Home / Animais / Tamanho do Papagaio

Tamanho do Papagaio

A frase “papagaio de estimação” cobre muito terreno, pois pode envolver espécies do tamanho de um pardal a cacatuas do tamanho de um pequeno ganso. Existem espécies fáceis de manter, como o periquito a até aqueles personagens que podem ser desafiadores de criar em casa como as araras, além de todas as outras espécies e seu comportamento peculiar que existe nesse meio.

Os Papagaios em sua Diversidade

Com papagaios menores, suas principais preocupações serão as do guarda pássaros em geral (a gaiola), certificando-se de que nenhum deles seja intimidado, dando-lhes muito espaço e boa comida, e talvez dando-lhes a mão para tornar toda a experiência de criação de animais mais prazerosa. Com algumas das aves maiores, no entanto, você também estará lidando com um animal cuja inteligência foi comparada à de uma criança de cinco anos de idade.

Essa é uma das coisas verdadeiramente surpreendentes sobre papagaios. Alguns deles podem dar aos golfinhos e grandes símios um banho no que se trata de inteligência. O que esta enorme gama de tamanhos e intelectos envolve então é que há um papagaio diferente para atender todas os casos. Cada tamanho é um caso!

Entendendo a Biologia da Espécie

Apesar da ampla gama de tamanhos, todos os papagaios compartilham a mesma anatomia básica. Duas das coisas que os distinguem de outras famílias de aves são os bicos distintivos, grandes e curvos para baixo, e o arranjo dos dedos dos pés. Eles têm dois dedos voltados para frente e dois para trás. Existem mais de 330 espécies conhecidas de papagaios hoje em dia, mas o número ainda está aumentando.

Aves parecidas com papagaios evoluíram há cerca de 40 milhões de anos, no que hoje é o norte da Europa e a América do Norte. O irônico nisso é que hoje não existem espécies de psitacídeos sobreviventes nativas da Europa. A miríade de famílias modernas de papagaio apareceu entre 7 e 1,5 milhões de anos atrás, sempre mantendo-se nas partes mais quentes do planeta, e portanto abandonando o norte da Europa à medida que a deriva continental enviava a massa de terra para climas mais frios.

Considerações Antes de Adquirir Um

Antes de prosseguir com seus planos de posse de papagaios, responda a estas perguntas fundamentais: Por que você quer o pássaro? Quem vai cuidar disso, limpá-lo e conversar com ele? Você já manteve um papagaio de estimação antes, ou você leu sobre o assunto e ou conversou com outros proprietários de papagaios? Você tem espaço suficiente e um local adequado para uma gaiola ou aviário, longe de correntes de ar e outros inconvenientes para o pássaro? As pessoas que moram com você, e os vizinhos, ficarão felizes com a adição de um animal barulhento à casa?

Depois de responder positivamente a essas quatro perguntas, você pode começar sua busca pelo papagaio perfeito. Seu animal de estimação deve ser criado em cativeiro, proveniente de um criador ou loja. As aves selvagens freqüentemente sofreram extrema angústia durante a captura e o transporte, e muitos de seus companheiros prisioneiros terão morrido no caminho. Os contrabandistas de pássaros ainda conseguem se manter no negócio, então comprar um pássaro com um passado conhecido é essencial para o bem do comércio de animais de estimação, e também para o bem do pássaro. As aves selvagens podem nunca se estabelecer em cativeiro e podem abrigar doenças.

A idade é outro problema. Com papagaios menores, será melhor escolher aves jovens que rapidamente se estabelecerão em um novo ambiente. Os mais antigos podem ser mais complicados em adaptação e não aceitar gentilmente uma mudança no ambiente. Aves criadas à mão podem estar disponíveis, e elas já devem estar acostumadas ao manuseio, portanto, domar a mão delas será uma tarefa mais fácil.

Há outras considerações importantes com as espécies realmente inteligentes, como as grandes araras, cacatuas e papagaios cinzentos. Isso exige muito treinamento e pode ser complicado de lidar nos primeiros dias. Um pássaro mais velho que já passou pelo processo de manuseio, sabe como se comportar do lado de fora da gaiola e tem um punhado de conversa já escondida na manga, e é uma boa compra. Essas aves maiores vivem vários anos, até décadas, e perder os primeiros anos não é grande coisa. O que você precisa observar, no entanto, são maus hábitos e linguagem mal criada! Passe o maior tempo possível com esse pássaro, se puder, antes de convidá-lo para sua casa.

O Cuidado Com a Gaiola

Como acontece com qualquer ave de estimação, a gaiola é a primeira e mais vital compra que você fará. A coisa mais importante para procurar é o espaço. Seus pássaros precisam de muito espaço para voar. Mesmo um pássaro grande que vai passar muito tempo fora em um poleiro como araras maiores precisará de uma gaiola com espaço suficiente para subir e esticar suas asas. A gaiola também precisa ser fácil de limpar.

A parte inferior da gaiola vai precisar de limpeza de excrementos e outras bagunça, então, idealmente, você precisa de uma bandeja removível que pode ser cuidadosamente lavada em uma base regular. O fundo deve ser coberto com aparas de madeira ou papel picado.

Ao escolher uma gaiola, você precisa ter certeza de que o espaçamento da barra é apropriado para o tamanho do papagaio que você vai manter. Qualquer espécie de menor porte requer espaçamento de barras de um centímetro; os maiores precisam de um centímetro e meio, e grandes papagaios devem receber gaiolas com espaçamento de dois centímetros e meio. A razão é menos para lidar com questões de escalada, e mais sobre papagaios ficando com a cabeça presa. Se o pássaro puder pressionar sua cabeça contra as barras, pode ter certeza que ele irá.

Muitos papagaios gostam de subir, por isso as barras horizontais são uma obrigação para eles. Sendo pássaros inteligentes e inquisitivos, os papagaios podem ficar entediados logo,logo. A gaiola precisa ter muita variedade, de diferentes tipos de aparelhos de escalada e poleiros, e uma variação de brinquedos em constante mudança. Quanto mais espaço você puder fornecer, melhor.

Gaiola de Papagaio
Gaiola de Papagaio

A localização é importante, pois seus pássaros irão gastar muito, se não todo o seu tempo na gaiola. Precisa estar em algum lugar nem muito quente nem muito frio. As cozinhas devem ser evitadas, já que os vários vapores de panelas antiaderentes e placas a gás podem ser fatais para os membros menos robustos da família dos papagaios. Você também precisa evitar expor as aves a qualquer fumaça de produtos de limpeza, sprays e outros aerossóis, vapores de tinta, fumaça de cigarro, monóxido de carbono de caldeiras e escapamentos de automóveis e qualquer ambientador de plug ou vela perfumada. Essas coisas são todas poluentes.

O Tamanho do Seu Papagaio

Nós categorizamos as aves em quatro grupos com base no tamanho. Isso é útil quando se fala em termos de requisitos de espaço. Apesar de longas, as listas a seguir (cobrindo papagaios pequenos, médios, grandes e extra grandes) estão longe de ser exaustivas. Todas as aves mencionadas aqui são populares como animais de estimação em diversos lugares do mundo, e todas estão prontamente disponíveis para possíveis proprietários.

Note, no entanto, que determinadas espécies, apesar de populações prósperas em zoológicos e aviários ao redor do mundo, estão em perigo na natureza, e você precisará de uma licença para mantê-los. Citaremos cada espécie somente por seu nome científico. Consulte em sua região qual o nome popular de cada um, se houver disponível.

Para espécies consideradas pequenas, com dimensões que variam entre 10 e 23 centímetros citamos: agapornis fischeri, agapornis personatus, agapornis roseicollis, melopsittacus undulatus, neopsephotus bourkii, bolborhynchus lineola, xanthopterygius de forpus, forpus passerinus, forpus coelestis, xanthops de forpus e o neophema splendida.

Neophema Splendida
Neophema Splendida

Para espécies consideradas médios, com dimensões que variam entre 23 e 33 centímetros citamos: nymphicus hollandicus, diopsittaca nobilis, myiopsitta monachus, pionites melanocephalus, pionites leucogaster, thectocercus acuticaudatus, eupsittula pertinax, psittacara erythrogenys, aratinga weddellii, aratinga jandaya, psittacara mitrata, aratinga nenday, eupsittula canicularis, eupsittula aurea, aratinga solstitialis, pyrrhura rupicola, pyrrhura cruentata, pyrrhura perlata, pyrrhura molinae, pyrrhura frontalis, lorius lory, eos reticulado, lorius tagarela, pseudeos fuscata, trichoglossus moluccanus, pionus menstruus, pionus chalcopterus, pionus fuscus, pionus maximiliani, pionus senilis, poicephalus cryptoxanthus, poicephalus robustus, poicephalus gulielmi, poicephalus meyeri, poicephalus rufiventris, poicephalus senegalus, cacatua sanguinea, cacatua ducorpsii, cacatua goffiniana, lophochroa leadbeateri e o eolophus roseicapilla.

Eolophus Roseicapilla
Eolophus Roseicapilla

Para espécies consideradas grandes, com dimensões que variam entre 33 e 50 centímetros citamos: cacatua sulphurea, cacatua sulphurea citrinocristata, cacatua ophthalmica, cacatua galerita galerita, cacatua tenuirostris, cacatua moluccensis, cacatua alba, psittacula krameri, psittacula cyanocephala, polytelis anthopeplus, platycercus elegans, psittacula derbiana, psittacus erithacus erithacus, psittacus erithacus timneh, amazona aestiva, amazona oratrix, amazona viridigenalis, amazona finschi, amazona farinosa, amazona amazonica, amazona autumnalis, amazona albifrons, amazona ochrocephala, amazona auropalliata, eclectus roratus, eclectus roratus solomonensis, eclectus roratus polychloros, eclectus roratus vosmaeri, deroptyus accipitrinus, primolius maracana, ara severus e primolius auricollis.

Primolius Auricollis
Primolius Auricollis

Para espécies consideradas extra grandes, com dimensões que variam entre 50 e 100 centímetros ou mais citamos: probosciger aterrimus, psittacula eupatria, ara ararauna, ara glaucogularis, anodorhynchus hyacinthinus, ara militaris, ara chloropterus, ara rubrogenys e ara macao.

Veja também

Queimadura de Piolho de Cobra

A Lei da Selva Desde de que a vida surgiu no planeta Terra, há 3,5 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *