Home / Animais / Sugestão de Nomes Para Corujas

Sugestão de Nomes Para Corujas

De manter companhia sábia com a Deusa Atena a executar tarefas mágicas, as corujas são muito mais do que suas associações alegóricas negativas. Já foi o tempo que corujas despertavam temor e arrepios fantasmagóricos como antigamente. Hoje a coruja também é associada a situações atraentes como poderes mágicos ou sabedoria perspicaz. E, claro, acabou se tornando também um desejável animalzinho de estimação. Mas que nome dar a sua coruja? Quais nomes tem se tornado populares?

Os nomes cinematográficos

Certamente, a telona tem influenciado gerações ao nomear seus bichinhos de estimação, e com as corujas não seria diferente. E, na verdade, influenciou muito mesmo, até mais do que deveria. Como já dito acima, os temas de filme envolvendo magias e poderes místicos tem atraído multidões ao cinema, e a jovem geração do século 21 foi especialmente envolvida pela série dos filmes do bruxinho Harry Potter.

Coruja do Harry Potter
Coruja do Harry Potter

O problema aí é que a idéia de associar as corujas como as aves companheiras dos bruxos desencadeou tanto o mercado de vendas de corujas pelo mundo que aumentou perigosamente o tráfico ilegal dessas aves, a ponto de preocupar governo e autoridades com a preservação da espécie. Desde de 2001 quando se lançou o primeiro filme da série em diante, a procura e venda de corujas no mercado de animais cresceu abundantemente e, em consequência, a popularidade de corujas como bichinhos de animação colocou algumas espécies menos abundantes em situação de iminente extinção.

Com menos efeitos negativos mas que também mexeu com a imaginação e atração das crianças em relação as corujas foi a animação cinematográfica ‘A Lenda dos Guardiões’ de 2010. O desenho conta a história épica de míticos guerreiros corujas empenhados em batalhas, que fascinavam os filhotes de uma coruja, os irmãos Soren e Kludd, história que também afetou os dois irmãos de forma diferente como se compreende com o desenrolar do roteiro. Claro que o desenho também encantou o mundo de nossas crianças e não demorou muito a se ver várias novas corujas como bichinhos de estimação chamadas Soren por aí.

Por falar em clássicos do desenho, veio a lembrança talvez uma corujinha que talvez tenha sido a precursora entre as corujas que desmistificou a ave e a tirou do mundo sombrio para a luz. A assistente do mago Merlin no desenho ‘A Espada Era a Lei’, a coruja Arquimedes sem dúvida desempenhou um importante papel em qualificar a coruja numa posição atraente de amiga do homem. O ‘sr Coruja’ de Christopher Robinson era um pelúcia baseado no Arquimedes, você sabia?

Inventar a Partir do Nome

Coruja Buraqueira Pousada em Uma Árvore
Coruja Buraqueira Pousada em Uma Árvore

Algo muito divertido envolvendo nomes para corujas é feita pelo americanos. Coruja em inglês é Owl (pronuncia-se “aun” ou “aoun”). Em função dessa pronúncia é comum os americanos usarem meios coloquiais ou neologismos para inventarem nomes para suas corujas de estimação.

E isso é feito não só para dar nomes aos bichinhos de estimação corujas, mas é também um meio muito usado para a criação de logomarcas publicitárias pelo país. Algumas talvez você conheça como owlox, readyowl, signalowl, metricowl, seatowl, startowl, owlsense, etc.

Muito legal também são nomes dados a corujas imitando a pronúncia de nomes de celebridades americanas como, por exemplo, Owlbert Eisntein, Owlbama, Owl Capone, Owl Pacino, Muhammad Owli, Owlfred Hitchcok, Owlf, Fat Owlbert, Colin P’Owl e por aí segue vários e vários outros muito divertidos. Os trocadilhos geralmente são os nomes mais engraçados.

Quando se trata de corujas, talvez nenhuma ave de rapina seja atualmente mais conhecida do que Hedwig, a amada coruja da neve de Harry Potter. Isso seria um excelente nome de coruja de estimação. Há muitos outros nomes com temas de Potter para escolher, incluindo “Pigwidgeon” e “Minerva McGonagowl”.

Mas apesar de tudo o que consideramos até agora sobre nomear corujas como animais de estimação, é preciso considerar algo muito mais importante do que isso.

Corujas São Bons Animais de Estimação?

Antes de mais nada, é preciso dizer que é ilegal manter corujas em muitas áreas do mundo. Aqueles que escolhem desafiar a lei e manter uma coruja de qualquer maneira enfrentam uma variedade de problemas adicionais. Se o pássaro adoecer, geralmente não há outra alternativa a não ser levá-lo a um veterinário especializado em aves de rapina. Seu veterinário padrão não é especialmente treinado para tratar esses pássaros incríveis. Levar uma coruja a um veterinário coloca um dono ilegal em risco de ser pego, multado e, possivelmente, preso, pois você precisa de uma licença e treinamento extensivo para se tornar um manipulador de raptor profissional certificado e vinculado.

Embora seja verdade que as corujas de estimação tenham sido popularizadas em livros e filmes (como a série “Harry Potter”), a verdade é que as corujas não são uma boa opção para animais de estimação. As dificuldades causadas pelo cuidado adequado de uma coruja são uma grande razão pela qual é melhor deixá-las em estado selvagem, tão belas e cativantes quanto essas criaturas possam ser.

Para começar, as corujas não podem ser mantidas dentro de uma gaiola de papagaio interna padrão. Eles devem ser mantidos em um grande aviário com acesso interno e externo, bem como acesso a uma panela de banho que deve ser mantida limpa. Eles se banham regularmente para manter suas penas meticulosamente limpas. As corujas voam silenciosamente, mas suas penas farão barulho se não forem mantidas limpas. Esse barulho é prejudicial à sua caça. Eles também devem ser capazes de voar com freqüência, se são fisicamente capazes de voar.

Não é Legal Corromper a Natureza do Animal

Corujas também são aves rapineiras que vivem e caçam com liberdade e independência. Ao contrário de outras aves comumente domesticáveis, como araras, papagaios e cacatuas, as corujas tem uma natureza solitária, tornando-as pouco ou quase nada sociáveis pra se relacionar com outras aves, mesmo de sua espécie (a não ser em época de acasalamento e nidificação).

A mentalidade do rebanho é o que permite que um papagaio se integre com sucesso em uma família humana. Como as corujas não têm esse tipo de mentalidade, elas vêem todos, exceto a única pessoa que escolhem como “companheiro” como inimigo ou presa, e provavelmente atacarão os outros à primeira vista. Então, se você ficar de algum modo incapacitado de cuidar de sua coruja e tiver que delegar essa tarefa a outra pessoa, isso com certeza será um problema. Alem disso, por serem aves com características monogâmicas, dificilmente se relacionará com outra pessoa diferente daquela com quem se acostumou, podendo ficar deprimido até a morte.

Filhote de Coruja na Natureza
Filhote de Coruja na Natureza

Portanto, se você ou alguém que conheça tinha a intenção de adotar uma coruja, um bom conselho seria a adoção patrocinada, aquela em que voçê “adota” uma ave que vive em um centro de vida selvagem (como um zoológico, por exemplo). Mas se sua intenção é mesmo um pássaro companheiro em sua casa, pense melhor e escolha aves mais domesticáveis. Sabia que há muitos papagaios que precisam de adoção? Eles se adaptam muito mais a vida com em família que uma coruja.

Veja também

Queimadura de Piolho de Cobra

A Lei da Selva Desde de que a vida surgiu no planeta Terra, há 3,5 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *