Home / Animais / Surucucu de Fogo é Venenosa?

Surucucu de Fogo é Venenosa?

A cobra surucucu de fogo ou apenas surucucu, como também é conhecida, é uma serpente que pertence a ordem dos Squamata e pode ser encontrada em alguns países da América do Sul, incluindo algumas regiões de floresta do Brasil.

As regiões de floresta habitadas por elas costumam ser mais densas e fechadas, sendo assim é muito mais difícil encontrá-la em regiões urbanas e até mesmo as rurais. As regiões brasileiras onde é mais comum encontrar qualquer uma das duas subespécies é em alguns lugares da floresta Amazônica e em algumas partes da Mata Atlântica, incluindo alguns municípios baianos.

Exatamente pelo fato de serem um tipo de cobra não muito conhecido, principalmente em alguns estados do Brasil cujas cidades são mais afastadas das regiões de florestas, muitas das pessoas sequer ouviram falar em seu nome ou então pouco sabe a respeito deste animal. E é exatamente por este motivo que pode surgir o seguinte questionamento para algumas pessoas: A cobra Surucucu de Fogo é venenosa?

Mas Afinal, a Cobra é Venenosa?

Bom, independente de ser venenosa ou não, a cobra por si só é um animal que costuma gerar muito medo na grande maioria das pessoas, isso porque é um ser que é conhecido por atacar quando se sente em situação de perigo ou para capturar alguma possível presa e que caso seja realmente possua veneno, pode vir a até a causar a morte de sua vítima, como é o caso da surucucu.

Existem algumas subespécies da cobra surucucu de fogo espalhadas pelo mundo, sendo que duas delas, a Lachesis muta muta e a Lachesis muta rhombeata, podem ser encontradas aqui em território brasileiro. Ambas as espécies são peçonhentas e possuem um porte consideravelmente grande, fazendo com que esta receba o título de a maior cobra venenosa de toda a América do Sul.

Como já foi dito anteriormente, a surucucu é uma cobra que não costuma ser vista em regiões povoadas, porém isto não impede que alguns casos mais esporádicos de ataques a pessoas ocorram. Embora sejam raros, os ataques dessas serpentes costumam ser bem graves e podem trazer consequências bem sérias para o indivíduo que foi atacado.

Sinais e Sintomas Apresentados Após uma Picada da Surucucu

Entre os danos podem estar envolvidos lesões na pele, incluindo até mesmo alguns casos de necrose tecidual e ainda alguns sintomas que podem repercutir nos mais diversos sistemas corporais. Entre todos os sintomas registrados, os mais comuns são tontura, queda da pressão arterial, diminuição dos batimentos cardíacos, náuseas, dores abdominais, diarreia, sangramentos pela gengiva e mucosas e até mesmo uma insuficiência renal, que pode culminar em óbito.

Portanto, caso algum acidente neste sentido venha a ocorrer, o mais recomendado é que seja procurada uma unidade de atendimento médico o mais rápido possível para que os socorros necessários sejam prestados, incluindo a administração do soro antilaquésico.

Como Evitar Acidentes com a Surucucu de Fogo

Embora esses acidentes sejam mais raros, a verdade é que nada os impede de acontecer e é exatamente por este motivo que em alguns casos mais específicos, todo o cuidado a ser tomado é pouco.

Como já foi dito anteriormente, assim como outras espécies de serpentes, a cobra surucucu de fogo só costuma atacar caso se sinta ameaçada. No caso de acidentes com seres humanos, na grande maioria das vezes eles ocorrem durante a exploração do habitat natural desta cobra, e o que ocorre na realidade é que ou a surucucu está camuflada ou realmente não a vítima não manteve a atenção necessária para explorar o local e acabou se aproximando do animal mais do que se é recomendado, culminando assim em um acidente.

Surucucu de Fogo Atacando
Surucucu de Fogo Atacando

Sendo assim, principalmente ao ir explorar locais que são conhecidos por ser habitat não só de cobras como a surucucu, mas também de outras serpentes venenosas, é altamente recomendado que o indivíduo utilize calçados fechados, de preferência botas de cano alto ou com caneleiras de couro, impedindo assim que as presas da surucucu venha a atingir o corpo do mesmo, trazendo a pessoas todas as consequências já citadas aqui.

Além disto, vale reforçar que manter a atenção redobrada nestes casos também é de extrema importância para minimizar ao máximo a chance de ocorrer qualquer tipo de acidente.

Como Reconhecer uma Surucucu de Fogo

A cobra surucucu de fogo possui uma aparência bem característica, o que faz com que o seu reconhecimento seja relativamente fácil.

Como já falamos neste artigo, esta serpente de hábitos geralmente noturnos possui um grande porte, podendo chegar a medir cerca de 3,5 metros.

As suas cores também são vivas e bem marcantes, sendo que a cor predominante em seu corpo é um laranja que se mescla a tons amarelados. Além disto, possui por todo o corpo manchas com um formato semelhante a losangos, apresentando tons que variam entre o preto e um marrom bem escuro. Já a região inferior de seu corpo possui uma coloração branca.

As textura de suas escamas, principalmente as localizadas na região do seu dorso, possuem uma textura mais áspera e pontiaguda, que vão ficando mais ásperas ainda a medida que nos aproximamos de sua cauda.

Quando se sente ameaçada de alguma forma, a surucucu de fogo costuma demonstrar de alguma forma o seu incômodo e por isto, na maioria das vezes a mesma emite um som muito característico através de sua cauda, que vibra e provoca atrito entre o seu corpo e as folhas, avisando assim que está bem por perto.

Caso isto não seja o suficiente para afastá-lo, muito certamente a surucucu irá se preparar para dar o seu agressivo e quase certeiro bote, que em alguns casos podem alcançar cerca de aproximadamente 1 metro de distância.

Além disto, esta cobra também é capaz de reconhecer a presença de outros indivíduos através de uma estrutura denominada fossetas loreais, que permitem que ela identifique o calor emitido pelos seres que se aproximam da mesma, podendo até mesmo segui-las através do chamado rastro térmico deixado por eles. Isto costuma acontecer principalmente quando se trata dos animais que ela costuma se alimentar, como alguns pequenos roedores, por exemplo.

E ai, você sabia que a surucucu de fogo era venenosa? Para saber mais a respeito deste curioso animal, veja também o artigo “Cobra Siri Malha de Fogo” e continue acompanhando as postagens do blog Mundo Ecologia.

Veja também

Animais Exóticos da Austrália

A Austrália é um país rico nos mais diversos âmbitos e sentidos da palavra. Nele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *