Home / Animais / Tipos de Papagaios que Falam

Tipos de Papagaios que Falam

O maior motivo de conhecimento tão grande quanto aos papagaios é a sua capacidade de falar, que basicamente consiste em decorar e repetir o que já foi dito para ele. É um fenômeno engraçado, e que tomou conta do coração de muitas pessoas, incluindo crianças que se apaixonaram de primeira. Houve um tempo, em que pessoas deixavam de ter cachorros e gatos e passaram a ter pássaros, sendo o principal o papagaio.

Entretanto, o que não se discutia era que nem todas as espécies de papagaios conseguem falar. Até mesmo uma ave da espécie que é propensa a aprender a falar, pode acabar não falando devido vários fatores. De qualquer forma, muita gente acabou comprando papagaios que não falavam por essa falta de informação.

Se você é curioso ou pretende comprar um papagaio, viemos aqui esclarecer algumas dúvidas. Além de especificar quais são as espécies de papagaios que realmente falam.

Os Papagaios

O papagaio é uma das aves mais conhecidas por aqui no Brasil. O mais famoso, é o papagaio Amazona, também é chamado de papagaio-verdadeiro, pois pessoas dizem que ele originou todas as outras raças de papagaios. Entretanto, muitas de suas características estão realmente em todos os outros papagaios, mudando apenas algumas devido ao habitat e genética.

Uma delas é o tamanho, que fica em torno de 38 centímetros e costumam pesar 400g. Fazem parte também do grupo zigodáctilos, que são animais que possuem dois dedos para frente e dois para trás. Essa característica é extremamente importante para o manuseio do alimento. Seu bico é curvado e bem forte, para ajudar a quebrar as cascas das sementes.

A segunda coisa que realmente chama a atenção para essa ave é a beleza de suas penas. Com uma coloração principalmente verde no corpo todo, é na cabeça ou na ponta das asas que se diferenciam. Alguns papagaios possuem colorações diferentes na cabeça e asas, podendo ser amarelo, laranja, vermelho, azul e outras cores.

Sua alimentação é majoritariamente de frutos nativos e sementes, mas as pessoas que possuem um papagaio de domesticação podem e tendem a dar outros alimentos, como o milho.

E o principal, é a capacidade de aprenderem a falar. Eles conseguem entender e repetir palavras, frases e até canções. O que pouco se sabe no entanto, é que apenas 15% dos papagaios existentes possuem essa capacidade. Então é comum alguém ter um papagaio e domestica-lo, porém ele nunca realmente aprender essas técnicas.

Tipos de Papagaios que Falam

Como já falamos, nem todos os papagaios possuem a capacidade de falar. Isso vai além da questão de espécie, pois é possível que um papagaio dentro de uma espécie que é conhecida por falar, acabe não falando. Por isso, se o seu desejo é ter um de estimação, lembre-se que existe essa possibilidade. Não compre um, se o seu único motivo para te-lo é o fato de conseguir falar.

Algumas raças possuem uma tendência maior de eles falarem, como uma “margem de erro” menor. São essas as mais escolhidas na hora da compra para estimação. O papagaio cinza africano ganhou popularidade por ser o mais falador de todos, e possuem uma boa expectativa de vida, de cerca de 60 anos.

As cacatuas são provavelmente as mais populares e mais conhecidas pelos brasileiros. Elas vieram da Indonésia, e podem aprender a falar. Entretanto, não são as mais faladoras, e podem acabar aprendendo somente assobios e não realmente falar. Também existe o papagaio Quaker, originado da própria América do Sul. Eles exigem mais estímulo e treino para começarem a falar, mas quando aprendem não querem fechar a matracada.

O papagaio-verdadeiro também é muito falador, e ficou mais popular devido a sua expectativa de vida que é 80 anos. É uma das espécies mais bonitas e inteligentes de papagaios. Existem ainda outras espécies que falam, mas não tão populares ou que estão em bem menor quantidade na natureza.

Como Treinar seu Papagaio para ele Falar e/ou Cantar

Após decidir ter um papagaio, muitos já ficam esperando pelo momento que ele vai começar a repetir o que é discutido pela casa e por aí vai. Entretanto, para um papagaio realmente aprender a falar, é preciso tempo e dedicação somente a ele. Por isso, é comum que a conexão da pessoa que vai ensina-lo fique muito forte, já que há uma questão de confiança envolvida.

Treinando Papagaio
Treinando Papagaio

Para ensina-lo, você deve escolher uma pessoa para começar. Ela será a principal fonte de vocabulário daquele papagaio. É recomendado que a pessoa mais comunicativa e também com mais tempo livre faça isso. Já que deverá ser feito diariamente por um período de 15 a 25 minutos, e de preferência, sempre no mesmo horário todos os dias.

É recomendado que ele já esteja adaptado ao barulho de pessoas conversando, por isso, antes de treina-lo, o deixe bem perto das áreas de conversação da casa. Mas durante o treino, peça que ninguém interrompa, é completamente necessário que não haja distrações para o papagaio.

Comece com palavras de uma ou duas sílabas, não tente fazer com que ele aprenda logo de primeira grandes palavras. É ideal que ao falar a palavra, você relacione-a com algum objeto ou ação. Um aceno, ou comida no caso. Também não deve ficar mudando a palavra toda hora, comece com apenas uma e quando ele repetir essa, pode passar para outra e assim adiante.

Não esqueça da recompensa. Toda vez que um papagaio repetir uma palavra, dê uma comida ou algo que ele goste muito, para que fique mais feliz e isso ajude ele a falar mais. Seu papagaio possui uma chance de não aprender a falar, assim como também pode aprender em uma hora ou somente depois de semanas. De qualquer forma, você precisa dar muito carinho e atenção a esse animalzinho. E esse momento de treino, pode ser um grande ajudante para essa situação.

Veja também

Animais em Extinção no Brasil

É fato que o Brasil muitas vezes é reconhecido no exterior por possuir a maior …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *