Home / Animais / Sapo Boi: Peso, Tamanho e Nome Científico

Sapo Boi: Peso, Tamanho e Nome Científico

Quando estamos tratando de sapos, muitas pessoas já possuem uma resistência muito grande sobre o assunto. Porém, por mais que muitos tenham receio — ou até nojo deles — esses animais não deixaram de ser interessantes.

Os sapos são algumas das espécies que mais possuem características individuais. Existem pequenos, grandes, coloridos, com tonalidades normais, com pele extremamente rígida e outros com quase nenhuma proteção corporal.

O sapo boi não foge das regras. Ele é igualmente fascinante, como muitos animais — incluindo sapos. Aliás, esta espécie de sapo é a mais comum dentre todas no Brasil. O único que está presente do norte ao sul. O mais difícil é encontrá-lo quando o inverno está presente.

Pode ser que este nome já te dê uma ideia de como ele é, ou quem sabe você não sabe nada sobre ele! Que tal adquirir mais conhecimentos sobre a grande fauna brasileira? O que acha de se informar mais sobre o sapo boi? Caso queira, prossiga com a leitura deste artigo!

Características do Sapo Boi

Ele é um grande anfíbio. Dentro dos sapos, ele é um dos que alcançam o maior peso e a maior estatura.

A sua pele é extremamente seca e cheia de verrugas, e, por isso, é um dos que mais precisam ficar em partes úmidas. Seu nome científico é Rhinella marina, sendo que, há tempos atrás, ele era catalogado como Bufo marinus.

Pode ser que nunca tenha ouvido falar do sapo boi, mas com toda certeza, já ouviu falar do sapo cururu. Estas duas espécies são a mesma, sendo que é a mais versátil entre todas diferentes classes de sapos do mundo.

Eles são conhecidos pelo seu veneno. E sua fama faz justiça à toxina: Ela causa fortes dores, náuseas, tontura e outros sintomas. Porém, raramente uma pessoa pode morrer quando entra em contato.

Porém, infelizmente, já houve relatos de pessoas que chegaram ao óbito quando comeram este sapo ou ingeriram os seus ovos. A toxina que o sapo boi possui também o ajuda a se livrar de fungos e bactérias, que podem se alojar em seu corpo.

O sapo boi mede de 10 a 15 centímetros, o que é impressionante. O seu peso também é descomunal: pode alcançar até 1,3 quilos, sendo que a maioria das classes de sapos não alcança metade deste valor.

O Tempo de Vida do Sapo Boi
O Tempo de Vida do Sapo Boi

O seu tempo de vida é relativamente curto: Ele vive de 5 a 10 anos, quando está em seu ambiente natural. Os sapos possuem uma característica incomum comparado a outros animais, que é a expectativa de vida bem menor quando não está inserido na natureza.

Caso você encontre um sapo boi em cativeiro, o seu tempo de vida dificilmente ultrapassa os 3 anos.

Habitat Natural e seu Comportamento em Ambientes Desfavoráveis

Ele vive principalmente em ambientes onde há muita umidade. Os lagos e rios são suas principais casas.

Eles podem ser encontrados em diversas partes do mundo, exceto em lugares frios. Sua pele necessita de umidade, e, quando não encontra um ambiente assim, pode causar sérios riscos para a sua sobrevivência. É impossível um animal desses se adaptar em temperaturas baixas, mesmo que seja perto de encostas ou lugares com abundante água.

É imprescindível que eles estejam em lugares úmidos, pois sua sobrevivência depende disso. A água é essencial para a sua reprodução e a umidade é necessária para que sua respiração seja bem sucedida.

A pele fina desses animais permite com que ele respire de forma cutânea — que é quando a respiração acontece pela pele do animal, ao invés das narinas. A exposição excessiva aos raios solares faz com que sua pele resseque.

Por este motivo é que muitos deles só podem ser vistos durante a noite. Quando aparecem de dia, é possível que estejam caçando ou o tempo está nublado/chuvoso.

Alimentação

Ele possui uma diversidade de paladar no quesito alimentação: Ela inclui desde pequenos répteis — como lagartixas — pequenos anfíbios, roedores, insetos e até mamíferos de pequeno porte.

Foi criada uma imagem de que os sapos se alimentam apenas de insetos, porém, isto está bem longe da realidade. Ele é o principal animal que controla a população de insetos no mundo, mas, não é por isso que sua alimentação está restringida a eles.

Curiosidades

O sapo boi é um animal que dá bastante trabalho a outras espécies, quando está em contato com alguma. Entre os anos de 2008 a 2010, ele foi responsável pela diminuição massiva de crocodilos na Austrália.

O que aconteceu foi o seguinte: a migração de sapos para o habitat natural dos crocodilos foi repentina. Com isso, muitos desses répteis começaram a se alimentar desses sapos. Como eles não são tão fortes como os crocodilos de água salgada, poucas horas depois de ingerir o anfíbio acabavam morrendo.

Com isso, o número de crocodilos diminuiu significativamente, levando as autoridades à preocupação. Com tudo isso, foi feito um estudo para livrar os sapos cururus daquele local, para não diminuir mais o número de crocodilos ainda mais.

Porém, tudo isso começou com um grande erro dos australianos. Esta espécie de sapo não era comum no país. Eles importaram de Porto Rico, pois a intenção era que estes se alimentassem dos escaravelhos, um animal que estava destruindo as plantações de canas-de-açúcar.

A Espécie Sapo Boi
A Espécie Sapo Boi

O plano foi por água abaixo: Os sapos não se adaptaram a comer os escaravelhos, e, ainda pior, começaram a se reproduzir desenfreadamente. O grande erro da Austrália foi importar um animal que não possui tantos predadores naturais em seu país.

Hoje, o sapo boi é considerado uma praga nacional da Austrália, embora ele ainda esteja sob controle. A população é estimulada a matá-los, para que a reprodução não seja tão abundante.

Veja também

Escorpião Preto Andando em Terras Asiáticas

Habitat do Escorpião Preto: Onde eles Vivem?

Os escorpiões, ao mesmo tempo que parecem ser animais assustadores, são seres fascinantes também. Obviamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *