Home / Animais / Tamanho Coelho Comum

Tamanho Coelho Comum

Qual o Tamanho do Coelho Comum?

O tamanho de um coelho comum gira em torno de 50 cm. Eles são também conhecidos como “coelhos europeus”, pelo simples fato de terem sido transportados do norte da África para a Europa pelos espanhóis.

São animais fortes, vigorosos, e hoje são considerados animais domésticos, após séculos e séculos de depuração dos seus caracteres.

Existem algumas variedades dos coelhos comuns. Os mais conhecidos são o Califórnia, Azul de Viena, Borboleta, Nova Zelândia, entre outros.

Eles adaptam-se facilmente ao convívio doméstico, no entanto, o recomendado é que você crie determinadas estratégias para que eles adaptem-se mais facilmente a uma nova realidade. A técnica de deixá-los percorrerem todos os cantos da casa ao menos nos primeiros 30 dias de convivência, é um bom exemplo.

A sua alimentação deve ser típica de um animal herbívoro. Deixe sempre à sua disposição verduras, legumes e demais vegetais, como: rabanete, couve-flor, folhas de alface, beterraba, mas também porções moderadas de cenoura e outras verduras que sejam mais calóricas.

O tamanho e porte dos coelhos comuns também estão relacionados com a sua dieta. Por isso, recomenda-se acrescentar vitaminas, fibras, ferro, cálcio, potássio, fósforo e demais nutrientes e sais minerais à sua alimentação.

Mas algumas variedades, como a raça Borboleta, por exemplo, exigem um pouco mais das suas dietas. Por isso, a adição de capim seco, alguns tipos de mato, feno, alfafa, maçã, repolho, além de uma ração especialmente composta para coelhos, também é recomendada, sempre na proporção de ¼ do total da alimentação diária, e à disposição durante todo o dia no comedouro do animal.

Estima-se que existam atualmente cerca de 20 representantes dos chamados “coelhos comuns” espalhados por várias partes do mundo. E as suas características também são as mais variadas possíveis, desde espécies com pelos brancos, pretos, malhados, cinzas, entre outros; ou mesmo variedades com 50, 60 e até os incríveis 70cm de altura.

Principais Características do Coelho Comum

Os coelhos comuns possuem todas aquelas características que consideramos típicas dos coelhos. As orelhas longas (em forma de abas), um corpo rechonchudo, um crânio avantajado e olhos grandes e curiosos.

Olhos Vermelhos de Um Coelho Comum
Olhos Vermelhos de Um Coelho Comum

A sua cauda é pequena e roliça, costumam pesar entre 3 e 4 kg; o tamanho dos coelhos comuns gira em torno de 50cm (em média), e ainda podem ver e enxergar como poucas espécies na natureza.

Eles também são bastante precoces. Já aos 4 meses de vida podem iniciar a sua fase reprodutiva. Durante 30 dias, a fêmea irá gestar os seus filhotes (entre 6 e 8), para dar à luz (em um delicado ninho que ela constrói carinhosamente com palhas secas e ramos) a pequenos filhotes sem pelos e que podem viver entre 8 e 10 anos.

Mas as curiosidades sobre a reprodução dos coelhos comuns não param por aí. Por mais incrível que possa parecer, a fêmea é capaz de entrar no cio novamente em apenas 24 horas após dar à luz aos seus filhotes! — em um dos processos reprodutivos mais singulares entre as espécies do Reino Animal.

Na verdade, devemos agradecer a esses coelhos comuns toda uma geração posterior, que hoje se conhece como “coelhos domésticos”.

Pois esses nada mais são do que os seus descendentes diretos, que multiplicaram-se nas Américas a partir da sua domesticação na Espanha — como uma das várias espécies de animais trazidas pelos colonizadores em suas aventuras pelos outros continentes.

Os coelhos comuns, que por sua vez descendem dos imponentes “coelhos selvagens”, têm a sua carne apreciada em todo o mundo, como sinônimo de leveza, qualidade e sofisticação; além de uma pele utilizada para a produção de finos ornamentos — se bem que isso não seja, exatamente, uma característica que devamos exaltar em um ser vivo.

Enfim, o típico exemplo de uma espécie exótica, atualmente bastante apreciada justamente por ser uma alternativa exótica de animal de estimação, e com vantagens que os tornam animais únicos.

Vantagens como por exemplo: modestas exigências alimentares, exigem poucos cuidados, são animais naturalmente higiênicos, entre outras qualidades que, convenhamos, fazem toda a diferença quando o assunto são animais para serem criados em um ambiente familiar.

Como o Coelho Comum atinge o seu Tamanho?

Tamanho do Coelhos
Tamanho do Coelhos

O crescimento dos coelhos comuns segue determinados padrões analisados e esmiuçados por pesquisadores estudiosos dos comportamentos dos animais em todo o mundo. E eis algumas conclusões às quais eles chegaram:

Não existem muitas diferenças no crescimento de machos e de fêmeas, especialmente nos seus primeiros 4 meses de vida.

Somente dessa fase em diante é possível perceber um desenvolvimento discretamente maior entre as fêmeas, mas que é interrompido a partir dos 6 meses de idade.

Uma curiosidade é que a estrutura física de um coelho dá um salto impressionante do seu nascimento até os primeiros 7 dias de vida, quando costumam dobrar de tamanho.

Com 8 semanas, ele já terá praticamente toda a sua estrutura desenvolvida, e aos 6 meses de idade, é o momento em que costumam interromper o seu crescimento — aliás, a tendência é que, com a velhice, eles apresentem uma sensível, porém constante, diminuição do seu tamanho.

Os pesquisadores são categóricos ao afirmar que o tipo de dieta, as condições do ambiente, as características climáticas da região onde vivem, hereditariedade, traumas, entre outros fatores, podem, sim, influenciar no tamanho dos coelhos comuns.

Dexter: a Curiosa História de um dos Maiores Coelhos já Registrados

Em maio de 2017, uma notícia, bastante curiosa, chamou a atenção da comunidade de admiradores de animais de estimação. Aos dez meses de idade, Dexter, um coelho comum de propriedade de um casal britânico, já tinha os assustadores 90 cm de comprimento — quase o dobro do que seria o comum nessa idade.

De acordo com especialistas, é possível que Dexter torne-se o maior coelho do país — posto atualmente ocupado pelo seu próprio pai, que já ultrapassa, acreditem!, 1,3m de comprimento.

Os seus donos contam que não imaginaram que estavam diante de um fenômeno da natureza, pois quando o adquiriram (aos 2 meses e meio de idade), o seu tamanho era o de um coelho comum, que em nada levava a supor o que ocorreria.

Apesar de ser a paixão da família, Dexter tornou-se uma despesa a mais bastante considerável. À parte as suas demais necessidades — típicas de uma animalzinho de estimação —, somente com a sua dieta, os donos afirmam que precisam desembolsar o equivalente a quase R$ 500 reais por mês.

Isso porque Dexter não se contenta apenas com uma mesa farta. Nada disso! Além de farta, as variedades devem ser frescas e selecionadas adequadamente. Afinal, trata-se, agora, de uma celebridade, que vem rendendo boas entrevistas, visitas a programas televisivos, escolas, zoológicos, entre outras preocupações típicas de um popstar.

Atualmente, o Pai de Dexter é o Coelho de Maior Comprimento da Inglaterra
Atualmente, o Pai de Dexter é o Coelho de Maior Comprimento da Inglaterra

Para os estudiosos, o crescimento de Dexter (que continua até hoje) ainda é um mistério. No entanto, suspeita-se de que fatores genéticos estejam por trás desse fenômeno. Mas, o que eles garantem é que não há necessidade de tamanho alarde sobre tal ocorrência, já que, apesar de tratar-se de um evento raro e bastante específico dessa espécie de animal, não é, de forma nenhuma, um evento isolado na natureza.

Fique à vontade para deixar o seu comentário sobre esse artigo, logo abaixo. E aguardem as próximas publicações do blog.

Veja também

Queimadura de Piolho de Cobra

A Lei da Selva Desde de que a vida surgiu no planeta Terra, há 3,5 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *