Home / Animais / Urubu Come Carne Envenenada?

Urubu Come Carne Envenenada?

É comum que associemos os urubus a carniças, isso pelo fato de que eles se alimentam disso! Mas o que não percebemos é que eles possuem uma beleza e que cumprem um papel importante na natureza. Neste artigo, apresentarei alguns fatos sobre os urubus, como características gerais e sua alimentação, e no decorrer do artigo, irei tirar uma dúvida frequente sobre estes animais, que é: O urubu come carne envenenada?

Os Urubus são Importantes na Natureza!

Para conhecimento sobre o significado do nome “urubu”, temos que ele vem do grego “korax” que significa corvo, e “gyps” que significa urubu. Os urubus são aves pertencentes à ordem Cathartiformes. Os urubus, assim como outros animais, possuem uma importância imprescindível na natureza. Eles são responsáveis pela manutenção e limpeza do meio-ambiente, eliminando em torno de 95% de carcaças e ossos de animais mortos. Sabia disso?

Urubu de Cabeça Preta em Pleno Vôo
Urubu de Cabeça Preta em Pleno Vôo

 

Com isso, eles ajudam na prevenção da propagação de doenças, evitando a putrefação da carne dos cadáveres dos animais e, consequentemente, a multiplicação de microrganismos que podem contaminar e causar doenças a todos os seres vivos. Pela interferência causada pelos urubus, uma doença grave e infecciosa, conhecida por Antraz, não se espalha, o que impede que nós sejamos contaminados através de contato com ambientes contaminados com cadáveres infectados. Em áreas que não são encontradas por urubus, os cadáveres podem demorar muito mais tempo para se decompor.

Por possuírem bicos fortes, eles são capazes de abrir caminho em áreas mais difíceis para se alimentar. O urubu por sua vez, é um animal sociável, de forma a sempre comparecer junto com os demais aonde tem comida livre.

Características do Urubu

Uma das características do urubu é ter a sua cabeça e pescoço sem pelagem, isso é para evitar que sejam acumulados restos de alimentos nas penas durante a alimentação, de forma que poderia fazer com que eles se contaminassem com a ação dos microrganismos. Ao contrario do que muitos pensam a respeito deste animal, ele não é um animal sujo, pois eles passam o dia inteiro se limpando.

A capacidade que o urubu tem de perceber um animal morto a distância é incrível! Eles conseguem ver o seu alimento a aproximadamente 3000 metros de altura, além de sentir o cheiro de carniça a mais de 50 km de distância. Eles conseguem alcançar até 2900 metros de altitude aproximadamente plainando de acordo com as correntes térmicas.

Em solo, eles conseguem achar fácil os cadáveres através de sua visão sem sombra de dúvidas, excelente. Porém, nem todas as espécies são boas com a visão, como é o caso das espécies de gênero Cathartes, que utilizam mais o olfato, pelo fato de ser extremamente apurado, o que ajuda no momento de encontrar pequenos cadáveres à grandes distâncias. Com essa característica, eles são os primeiros a encontrarem a comida e com frequência são seguidos pelas demais espécies.

Urubus Possuem Visão Privilegiada
Urubus Possuem Visão Privilegiada

Ao contrário dos demais animais na natureza, os urubus não podem vocalizar, isso porque eles não possuem o órgão vocal das aves, responsável pela produção e emissão de sons. As aves que emitem sons pela siringe são denominadas aves canoras. No caso dos urubus, eles crocitam, que é a emissão de barulhos das aves de rapina.

Outro ponto que posso levantar sobre os urubus é referente ao seu andar, que é basicamente “dando pulinhos”, isso é decorrente de seus pés chatos, por isso eles não caminham como outras aves.

Eles não possuem habilidades para caça devido ao formato e tamanho de suas patas, o que dificulta no momento de agarrar as presas.

Outra característica peculiar do urubu é no momento de lidar com o calor. O urubu é um animal que não possui glândulas sudoríparas para poder transpirar e desta forma, dissipar calor. Sua transpiração é através de suas narinas vazadas e fica com o bico aberto para poder eliminar o calor. Para reduzir o calor, eles urinam nas próprias pernas, baixando assim a sua temperatura.

Como é a Defesa Do Urubu?

Quando se encontram em situações de perigo, o que implica na presença de predadores, os urubus vomitam uma grande quantidade do alimento consumido para ser possível alçar voo com maior rapidez.

A Alimentação dos Urubus

O que não é de se admirar aqui é que sua dieta é literalmente composta por carne, porém, nunca se alimentam de animais vivos. Pelo fato de serem animais que consomem carne em estado de putrefação, eles desempenham um papel importantíssimo, que é a eliminação de matéria orgânica em estado de decomposição.

Por mais fome que os urubus tenham, eles esperam cautelosamente durante uma hora. Após este período de tempo e convencidos de que não há nenhum perigo, eles começam a se alimentar. Quando eles estão de barriga cheia, eles exalam um cheiro forte e repugnante.

Mas como eles conseguem comer esse tipo de comida? Não adoecem? Em resposta a estas perguntas, temos como resposta que: Os urubus conseguem se alimentar de carne em decomposição sem passar mal pelo fato de que seu estômago é capaz de secretar um suco gástrico capaz de neutralizar as bactérias e toxinas presentes na carne putrificada. Além disso, um outro fator que contribui para a resistência dos urubus são os poderosos anticorpos que ele possui em seu sistema imunológico, devido a isso eles possuem grande resistência a ação dos micro-organismos da carne em decomposição.

Então surge uma outra pergunta…os urubus comem carne envenenada? Com base em todo o conteúdo exposto até o momento, podemos dizer que sim! Ele se alimenta de carne envenenada assim como qualquer outra carne que esteja em decomposição, eles não têm a habilidade de detectar que a carne possui ou não possui veneno. Eles são sim, resistentes a ações referentes a carnes putrefata, mas infelizmente não são capazes ainda de se esquivar da maldade humana.

Este então foi mais um artigo que visava a apresentação de informações importantes sobre a natureza dos animais e que de certa forma, acaba sendo influenciada pela raça humana, seja positivamente ou não. Agora que conhecemos um pouco da natureza do urubu, que sabe possamos ter um pensamento diferente sobre este animal que nos auxilia no momento de limpar a área e evitar que doenças sejam espalhadas. 😉

Veja também

Escorpião Preto Andando em Terras Asiáticas

Habitat do Escorpião Preto: Onde eles Vivem?

Os escorpiões, ao mesmo tempo que parecem ser animais assustadores, são seres fascinantes também. Obviamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *