Home / Animais / Reprodução Minhocas Californianas

Reprodução Minhocas Californianas

Minhocas Californianas: Características

Elas são conhecidas no Brasil também como Minhoca Vermelha. É devido a sua coloração corporal que varia em tons de vermelho, de marrom e manchas amareladas em torno de seus anéis; elas não são grandes, e sim consideradas pequenas, chegam a medir entre 6 a 13 centímetros e alcançam os 5 milímetros de diâmetro quando estão na fase adulta.

Ela é originária da Europa e nos Estados Unidos é onde ela mais é criada; no Brasil teve uma ótima adaptabilidade ao clima e, principalmente ao solo. É uma minhoca que possui ótimas qualidades quando o assunto é agricultura. Vamos conhecer algumas delas.

Minhoca Californiana: Benefícios Para Agricultura

As Minhocas Californianas produzem húmus, que é uma espécie de adubo natural, livre de químicos e conservantes; que pode se usado tanto para compostagem quanto para melhorias na terra.

Tal “produção” ocorre da seguinte forma, as minhocas se alimentam de matérias orgânicas (resto de alimentos e de animais, folhas, frutas, esterco de vaca, etc.) presentes na terra e a partir disto, depois de digeri-los, elimina-os em suas fezes; e nestas fezes, está presente o tão conhecido húmus de minhoca, que contém quantidade significativa de diversos nutrientes que são essenciais ao solo, onde podemos citar, por exemplo, o nitrogênio.

O fato delas não se aprofundarem muito ao solo facilitou demasiadamente a criação da espécie em minhocário, visando única e exclusivamente à produção do húmus, o qual ela faz muito depressa e sem rodeios.

Outra função das minhocas californianas que atrai muitos criadores é o fato dela ser uma excelente isca para pescar. Devido a sua coloração avermelhada, é usada para chamar a atenção dos peixes e atrai-los em menor tempo.

Devido as estes dois fatos principais, a isca e o húmus, as Minhocas Californianas passaram a ser criada em minhocários para utilidade comercia. Elas estão presentes em praticamente todos os cantos do mundo, inclusive no Brasil e nos Estados Unidos. O seu comércio é muito grande, gira milhões e milhões de dólares; nos Estados Unidos elas são 80% de todo o comércio referente às minhocas que produzem húmus.

O que contribuiu muito para isso foi o fato dela ser uma minhoca forte, que suporta variações tanto no clima, quanto no solo e ainda tem uma rápida reprodução, o que leva a ter mais minhocas à produção e húmus só cresce. De fato, é a minhoca mais comercializada no mundo e a “queridinha” de todos os produtores.

Mas existem muitas coisas que não sabemos a respeito das minhocas californianas; não sabemos seus hábitos, comportamentos e costumes. Então, para que deixemos de lado essa história de não a conhecê-la direito, vamos lhe apresentar algumas características corporais e hábitos que poucas pessoas sabem sobre esse curioso animal.

Minhoca Californiana: Respiração e Hábitos

Respiração

Respiração da Minhoca Californiana
Respiração da Minhoca Californiana

Um fato interessante para começar, é sobre a respiração da minhoca. Algo que leva muitas pessoas a terem duvida, pois elas são seres que habitam em baixo do solo. Elas respiram sim, não se engane.

Você sabia que elas respiram pela pele? Sim, elas não constituem de pulmão, pra ela não é necessário nenhum órgão que exerça essa função, ela faz uso da própria pele para respirar. Essa ação é conhecida como respiração cutânea, e ocorre a partir dos vasos sanguíneos presentes na própria estrutura corporal e através deles, realizam as trocas gasosas, onde absorve o oxigênio da superfícies e descarta o carbono. Este tipo de respiração está presente em diversos outros seres que vivem em locais úmidos, ou em baixo da água, como por exemplo, alguns anfíbios, esponjas, parasitas, etc.

Tem Hábitos Noturnos

Minhoca Rastejando no Campo
Minhoca Rastejando no Campo

Outra característica curiosa a cerca das minhocas é o fato delas serem seres noturnos. Elas não gostam de barulhos, carros, fumaça e claridade; estes são fatores importantes para elas não saírem de baixo da terra. Onde vivem calmas e serenas, sem que nenhum outro ser vivo venha incomoda-la.

Ela constrói galares, grandes “tuneis” em baixo da terra, para que o ar circule com maior facilidade e para sua própria locomoção; está ação também auxilia na agricultura, pois a quantidade de oxigênio no solo passa a ser maior.

Você sabia que a minhoca pode se movimentar tanto para frente quanto para trás? Sua estrutura corporal é composta por anéis, são vários, que se conectam e resultam no corpo da minhoca, em uma extremidade é a boca, na outra o anus; sendo assim, ela é capaz de se movimentar em ambas as direções.

Reprodução Minhocas Californianas

Algo que muitas pessoas têm duvida e que vamos esclarecer aqui é a respeito da reprodução das minhocas.

Você sabia que as minhocas não possuem um sexo definido? Elas não são nem macho nem fêmea, elas são os dois, pois são hermafroditas. Porém, a reprodução nunca acontece sozinha, ela sempre precisa de outra minhoca para copular e dar origem a outras minhocas. As minhocas californianas reproduzem-se mais rápidos que as outras, por isso é muito atrativa para os meios comerciais.

Ao realizar a cópula, surge na minhoca, poucos dias depois, em meio a seus anéis, uma espécie de casulo esverdeado, mais precisamente na região do clitelo, que é uma das partes mais espessas de toda minhoca, é desenvolvido uma espécie de aro em meio a estes anéis.

Dentro deste casulo estão presentes os nutrientes e as reservas fundamentais ao crescimento das futuras minhocas. Este casulo esverdeado fica disposto no corpo da minhoca durante 20 dias em média, mas pode variar, tanto para mais, alcançando os 40 dias, quanto para menos, com apenas 15 dias. Eles passam a obter coloração diferente, o que antes era verde, passa a ser marrom e dentro destes, estão dispostas os filhotes, que por período reprodutivo, nas minhocas comercias, podem chegar até 7 ovos diários.

O que Comem as Minhocas Californianas?

A minhoca também é conhecida por ser canibal, isso mesmo, elas se alimentam de restos de animais que já faleceram, inclusive outras minhocas; e ainda restos de vegetais, que não estão sendo utilizados por nenhum outro ser.

Desenho de Uma Simpática Minhoca Californiana
Desenho de Uma Simpática Minhoca Californiana

Outra parte da alimentação é voltada para as folhas secas, pequenas plantas e inclusive a terra, do qual já mencionamos a cima. A partir desta terra ingerida, e a partir das suas fezes, ela produz o tão conhecido húmus de minhoca.

De fato, são seres curiosos, que muitas vezes achamos inúteis ou que “não servem para nada”, mas não, ao tomarmos conhecimento das diferentes espécies de animais, aprendemos que todo ser vivo tem a sua função na natureza.

Veja também

Espécies De Cobras Em Florianópolis

As serpentes ou cobras, como são mais conhecidas aqui no Brasil, são animais pertencentes a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *