Home / Animais / Por que o Papagaio se Arrepia?

Por que o Papagaio se Arrepia?

Entendendo a Linguagem Corporal dos Papagaios

Para quem possui ou quer possuir um papagaio de estimação, é fundamental que entenda a linguagem corporal do seu pet. Os papagaios, assim como as araras, maritacas, e outras aves se expressam a partir de movimentos corporais; só de analisar as decorrentes mudanças no seu corpo já é possível identificar quando estão felizes, tristes, com fome, com raiva, etc.

É uma característica principalmente das aves Psitaciformes, da família Psittacidae. Eles se comunicam tanto entre eles, quanto com nós, a partir do canto e de movimentos corporais. Quando comunicam entre si, instintivamente eles percebem o que o outro está querendo dizer, de modo que respondem de acordo com os movimentos e cantos do seu semelhante. Já quando existe a domesticação da ave, ela comunica-se exclusivamente com o seu dono, logo, cabe a ele decifrar e entender o que a ave está querendo dizer.

Para isso, vamos ajuda-lo a decifrar as diferentes mensagens que o seu papagaio quer lhe passar, seus desejos, incômodos, doenças e frustrações.

Quando o Papagaio Enverga ou Esconde o Bico

Essa é uma atitude tomada pelos papagaios para mostrar quem manda ali, é um sinal de imposição, de dominação; ele enverga o bico para se exibir as outras aves, para demonstrar superioridade. Já quando o pássaro se sente submisso, com medo, a tendência é que ele deixe o bico para baixo, não o deixando visível, camuflando-o em meio as suas plumagens. Quando estão com o bico meio aberto e para baixo, representam ameaça e podem bicar a qualquer momento.

Papagaio Envergando a Asas
Papagaio Envergando a Asas

Outra maneira interessante do papagaio se expressar através do seu bico, é batendo sua língua contra o próprio bico, fazendo alguns estalos. É uma maneira da ave dizer que está tranquila, não representando nenhuma ameaça, muito pelo contrario, é uma atitude muito amigável e afetuosa, está pronto para receber carinho.

Quando o Papagaio Abre ou Bate as Asas

O papagaio abre suas asas quando está “de boa”, quando não quer ser incomodado, nem por outra ave, nem pelo dono, quer ficar sozinha, na dela; isso é um fato comum entre os papagaios, e quando não são respeitados tendem a movimentar o bico, como se estivessem atacando. Caso seu papagaio esteja com as asas abertas, deixe-o, até por que querer ficar em paz e não ser atormentado é um direito de todos, inclusive dos animais.

Já quando eles estão batendo as asas, é um sinal de atenção, querem aparecer, chamar atenção, seja de outras aves ou do seu dono. O papagaio bate as asas quando está feliz, empolgado, eufórico ou simplesmente para arejar o corpo e se exercitar.

Quando o Papagaio Movimenta a Cabeça

Essa ação exercida pela ave também diz respeito à atenção. Ela acena sua cabeça para cima e para baixo quando está a esperar por carinho, atenção e mimos do seu dono. Porém, é importante destacar que quando estão doentes também fazem esse movimento com a cabeça, de modo que muitas vezes confundem os seus donos; devido a esse fato, é fundamental que o dono conheça por completo os movimentos característicos do seu pássaro, para saber o que está ocorrendo com a ave.

Quando o Papagaio Abana a Cauda

O papagaio pode tanto movimentar sua cauda na lateral quanto na vertical, como também em leque. Quando a movimenta na lateral está expressando alegria, felicidade; é o mesmo movimento que vários outros animais fazem normalmente, como é o caso dos cachorros, que quando estão felizes, movimentam o rabo.

Quando o papagaio movimenta a cauda verticalmente é sinal de cansaço e fadiga. O animal está querendo demonstrar com isso que precisa de um tempo para descansar e reconstituir-se de energia. Ocorre principalmente quando o animal está ativo, se perceber estas ações sem que o animal tenha feito atividade alguma, pode ser um sinal de desconforto ou de doença, fique atento; a ação de movimentar a cauda muitas vezes é conjunta com a respiração compulsiva e ofegante.

Quando ele abre a cauda em formato de leque, é melhor ficar atento. É um sinal de que o pássaro está irritado, agressivo; faz isso para que possa mostrar toda a extensão de seu corpo e intimidar outras aves.

Por que os Olhos do Papagaio se Dilatam?

As aves da espécie Psitaciformes possuem a característica de enrugar, contrair e dilatar seus olhos. É um sinal de excitação, pode ser uma atitude boa, como também ruim. Isso por que a excitação da ave acontece desde quando ela está frente a algo novo, ou quando está curiosa; sendo assim, ela pode tanto estar agressiva, com medo, como também empolgada ou estimulada. Depende do tipo da excitação da ave para caracterizarmos como agressiva ou simpática, mas o fato é que quando estão excitados, tendem a dilatar os olhos.

Por que o Papagaio se Arrepia?

É um fator importantíssimo para o papagaio arrepiar-se. Ele pode tanto indicar agressividade, um possível ataque ou pode ser um sinal de doença; é extremamente necessário que o dono fique atento às ações do papagaio.

Quando se sentem ameaçados, ou irritados, com raiva, ele pode arrepiar a plumagem, como fazem também outros animais, como o cachorro, que arrepia seus pelos quando está bravo. É uma ação instintiva da ave, para se proteger de decorrentes perigos.

Se notar que a ave está muito parada, sem se movimentar, fica encolhida, arrepia as penas, passar a cantarolar com menos frequência, são sinais que seu pássaro está doente. Não é natural uma ave ficar muito tempo com as penas arrepiadas, exceto no caso do stress.

Pode ser alguma infecção, tanto de bactérias como de vírus; ou ele pode estar desnutrido; ou com hipotermia; ou também desidratado.

Para trata-lo, o recomendado é que primeiramente procure um especialista, que indique os medicamentos corretos. Você pode tanto dar vitaminas, rações especializadas, melhorar a alimentação, como também ir a clínicas especializadas e buscar por antiparasitários ou antimicrobianos.

É fundamental que entenda por completa as ações do seu papagaio, pois eles se comunicam mesmo com nós, é algo realmente surpreendente para quem o vê pela primeira vez. Lembre-se, se você é dono de um animal de estimação, é o único responsável pela saúde e pelo bem estar do seu amigo, então tenha responsabilidade, comprometimento e paciência com ele.

Veja também

Animais Exóticos da Austrália

A Austrália é um país rico nos mais diversos âmbitos e sentidos da palavra. Nele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *