Home / Animais / Pavão Vermelho Existe?

Pavão Vermelho Existe?

O pavão é uma ave da Ordem Galliforme, Família Phasiniadae. É muito conhecido e reverenciado pela sua longa plumagem, frequentemente azul e verde com brilho iridescente, ou seja, com brilho característico que lembra as cores do arco-íris (outros exemplos de tonalidades iridescentes podem ser encontrados em CDS ou bolhas de sabão).

Além da bela plumagem, a cauda do pavão é grande e assume formato de leque. Apesar da cauda não possuir finalidade prática, ela é excelente para chamar a atenção da fêmea antes de rituais de acasalamento, os quais também são favorecidos pelos gorjeios do macho junto com seus movimentos corporais.

A bela plumagem e a cauda em leque também são acompanhadas por pequenas ilustrações registradas nas penas desta ave, as quais recebem o nome de ocelos, em virtude da sua semelhança física a pequenos olhos. Estudos indicam que fêmeas também tem preferência por machos com maior concentração de ocelos na cauda.

O pavão apresenta dimorfismo sexual, logo o macho é diferente da fêmea, e vice-versa. Atualmente, há 3 espécies de pavão, são elas o pavão indiano, o pavão-verde e o pavão do Congo. Há muitas variações na coloração padrão de cada espécie, e uma dessas variações inclui a tonalidade albina. Outra possível variação é o pavão na cor vermelha, Mas essa questão levanta uma grande dúvida. Afinal, pavão vermelho existe?

Continue conosco para descobrir.

Boa leitura.

Pavão: Aspectos Gerais

O pavão é uma ave onívora que se alimenta, preferencialmente, de insetos e sementes. A cauda aberta atinge a dimensão de até 2 metros de comprimento. Essa cauda é um fator de extrema atração para a fêmea. Após a cópula, o tempo para chocagem dos ovos é, em média, de 28 dias. Usualmente, a fêmea libera em torno de 4 ovos por vez.

A maturidade sexual se inicia aos 2,5 anos. Enquanto que a expectativa de vida se estende até os 20 anos.

Pavão Indiano

O pavão indiano possui o nome científico de Pavo cristatus. Essa espécie é mais conhecida de todas e caracterizada pela coloração, preferencialmente, azul, no peito, pescoço e cabeça do macho. No entanto, para as fêmeas, o pescoço é verde.

Esta espécie está distribuída por todo o planeta, no entanto, possui amplo enfoque para o Norte da Índia e para o Sri Lanka. Além de ser chamado de pavão indiano, também pode ser chamado de pavão preto-voado ou pavão-azul. O tamnho do macho está compreendido em 2,15 metros de comprimento, sendo 60 centímetros apenas de cauda. Essa espécie forma os seus ninhos no período de Janeiro a Outubro.

Por sua vez a variação albina do pavão indiano (Pavo cristatus albino) é uma nova vertente da espécie, a qual foi obtida por meio de seleção artificial. Neste pavão, há ausência total ou parcial de melanina na pele e nas penas.

Essa variação da espécie é mais sensível à radiação solar, da mesma forma, tal como acontece com outras espécies. Alguns pesquisadores preferem a denominação de “pavão branco” no lugar de pavão albino, pois essas aves possuem olhos de tonalidade azul e, portanto, com pigmentação.

Pavão-Verde

O pavão-verde (Pavo muticus) é originário da Indonésia, no entanto também pode ser encontrado na Malásia, Camboja, Miamar e Tailândia. Esta espécie apresenta um comportamento reprodutivo característico, pois, durante a fase de reprodução, o macho acasala com várias fêmeas, da mesma forma como ocorre com o pavão indiano.

A fêmea é maior que o macho e mede 200 centímetros, contando com a cauda. O macho mede 80 centímetros. Não há diferenciação considerável no padrão de cores entre macho e fêmea.

Pavão do Congo

O pavão do Congo (Afropava congensis) é originário da Bacia do Congo, e por isso recebe esta nomenclatura. O macho é maior que a fêmea, no entanto, esta diferença de comprimento não é muito expressiva. Enquanto a fêmea mede de 60 e 63 centímetros, o macho mede 64 a 70 centímetros.

Esta espécie de pavão é conhecida por possuir a coloração mais escura que as demais. Para o macho, o pescoço é vermelho, os pés são de cor cinza e a cauda é preta (com bordas em tom azul-esverdeado). No caso da fêmea, a coloração ao longo do corpo é de cor castanha, e o ventre é de cor preta.

Pavão Vermelho, Ele Realmente Existe?

Há muitas formas híbridas de pavão, as quais são obtidas em cativeiro. Para essas formas híbridas atribui-se o nome de spaulding. Acredita-se que, para cada coloração primária de plumagem, exista em torno de 20 variações de cores. Considerando as cores predominantes em um pavão comum, que geralmente são em número de três, é possível obter 185 variedades.

Pavão Indiano Vermelho
Pavão Indiano Vermelho

O pavão vermelho é considerado uma variação do pavão indiano, obtido por manipulação genética. Neste caso, o pavão vermelho apresenta plumagem vermelha, no entanto a coloração do corpo continua azulada como habitual, no entanto, há alguns casos de coloração avermelhada na pele do pescoço e peito. Em outras situações, o dorso pode apresentar coloração vermelha, ao passo que a plumagem da cauda apresenta a coloração tradicional.

Penas de pavão vermelho ora ou outra também são utilizadas para confecção e venda de bijuterias, assim como objetos para decoração de ambientes.

Os registros fotográficos de pavões-vermelhos são escassos, isso acontece da mesma forma para o registro de outras variações colorimétricas que fogem da palheta tradicional.

*

Agora, que você conhece um pouco mais sobre o pavão e suas variações (incluindo o pavão vermelho), continue conosco e conheça também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Cursos CPT- Centro de Produções Técnicas– Característica do Pavão: Conheça as principais características do Pavo cristatus. Disponível em: <https://www.cpt.com.br/dicas-cursos-cpt/caracteristicas-do-pavao>;

Dreamstime. Pavão com indicador vermelho de pena. Disponível em: <https://pt.dreamstime.com/fotografia-de-stock-pav%C3%A3o-com-indicador-vermelho-da-pena-image22450132>;

FIGUEIREDO, A. C. Infoescola. Pavão. Disponível em: <https://www.infoescola.com/aves/pavao/>;

Madfarmer. Tipos de pavões, sua descrição e foto. Disponível em: <https://pt.madlovefarms.com/4033-types-of-peacocks-their-description-and-photo>.

Veja também

Espécies De Cobras Em Florianópolis

As serpentes ou cobras, como são mais conhecidas aqui no Brasil, são animais pertencentes a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *