Home / Animais / Sapo Dardo Venenoso

Sapo Dardo Venenoso

O que você conhece sobre os sapos? Antigamente, ele era um animal exclusivo das zonas rurais, porém, hoje em dia, está cada vez mais comum encontrá-los nas cidades. É bem capaz que, quando o tempo fechar e começar a chover, esses animaizinhos saiam de seus esconderijos.

Os sapos é um dos animais que mais despertam sentimentos repulsivos. Muito disso se deve por causa de sua aparência, que várias pessoas a consideram nojenta. Isso se deve mais ao aspecto pegajoso que ele possui, já que sua pele fica úmida na maioria do tempo.

O sapo dardo venenoso não recebe este nome à toa. Ele possui uma toxidade muito perigosa, tanto para seus predadores quanto aos humanos. Seu veneno é tão poderoso que é usado até para caçar!

Acredito que, por ser uma espécie tão exótica, vale a pena conhecer mais sobre ele. Que tal continuar a leitura deste artigo? Vamos lá!

Características do sapo dardo venenoso

Ele é pequeno, o seu tamanho não chega aos 5 centímetros. Seu peso não ultrapassa 8 gramas. O seu tempo de vida é entre 4 e 6 anos, quando está no seu ambiente natural. Caso fique em cativeiro, mesmo que esteja em boas condições, o seu tempo de vida diminui bastante.

Ele é conhecido nos Estados Unidos como sapo ouro venenoso. O nome “ouro” veio de sua coloração, que, obviamente, se assemelha muito ao dourado.

Os sapos dourados não possuem somente o amarelo como cor. Apesar de ser a cor mais comum (e que deu origem a sua nomenclatura popular), eles também podem ser encontrados na natureza em tons de azul, verde, laranja e até branco.

Apesar de o nome ser comparado a algo muito bom e ter tonalidades que atraem pela sua beleza, ele não oferece coisas boas para quem tem contato com ele, muito pelo contrário.

Cores

Como já foi dito, a sua coloração é diversa. O que é bastante curioso é que, quanto maior a sua idade é, mas forte a cor fica. Os pequenos nascem com uma mistura de cores, e, por volta da adolescência, recebem algumas manchas — geralmente pretas — pelo corpo.

Com o amadurecimento, essas manchas somem, dando lugar a uma cor mais viva e intensa.

Toxinas altamente perigosas

Sapo Dardo Venenoso Amarelo
Sapo Dardo Venenoso Amarelo

Quando o predador tem contato com sua toxina, geralmente, o sapo dardo venenoso libera pouco líquido, apenas como um aviso. Na maioria das vezes, o caçador é paralisado, e fica assim por algumas horas. Mas, em alguns casos, mesmo com pouco veneno liberado, é suficiente para matar aquele que o toca.

Este sapo é um dos animais mais venenosos do planeta. Dentro de sua própria ordem é o mais venenoso, e, quando comparado com serpentes e escorpiões, deixa muitos deles para trás.

Uma substância altamente temida está presente em seu veneno: é a homobatracotoxina. Em apenas um sapo adulto, a quantidade encontrada é suficiente para matar 20.000 cobaias ou 100 pessoas!

Só para você ter uma ideia do perigo deste sapo, saiba que há relatos de animais domésticos — como cães e galinhas — que morreram só de ter o contato com o solo em que essas rãs apareceram.

Este elemento (homobatracotoxina) é muito raro na natureza. Só existem em mais outras duas espécies de sapos encontrados na Colômbia e em duas espécies de pássaros (isso mesmo, pássaros!) encontrados na Nova guiné.

Predadores Naturais

É claro que ele não está imune a tudo. Existe uma espécie de cobra que consegue ingeri-lo, e para isso, ela tem uma imunidade corporal que absorve quase 100% da toxina que a pele do sapo libera.

Como você deve ter lido, o corpo da cobra absorve quase 100%. Mesmo sendo bastante resistente, ela ainda sofre ao escolher o sapo dardo como presa.

Ele pode perder o seu veneno?

Sim, é possível que isso aconteça. Um dos modos é criando ele em cativeiro. O que foi descoberto é que, com o passar do tempo, ele ia perdendo a potência de sua toxina, quando era mantido preso.

O seu veneno é mantido quando ele come insetos que também são venenosos, já que estes animaizinhos fazem parte de sua dieta. O inseto de que estamos falando é um besouro da família Melyridae, que transmite alcaloides tóxicos quando é ingerido.

Para ter uma noção do quão venenoso este sapo é, saiba que dois décimos de microgramas de sua toxina mata um ser humano em poucos minutos. Um sapo adulto possui 200 microgramas em sua pele.

Habitat

Ele é nativo da floresta Amazônica, portanto, só pode ser encontrado no norte do Brasil. Além do nosso país, ele também é encontrado em grande quantidade na Colômbia, principalmente em sua costa.

O seu contato com áreas que já foram tocadas pelos seres humanos é bem pouco provável. Caso queira encontrá-lo, terá que adentrar as matas.

Sapo Dardo Venenoso Junto a Seu Filhote
Sapo Dardo Venenoso Junto a Seu Filhote

Esta espécie evita o crescimento secundário e áreas cultivadas, e prefere a floresta de crescimento primário, tornando-a sensível ao uso da terra humana. Não é predominante ao longo de fluxos maiores em sua faixa, devido ao desenvolvimento na forma de campos de banana-da-terra, ou crescimento secundário da utilização anterior de recursos florestais.

As principais ameaças incluem a poluição causada pela pulverização ilegal e o desmatamento.

Relação com os humanos e algumas curiosidades

O Phyllobates terribilis é a rã que mais possui toxidade, e é uma das três espécies conhecidas por serem usadas pelos colombianos nativos para envenenar seus dardos.  Uma vez que P. terribilis foi capturado, os dardos são esfregados sobre a pele do sapo vivo para coletar o veneno (em contraste com as outras duas espécies da rã que são empaladas em varas e às vezes aquecidas, para maximizar a quantidade de secreções tóxicas). Os dardos envenenados são então usados ​​para caçar.

Os índios pegam o sapo com bastante medo, já que apenas um simples toque pode ser mortal. Eles usam folhas de bananeira como proteção.

Veja também

Animais Exóticos da Austrália

A Austrália é um país rico nos mais diversos âmbitos e sentidos da palavra. Nele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *