Home / Animais / Tempo de Vida da Zebra

Tempo de Vida da Zebra

As zebras são animais quadrúpedes da ordem dos Perissodactyla. São animais conhecidos por terem a aparência semelhante a de um cavalo, porém que possui listras pretas e brancas por todo o seu corpo.

São animais que apresentam um comportamento calmo e inofensivo, porém caso se sintam ameaçados, podem vir a se tornar agressivos e até mesmo atacar como uma forma de defesa.

De forma geral, há algumas divergências na literatura quanto ao número exato de espécies de zebra existentes, porém há três que são mais conhecidas. São elas: a zebra da planície, a zebra de grevy e a zebra da montanha.

Essas espécies em geral, habitam principalmente as regiões de savana do continente do continente Africano. Entre os países onde podemos encontrá-las estão a Etiópia, Angola, Quênia e Cidade do Cabo.

Embora sejam animais com características já bem conhecidas por nós ocidentais, muito pouco sabemos realmente sobre os hábitos, características mais específicas, alimentação e outras informações sobre este mamífero.

Sendo assim, com o objetivo de desvendar um pouco mais sobre a vida deste simpático animal, vamos falar neste artigo sobre qual é o tempo de vida da zebra e algumas outras curiosidades.

A Vida da Zebra
A Vida da Zebra

Ciclo de Vida da Zebra

Assim como todos os seres vivos que habitam o planeta Terra, a zebra também possui o seu próprio ciclo de vida. Este ciclo normalmente inclui o momento em que há a sua concepção através da reprodução, o seu nascimento até a sua vida adulta e depois o seu envelhecimento seguido de sua conseqüente morte.

O seu ciclo de vida pode vir a ser mais longo ou mais curto dependendo das condições ambientais do meio em que habitam e que poderão intervir direta ou indiretamente no tempo de vida da zebra.

Como Ocorre a Reprodução da Zebra

Bom, antes de falar sobre quanto tempo de vida tem a zebra, iremos falar um pouco como ocorre a sua reprodução e o seu crescimento até a vida adulta. Vale lembrar que cada espécie possui as suas próprias características, assim como o seu próprio período de acasalamento e que essas informações podem diferir de uma para a outra.

Os machos e as fêmeas podem atingir a sua maturidade sexual em idades bem diferentes um dos outros, sendo que algumas fêmeas atingem a maturidade por volta dos 3 a 4 anos e os machos por volta dos 5 a 6 anos.

A maioria das espécies pode acasalar com os seus parceiros durante o ano todo, sendo que elas tendem a ter um pico de reprodução durante alguns meses do ano.

As fêmeas podem se tornar monogâmicas ou não dependendo dos recursos para a sua sobrevivência disponíveis naquele território onde está o macho. Se ela achar aquele ambiente interessante ela pode escolher ficar, e ai torna-se monogâmica. Caso contrário, depois de algum tempo ela pode ir embora a procura de outro território e ai unir-se a um outro parceiro.

Uma outra curiosidade muito interessante sobre as zebras é que as fêmeas possuem uma gestação realmente muito longa. Quando engravidam, estes animais carregam os seus filhotes por incríveis trezentos e sessenta dias, ou seja, praticamente um ano.

Desta longuíssima gestação, quase sempre nasce apenas um filhote de zebra. Embora não seja algo impossível, geração de múltiplos embriões em zebras é algo bem raro de se acontecer.

Depois de seu nascimento, os filhotes costumam permanecer junto de seus pais até que ele seja desmamado. Normalmente quando isto acontece a fêmea tende a sair deste meio e ganhar o mundo. Já os machos tendem a ficar mais tempo com a sua mãe depois do desmame.

Mas Afinal, Qual é o Tempo de Vida da Zebra?

Assim como o período de gestação, o tempo de vida da zebra pode ser considerado razoavelmente longo.

O Tempo de Vida da Zebra
O Tempo de Vida da Zebra

Os animais saudáveis, sem problemas congênitos ou que não tenham sido atingidos por nenhum tipo de fatalidade, podem viver tranquilamente até os seus 25 a 30 anos de idade.

Quais Fatores Podem Contribuir Para a Diminuição do Tempo de Vida da Zebra?

Bom, como já falamos anteriormente, existem alguns fatores que podem contribuir direta ou indiretamente para a diminuição ou o aumento da expectativa de vida de uma zebra.

Entre os fatores que podem contribuir para a diminuição do tempo de vida da zebra estão a disponibilidade de alimento e de água presente no território onde habitam ou próximo a este. Embora possa parecer algo mais difícil de acontecer, com o aumento das mudanças ambientais que vem sendo causadas pelo homem ao longo do tempo, a perda do seu habitat natural e dos recursos necessários a sua sobrevivência vem se tornando um problema cada vez mais freqüente.

Além disto, há ainda a um dos principais itens desta lista, que possui responsabilidade quanto a diminuição da expectativa de vida da zebra, a chamada cadeia alimentar.

Por habitar um território de savana e que está rodeado de predadores ferozes e famintos como os leões e os guepardos, por exemplo, por muitas vezes as zebras acabam se tornando um alvo muito atrativo para esses animais.

Embora muitas vezes o ataque destes predadores a zebra é certeiro, pois estes a atingem no pescoço, impossibilitando assim qualquer defesa que ela poderia ter. Porém, caso a zebra consiga avistá-lo antes, provavelmente irá conseguir escapar devido a grande velocidade que consegue atingir.

Além da velocidade, outra importante arma que ela possui contra os seus predadores são as suas mordidas e os seus coices fortes e potentes.

Por fim, o último fator que pode contribuir para a diminuição do tempo de vida desses animais é a caça. Embora hoje se tenha um controle mais razoável sobre essa prática, muitos destes animais são abatidos em caças esportivas.

Outras Curiosidades

Embora já se tenha tentado domesticar zebras por inúmeras vezes, a fim de que elas viessem a realizar um trabalho semelhante ao de cavalos e outros equinos, não houve êxito nas tentativas.

Isto se deu provavelmente por dois motivos. O primeiro é que as zebras possuem um comportamento bem mais agressivo que o cavalo e o segundo é que esses animais possuem um tamanho muito pequeno e por isso não tem força suficiente para carregar cargas e puxar charretes, por exemplo.

E ai, gostou de saber essas curiosidades sobre as zebras? Se você se interessou pelo assunto e deseja saber mais sobre estes animais leia também o texto Filhotes de Zebras.

Veja também

Queimadura de Piolho de Cobra

A Lei da Selva Desde de que a vida surgiu no planeta Terra, há 3,5 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *