho , onde o urubu da mata é maior que o urubu menor de cabeça amarela, além de diferenças sutis em sua coloração.

Os urubus desta espécie possuem de forma geral o corpo coberto por penas negras, e sua cabeça possui cor amarelada. As duas espécies podem ser encontradas no Brasil.

Urubu De Cabeça Vermelha

O urubu de cabeça vermelha é uma espécie que habita o continente norte-americano, sendo comum encontrá-lo em regiões de florestas subtropicais e tropicais. Ao todo existem 4 subspécies de urubus de cabeça vermelha:

  • C. aura ruficollis
  • C. aura aura
  • C. aura jota
  • C. aura septentrionalis

Em geral, as penas do urubu de cabeça vermelha apresentam um tom de marrom bem escuro, quase negro e a sua cabeça possui um tom de vermelho bem vivo.

E ai? Você sabia que o urubu de cabeça azul na verdade é uma espécie de galinha? Para ficar por dentro de mais conteúdos interessantes como este é só acompanhar as postagens do Mundo Ecologia.

Veja também

Escorpião Preto Andando em Terras Asiáticas

Habitat do Escorpião Preto: Onde eles Vivem?

Os escorpiões, ao mesmo tempo que parecem ser animais assustadores, são seres fascinantes também. Obviamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *